Estar na lista de melhores armadoras do Brasil na atualidade é uma grande responsabilidade, afinal, essa era a posição da eterna rainha Hortência e a inesquecível Magic Paula.
A atual geração dessas atletas não só carrega o peso da tradição e da técnica apurada, mas também a responsabilidade de manter viva a chama acesa por lendas do passado.
Afinal, essas ícones do esporte elevaram o nível do basquete feminino brasileiro com suas habilidades excepcionais e conquistas memoráveis, criando um legado que inspira e desafia as novas gerações.
Neste artigo, vamos conhecer detalhes sobre as melhores armadoras do Brasil na atualidade, destacando suas contribuições para os clubes pelos quais passaram, para a seleção brasileira de basquete e como elas continuam a honrar e expandir o legado deixado por suas predecessoras.
Além disso, vamos conhecer seus títulos, carreira e recordes individuais e coletivos.
Fica claro que as melhores armadoras do Brasil na atualidade, segue com talento e dedicação, moldando o presente e o futuro do basquete feminino brasileiro, seguindo os passos de suas predecessoras e buscando novas glórias para o país.
Aposte na Bet7k e GANHE até R$7.000 em bônus no seu primeiro depósito.
Faça seu primeiro depósito agora!
Melhores armadoras do Brasil na atualidade
Na lista de melhores armadoras do Brasil na atualidade estão as craques:
- Débora Costa
- Alana Gonçalo
- Carina Martins (Cacá)
- Tainá Paixão
- Gabriela Sossô
Continue lendo e conheça tudo sobre as trajetórias, recordes, títulos e conquistas de cada uma das melhores armadoras do Brasil na atualidade.
1. Débora Costa
Débora Costa, nasceu em Americana, São Paulo, em 1991, e tornou-se uma das melhores amadoras do Brasil na atualidade, sendo um dos nomes mais citados em convocações para a seleção brasileira.
A uma armadora tem uma carreira de nove temporadas na Liga de Basquete Feminino (LBF), e já passou pelos maiores clubes do Brasil, entre eles Unisanta, Americana, São José, Santo André e Sesi Araraquara, onde joga hoje.
Craque de bola, já participou de quatro Jogos das Estrelas do torneio e foi parte fundamental da Seleção Brasileira que conquistou o título Pan-Americano em Lima 2019.
Além de sua carreira no basquete, é terceiro sargento na Força Aérea Brasileira.
Entre os títulos de seu currículo estão:
- Bicampeã dos Jogos Pan-Americanos
- Campeã da América
- Campeã Mundial Militar
- Tricampeã Sul-Americana.
Leia também: Posições do basquete: armador, ala, pivô e mais
2. Alana Gonçalo
Alana tem 28 anos, natural de São Paulo, e construiu sua base no basquete nos Estados Unidos e, ainda no cenário internacional, atuou no campeonato espanhol antes de retornar ao Brasil.
A atleta teve passagens por clubes nacionais como Santo André e Ituano na LBF, onde conquistou dois títulos e foi MVP das finais em 2021. Mas, atualmente, defende o Sampaio Basquete.
Uma das melhores armadoras do Brasil na atualidade, está com Débora entre as atletas mais convocadas para a seleção brasileira, no momento.
Inclusive, pela Seleção Brasileira, Alana ganhou a medalha de bronze na AmeriCup de 2019 e a tão sonhada medalha de ouro em 2023.
3. Carina Martins (Cacá)
Atualmente, atleta do Sampaio basquete, Carina, mais conhecida como Cacá, já passou por equipes como Campinas, Ituano, Santo André e Blumenau.
Uma das melhores armadoras do Brasil na atualidade, Cacá é bicampeã da LBF, tendo conquistado títulos pelo Sampaio Basquete e Santo André.
Já pela Seleção Brasileira, foi campeã nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023 e é um nome muito presente nas escalações para disputas internacionais.
A armadora tem 32 anos e 1,71m de altura.
Leia também: As 30 melhores jogadoras de basquete de todos os tempos
4. Tainá Paixão
Tainá Mayara da Paixão, natural de Jundiaí-SP, é uma das melhores armadoras do Brasil na atualidade com sete temporadas na LBF e três participações no Jogo das Estrelas.
Em 2023, foi a cestinha do Sampaio Basquete e a oitava maior assistente da LBF, com médias de 12,6 pontos, 3,8 rebotes e 4,0 assistências.
Já pela Seleção Brasileira, conquistou medalhas de ouro no Pan-Americano e bronze na AmeriCup em 2019 e 2023.
Tainá também foi MVP em três partidas da temporada e se tornou a maior cestinha da história do Sampaio na LBF.
Para fechar, a atleta esteve no quinteto ideal da LBF de 2023, completando a terceira temporada consecutiva.
Leia também: 20 melhores jogadoras brasileiras de basquete de todos os tempos
5. Gabriela Sossô
Gabriella Soares, conhecida como Sossô, é uma armadora de 20 anos, natural de Porto Alegre-RS.
Com 1,72m de altura, já conquistou títulos importantes, como o Campeonato Paulista e a competição sul-americana, além de ser bicampeã paulista na categoria de base.
Na LBF 2019, foi eleita MVP. Atualmente, joga pelo Sesi Araraquara, campeão invicto do Campeonato Paulista de 2022.
Entre as melhores armadoras do Brasil na atualidade, a craque ainda integra a seleção brasileira de basquete feminino 3×3, que visa garantir vaga na FIBA World Cup deste ano.
Agora, você conhece as 7 melhores armadoras do Brasil na atualidade e pode aumentar a sua torcida por suas jogadoras preferidas. Sem dúvida, o basquete feminino merece nosso suporte e nossa torcida!
Aproveite para conhecer outras atletas que estão no topo de suas carreiras ou que foram muito importantes para a modalidade no Brasil e no mundo:
- Melhores alas mulheres do Brasil na atualidade: 7 nomes para acompanhar na temporada!
- 7 melhores pivôs mulheres do Brasil na atualidade: trajetória e títulos no basquete
- TOP 5 | Melhores alas-pivôs mulheres do Brasil na atualidade
Aposte na Bet7k e GANHE até R$7.000 em bônus no seu primeiro depósito.