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Com uma trajetória de mais de 70 anos, a MotoGP se destaca como a principal categoria de motovelocidade no mundo. Por essa razão, atrai uma legião de fãs apaixonados ao redor do globo. Além disso, você descobrirá mais sobre as regras da categoria e o sistema de pontuação, quais são as corridas disputadas ao longo da temporada e quem são os pilotos. Não perca mais tempo e descubra agora mesmo tudo sobre a MotoGP!

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Tudo sobre MotoGP: a origem do esporte

A competição de MotoGP é a mais antiga entre os esportes a motor, tendo iniciado sua primeira temporada em 1949, quando o britânico Leslie Graham conquistou o título. 

Naquela época, a categoria era conhecida como 500cc, referindo-se à cilindrada das motocicletas participantes.

Ao longo dos anos, a MotoGP evoluiu e atualmente é composta por três categorias emocionantes: MotoGP, Moto2 e Moto3. 

A MotoGP é a categoria principal, onde os pilotos enfrentam desafios extremos em busca da glória máxima. A Moto2 substituiu a antiga categoria de 250cc, enquanto a Moto3 é a sucessora da antiga categoria de 125cc.

Desde 2019, o campeonato também conta com a MotoE, uma categoria revolucionária que utiliza motos elétricas de alta performance. 



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Essa nova categoria reflete o compromisso da MotoGP em abraçar a tecnologia sustentável e promover a inovação no mundo das corridas de motocicletas.

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Tudo sobre MotoGP: regras e regulamentos

O grid de largada em uma corrida da MotoGP é formado por três colunas. Similarmente às principais categorias do automobilismo, as posições de largada são determinadas pelas voltas mais rápidas no treino classificatório.

As corridas são realizadas do início até a bandeirada final sem paradas nos boxes para troca de pneus e reabastecimento.

Se chover durante a corrida, uma bandeira branca é acionada e os pilotos podem ir aos boxes para trocar de motocicleta. 

Eles devem usar motos idênticas às que estavam pilotando, mas equipadas com pneus diferentes, como intermediários ou para pista molhada, em vez dos pneus slicks. Até o 15º colocado soma pontos em uma corrida da MotoGP. 

Veja abaixo como funciona o sistema de pontuação da categoria:

  • 1º – 25 pontos
  • 2º – 20 pontos
  • 3º – 16 pontos
  • 4º – 13 pontos
  • 5º – 11 pontos
  • 6º – 10 pontos
  • 7º – 9 pontos
  • 8º – 8 pontos
  • 9º – 7 pontos
  • 10º – 6 pontos
  • 11º – 5 pontos
  • 12º – 4 pontos
  • 13º – 3 pontos
  • 14º – 2 pontos
  • 15º – 1 ponto

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Tudo sobre MotoGP: os circuitos

No total, o campeonato MotoGP tem 21 circuitos que desafiam os pilotos a darem o seu melhor em cada corrida, são eles:

  • GP do Catar (Losail International Circuit) 
  • GP de Portugal (Autódromo Internacional do Algarve)
  • GP das Américas (Circuito das Américas) 
  • GP da Espanha (Circuito Permanente de Jerez) 
  • GP da França (Bugatti Circuit) 
  • GP da Catalunha (Circuito da Catalunha) 
  • GP da Itália (Mugello Circuit) 
  • GP do Casaquistão (Sokol International Racetrack) 
  • GP da Holanda (TT Circuit Assen) 
  • GP da Alemanha (Sachsenring) 
  • GP da Grã-Bretanha (Silverstone) 
  • GP da Áustria (Red Bull Ring) 
  • GP de Aragão (MotorLand Aragão) 
  • GP de San Marino (Misano World Circuit Marco Simoncelli)
  • GP da Índia (Circuito Internacional de Buddh) 
  • GP da Indonésia (Mandalika International Street Circuit)
  • GP do Japão (Mobility Resort Motegi) 
  • GP da Austrália (Phillip Island Grand Prix Circuit)
  • GP da Tailândia (Circuito Internacional de Chang) 
  • GP da Malásia (Circuito Internacional de Sepang) 
  • GP de Valencia (Circuit Ricardo Tormo) 

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Tudo sobre MotoGP: pilotos e equipes atuais

Atualmente, a MotoGP conta com 22 pilotos alocados em 11 equipes:

Aprilia Racing

  • Maverick Viñales (Espanha)
  • Aleix Espargaró (Espanha)

Ducati Team

  • Francesco Bagnaia (Itália)
  • Enea Bastianini (Itália)

Gresini Racing

  • Alex Márquez (Espanha)
  • Marc Márquez (Espanha)

LCR Honda

  • Johann Zarco (França)
  • Takaaki Nakagami (Japão)

Monster Energy Yamaha MotoGP

  • Fabio Quartararo (França)
  • Álex Rins (Espanha)

Pertamina Enduro VR46 Racing Team

  • Fabio Di Giannatonio (Itália)
  • Marco Bezzecchi (Itália)

Prima Pramac Racing

  • Franco Morbidelli (Itália)
  • Jorge Martin (Espanha)

Red Bull KTM Factory Racing

  • Brad Binder (África do Sul)
  • Jack Miller (Austrália)

Repsol Honda Team

  • Luca Marini (Itália)
  • Joan Mir (Espanha)

Trackhouse Racing MotoGP

  • Raul Fernandez (Espanha)
  • Miguel Oliveira (Portugal)

Red Bull GasGas Tech3

  • Pedro Acosta (Espanha)
  • Augusto Fernandez (Espanha)

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Tudo sobre MotoGP: melhores pilotos de todos os tempos

A MotoGP sempre foi palco de grandes rivalidades e talentos excepcionais. Ao longo dos anos, alguns pilotos se destacaram, conquistando múltiplos títulos e deixando seu legado na competição. Entre os maiores campeões da MotoGP estão:

  1. Giacomo Agostini: 8 títulos
  2. Valentino Rossi: 7 títulos
  3. Marc Márquez: 6 títulos
  4. Michael Doohan: 5 títulos
  5. Mike Hailwood, John Surtees, Geoff Duke e Eddie Lawson: 4 títulos cada

Esses pilotos lendários marcaram a história da MotoGP, demonstrando habilidade, coragem e determinação para alcançar a excelência em duas rodas.

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Tudo sobre MotoGP: avanços e novidades 

A MotoGP tem evoluído continuamente desde sua criação em 1949, adotando novas tecnologias, mudando regulamentos e expandindo suas categorias. Aqui estão alguns dos principais avanços e novidades ao longo dos anos:

Décadas de 1940 e 1950

  • 1949: a inauguração do Campeonato Mundial de Motociclismo, com a classe principal sendo a 500cc.
  • 1950s: introdução de fabricantes como MV Agusta e Gilera, que dominaram a década.

Décadas de 1960 e 1970

  • 1960s: a chegada de novos fabricantes, incluindo Honda e Yamaha, que trouxeram inovações significativas em termos de tecnologia e desempenho.
  • 1966: a introdução de motores de dois tempos, que se tornaram populares nas classes menores.
  • 1970s: consolidação do domínio dos motores de dois tempos nas categorias menores e maior foco na segurança dos pilotos.

Décadas de 1980 e 1990

  • 1980s: aumento do uso de tecnologia de suspensão e freios mais avançados.
  • 1988: introdução do sistema de pontuação moderno, com o objetivo de tornar o campeonato mais competitivo.
  • 1990s: desenvolvimento de eletrônica avançada e sistemas de controle de tração.

Anos 2000

  • 2002: mudança de nome de 500cc para MotoGP, com a introdução de motores de quatro tempos de até 990cc, marcando uma nova era na competição.
  • 2004: introdução de controles eletrônicos mais sofisticados, incluindo o controle de tração.
  • 2007: redução da capacidade do motor para 800cc para aumentar a segurança dos pilotos.
  • 2009: introdução do motor único para a classe Moto2, utilizando motores Honda de 600cc.

Anos 2010

  • 2012: aumento da capacidade do motor da MotoGP para 1000cc, proporcionando mais potência e desempenho.
  • 2014: introdução da classe Open, permitindo maior liberdade de desenvolvimento para equipes menores.
  • 2016: introdução de uma ECU padronizada para todas as equipes, visando reduzir custos e nivelar a competitividade.
  • 2019: inauguração da categoria MotoE, com motocicletas elétricas de alta performance, refletindo o compromisso da MotoGP com a sustentabilidade e inovação.

Anos 2020

  • 2020: implementação de novos protocolos de segurança e saúde devido à pandemia de COVID-19, incluindo corridas sem público e calendários reduzidos.
  • 2021: expansão do uso de tecnologias de aerodinâmica avançada, como asas e dispositivos de controle de fluxo de ar.
  • 2022: introdução de novos regulamentos técnicos para limitar a quantidade de testes e desenvolvimentos durante a temporada, visando reduzir custos.
  • 2023: aumento do foco em sustentabilidade, com iniciativas para reduzir a pegada de carbono do campeonato e maior uso de biocombustíveis.

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Inovações técnicas mais recentes

  • Telemetria e Big Data: uso extensivo de dados e análises em tempo real para melhorar o desempenho das motos e a estratégia de corrida.
  • Materiais avançados: desenvolvimento de novos materiais para reduzir peso e aumentar a resistência das motocicletas.
  • Segurança: melhorias constantes nos trajes de proteção dos pilotos, incluindo airbags integrados e capacetes mais seguros.

Esses avanços e inovações têm contribuído para tornar a MotoGP uma das competições mais emocionantes e tecnicamente avançadas do mundo dos esportes a motor.

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