seu melhor jogo

As regras da vela garantem competições justas e seguras, cobrindo múltiplos aspectos da competição, desde a preparação do barco até a linha de chegada. Cada etapa de uma regata é guiada por normas que visam assegurar que todos os competidores tenham uma oportunidade igual de demonstrar seu talento e técnica. 

Além disso, é importante lembrar que existem vários tipos de provas dentro da vela e cada uma delas tem suas próprias normas. Logo, 

Abra sua conta na Betano e ganhe até 1.000 reais em bônus.

Pagamentos via PIX, jogos ao vivo e super odds!

Clique aqui para abrir sua conta!

Guia descomplicado das regras da vela

As regras da vela são divididas em várias partes que cobrem tudo, desde o comportamento dos barcos em competição até as penalidades por infrações. Elas são projetadas para garantir a segurança e a equidade durante as regatas.

Para facilitar a explicação, vamos separar as regras da vela em:

  1. Regras da vela para conduta geral
  2. Regras de passagem
  3. Regras de penalidade
  4. Regras de equipamento
  5. Regras de pontuação 

1. Regras da vela para conduta geral

A responsabilidade pela decisão de participar ou continuar em uma regata recai unicamente sobre o competidor. Este é um elemento importante, especialmente no quesito segurança. Afinal, algumas situações exigem que o atleta tenha conhecimento sobre o seu próprio equipamento ou sua saúde, interrompendo sua participação, quando achar mais seguro. 

Além disso, os competidores devem comportar-se de maneira justa e esportiva, evitando comportamentos que prejudiquem os outros.



seu melhor jogo

Sobre a segurança, vale a ainda dizer que todos os barcos devem estar equipados com coletes salva-vidas, equipamentos de comunicação e outros dispositivos de segurança como sinalizadores, extintores de incêndio e kits de primeiros socorros, conforme exigido pelas autoridades competentes.

Leia também: Glossário da vela: catavento, batente, hélice e mais

2. Regras de passagem

Entre as regras de vela, existem algumas relacionadas às regras de direito de passagem, que determinam qual barco tem a preferência em diferentes situações para evitar colisões.

Por exemplo, barcos com vento vindo do lado direito, tem prioridade sobre o barco com amuras a bombordo, ou com vento vindo do lado esquerdo.

É fundamental que o atleta esteja atento a essas normas, para evitar penalidades. 

3. Regras de penalidades

Para infrações leves, o competidor pode realizar uma ou duas voltas de 360 graus, incluindo um jipe e um contrajibe, para penalizar-se e continuar a regata.

Para infrações graves ou repetidas, o competidor pode ser desclassificado da regata.

4. Regras de Equipamento

Modificações significativas no barco ou no equipamento, durante a competição, não são permitidas sem a autorização do comitê de regata.

5. Regras de pontuação

A pontuação na vela é determinada pela classificação final dos barcos em cada regata. Em cada prova, os competidores recebem pontos que correspondem à sua posição de chegada: o primeiro lugar recebe 1 ponto, o segundo lugar recebe 2 pontos, e assim por diante. 

No final de uma série de regatas, os pontos de todas as provas são somados, e o velejador ou a equipe com a menor pontuação total é declarado vencedor.

Ao contrário de muitos outros esportes, na vela, o campeão é o barco com a menor pontuação, pois esta reflete as posições alcançadas em cada regata. 

Além disso, existe a prática de descartes de resultados, onde os piores desempenhos de um competidor em determinadas regatas são ignorados no cálculo final da pontuação. 

Isso oferece uma margem de erro, tornando a competição mais justa ao considerar possíveis acidentes ou imprevistos.

Regras da vela específicas para diferentes tipos de regatas

Regatas de Frota

As regatas de frota são um formato popular de competições de vela onde múltiplos barcos competem simultaneamente em um mesmo percurso. 

Diferente das regatas de match race, que envolvem apenas dois barcos competindo diretamente entre si, as regatas de frota incluem vários competidores, aumentando a complexidade e a estratégia necessárias para vencer.

Neste formato, todos os barcos largam ao mesmo tempo, em uma linha de largada e a classificação é baseada na ordem de chegada na linha de chegada.

Regatas de Match Race

As regatas de match race são um formato competitivo de vela onde dois barcos competem diretamente um contra o outro. 

Diferente das regatas de frota, que envolvem muitos barcos competindo simultaneamente, as match races focam em duelos um a um, colocando em evidência a habilidade tática e a capacidade de manobra dos competidores. 

Esse formato é conhecido por sua intensidade e pelas estratégias complexas que os velejadores devem empregar para vencer.

As competições geralmente seguem um formato de eliminatórias, onde os vencedores avançam para a próxima fase até que um campeão seja determinado.

Em algumas competições, um match race pode consistir em várias regatas, sendo que o vencedor é o barco que ganha a maioria delas.

Entre as regras da vela neste formato, as manobras de bloqueio são comuns e permitidas (dentro de certos limites), incluindo tentativas de bloquear o outro barco ou forçá-lo a cometer uma infração.

Regatas de Longa Distância

As regatas de longa distância são competições de vela com uma característica especial relacionada à extensão dos percursos e pela duração das provas.

Diferentes das regatas de frota ou match race, essas competições testam não só a habilidade técnica e tática dos velejadores, mas também sua resistência física e mental, bem como a capacidade de gerenciar recursos e enfrentar condições adversas.

Elas podem, inclusive, durar dias, e incluem uma série de marcas de percurso ou pontos de navegação, que podem ser bóias, ilhas ou pontos geográficos específicos.

Algumas regatas são realizadas sem paradas, onde os competidores devem navegar continuamente do início ao fim.

Outras incluem paradas obrigatórias em portos determinados, permitindo descanso e reparos nos barcos.

Principais Regatas de Longa Distância

Volvo Ocean Race

Iniciada em 1973, é uma das mais prestigiadas regatas de volta ao mundo e inclui várias etapas que cobrem cerca de 45.000 milhas náuticas, com paradas em diversos portos internacionais.

Vendée Globe

Esta é uma regata non-stop solo ao redor do mundo, considerada uma das mais desafiadoras.

Os velejadores partem da França e navegam ao redor do mundo sem assistência externa.

Sydney to Hobart Yacht Race

Realizada anualmente desde 1945, é uma das regatas mais conhecidas e difíceis do mundo, cobrindo cerca de 630 milhas náuticas, partindo de Sydney, Austrália, e terminando em Hobart, Tasmânia.

Competições de Vela nas Olimpíadas 

Nos Jogos Olímpicos, as competições de vela serão disputadas em dois barcos mistos (470 e Nacra 17) e quatro embarcações para cada gênero (feminino ou masculino), o que no total compreende 10 provas.

  1. Dinghy masculino – ILCA 7 (antes conhecida como Laser)
  2. Dinghy feminino – ILCA 6 (antes conhecida como Laser radial)
  3. Skiff masculino – 49er
  4. Skiff feminino – 49erFx
  5. Kitesurf masculino – Classe Formula Kite – novo evento e equipamento
  6. Kite feminino – Classe Formula Kite – novo evento e equipamento
  7. Windsurfe masculino – iQFOiL – novo equipamento
  8. Windsurfe feminino – iQFOiL – novo equipamento
  9. Dinghy misto – 470 – novo evento
  10. Multicasco misto – Nacra 17

As regras da vela são projetadas para promover competições justas e seguras, permitindo que os competidores se concentrem em suas habilidades e estratégias. Entender e respeitar essas regras é fundamental para o sucesso e a segurança nas regatas. 

Além disso, quando você conhece as regras da vela como espectador fica muito mais divertido assistir e acompanhar a competição. 

Lembrando que o Brasil tem tradição no esporte com nomes como Torben Grael, Robert Scheidt e as atuais campeãs Olimpíadas Martine Grael e Kahena Kunze.

Abra sua conta na Betano e ganhe até 1.000 reais em bônus.

Pagamentos via PIX, jogos ao vivo e super odds!

Clique aqui para abrir sua conta!



seu melhor jogo