seu melhor jogo

As regras do críquete podem parecer muito confusas para quem está assistindo a uma partida, mas a verdade é que elas não são tão difíceis assim. Na verdade, o jogo é relativamente simples, mas é bastante diferente dos esportes que estamos acostumados a acompanhar aqui no Brasil, por isso, pode gerar muita confusão. 

Entretanto, se você está curioso em conhecer mais sobre esse jogo que é líder de audiência em países como a Inglaterra, índia e Austrália, você chegou ao lugar certo! 

Neste guia completo, vamos detalhar todas as regras do críquete, desde o objetivo do jogo até as estratégias para marcar pontos. Confira!

Participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

Regras do críquete: passo a passo para começar a entender o game

O críquete é um esporte jogado entre duas equipes de onze jogadores cada. O jogo é disputado em um campo oval grande, com uma área central chamada de pitch, ou corredor. 

O objetivo do jogo é marcar mais corridas do que a equipe adversária. As corridas são marcadas pelos batedores (ou rebatedores), que acertam a bola lançada pelos arremessadores. Após bater com o taco na bola arremessada, os rebatedores precisam atravessar o corredor. 

Eles fazem isso correndo e a cada corrida completa, um “ponto” é marcado para o time. Por isso, quanto mais longe a bola for, mais tempo a equipe de rebatedores terá para correr, enquanto a equipe de arremesso pega a bola e volta com ela para interromper a corrida. 

Vale a pena dizer que cada time deve colocar dois batedores no corredor. Um em cada ponta. Assim, durante a corrida, eles se cruzam, para chegar ao outro lado. 

Na imagem abaixo, observe os dois jogadores com camisa verde. Um deles rebate a bola lançada pelo jogador de azul, e ambos começam a correr para atravessar o corredor. 



seu melhor jogo

Regras do críquete
Regras do críquete: rebatida e corrida

Enquanto a corrida acontece, o time adversário está espalhado em campo, em busca da bola, para trazê-la o mais rápido possível ao corredor e, então, parar a corrida.

Estrutura do jogo de críquete

Seguindo na lista de regras do críquete, é essencial que você compreenda que uma partida é dividida em duas partes, com alternância de posições entre as equipes. 

Isso significa que, enquanto um time lança a bola, o outro tenta rebater essa bola para o mais longe possível e, então, fazer corridas, da maneira que explicamos acima.

 Regras do críquete
Regras do críquete: o objetivo do rebatedor é mandar a bola o mais longe possível

Na segunda parte do jogo, os times mudam de posição: a equipe que estava lançando começa a rebater e a equipe que estava rebatendo vai para a posição de lançamento. 

O objetivo de quem está fazendo os lançamentos é derrubar as wickets do time que está rebatendo.

Mas, afinal, o que são wickets? Elas são tipos de casinhas de madeira, sustentadas por três “pesinhos”.

tudo sobre críquete
Regras do criquete: lançadores devem derrubar os wickets

Cada time que está arremessando executa uma série de overs, com cada over composto por seis lançamentos.

Pontuação no Críquete

Existem várias maneiras de marcar pontos no críquete:

  • Corridas: os batedores marcam corridas correndo entre os dois lados do pitch após acertar a bola.
  • Boundaries: quando a bola atinge a cerca ao redor do campo sem tocar o chão, quatro corridas são concedidas automaticamente à equipe que está rebatendo a bola. Se a bola atravessar a cerca sem tocar o chão, seis corridas são concedidas.
  • Extras: segundo as regras do críquete os pontos extras são corridas concedidas à equipe adversária devido a erros dos arremessadores, como largadas, no-balls (arremessos ilegais) e wides (arremessos fora do alcance do rebatedor.

Qual é a missão dos lançadores? 

A missão principal dos lançadores é dificultar a vida do rebatedor, para que ele não consiga rebater a bola para muito longe.

Ao mesmo tempo, as regras do críquete são claras sobre as punições que o laçador receberá se executar algum movimento proibido, como no-balls e wides. 

Nesse cenário, o lançador deve fazer um bom arremesso, que seja válido e que derrube “a casinha” do adversário. Ela fica atrás do rebatedor. Esse é o melhor cenário para o time que está lançando a bola. Outra opção é o rebatedor errar a bola.

Outras jogadas que o time que está lançando pode executar para evitar corridas é:

  • apanhar a bola sem deixar tocar no chão.
  • se a bola rebatida for em direção à casinha que está do outro lado do corredor, e tocar nas pernas da wicket.
  • quando a bola toca na casinha antes que a corrida acabe.

Leia também: Tudo sobre Críquete: o que você precisa saber sobre o jogo que arrasta multidões no mundo

Fim do Jogo

Geralmente, os jogos de críquete têm um limite de tempo predeterminado, e o jogo termina quando o tempo expira, dando a vitória à equipe com mais corridas. 

Sobre este tópico existem três regras do críquete, relacionado aos formatos das partidas: 

  • T20, jogo que dura 3 horas
  • One-day, com duração de 8 horas
  • Partida teste, que acontece durante 5 dias

Estas são as principais regras do críquete e com elas é possível se aventurar em uma partida com amigos ou mesmo começar a praticar este jogo que pode ser muito divertido e competitivo. 

Além disso, o críquete é um dos jogos que podem receber apostas em plataformas como a Betano. Para um bom desempenho é fundamental conhecer as normas e as formas do jogo. 

Lista de Regras do Críquete

  • O críquete é jogado entre duas equipes de onze jogadores cada.
  • O objetivo do jogo é marcar mais corridas do que a equipe adversária.
  • O jogo é dividido em innings de boliche e innings de rebatida.
  • Durante o lançamento, uma equipe tenta derrubar as wickets da equipe adversária.
  • Durante a rebatida, os batedores tentam marcar corridas acertando a bola lançada pelos arremessadores.
  • As corridas são marcadas correndo entre os dois lados do pitch.
  • Pontos adicionais são concedidos por boundaries (quatro ou seis corridas) e extras (erros dos arremessadores).
  • O jogo pode terminar quando todas as entradas forem concluídas, quando o tempo acabar ou por acordo mútuo entre as equipes.

E aí, pronto para uma partida? rs

Esperamos ter te ajudado a compreender as regras do críquete, independente de qual seja o seu objetivo. 

E se você é fã de esportes e adora acompanhar as mais diferentes modalidades, participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.



seu melhor jogo