seu melhor jogo

Se você sempre quis saber tudo sobre corrida de cavalo, você está no lugar certo! Esse esporte não é nada novo, pois teve sua origem há muitos séculos. Existem evidências, inclusive, de ter feito parte de civilizações muito antigas como a Grécia, Roma, Egito e China. 

Nessa época, as corridas de cavalo eram realizadas por diferentes motivações, como parte de rituais religiosos ou celebrações festivas. Porém, foi na Inglaterra, mais precisamente em 1689, que o esporte começou a se tornar mais conhecido. 

Veja como isso aconteceu e tudo sobre corrida de cavalo! 

Confira👇

Tudo sobre corrida de cavalo: como surgiu o esporte

tudo sobre corrida de cavalo
Saiba tudo sobre corrida de cavalo!

A história do esporte começa lá em 1689, quando os britânicos importaram da África e do Oriente Médio cavalos das raças Byerley Turk, Darley Arabian e Godolphin Barb. Em outras palavras, árabes e berberes

Enquanto os cavalos árabes são conhecidos por características que envolvem sua resistência, inteligência, velocidade e agilidade, os cavalos berberes se destacam pela força, resistência, temperamento calmo e adaptabilidade a ambientes variados.

Então, ao chegar na Inglaterra, os cavalos foram cruzados com éguas da região e deram à luz a animais de grande resistência e velocidade

Assim, aos poucos o esporte foi conquistando cada vez mais espaço e, ao se estabelecer na Inglaterra,se tornando um passatempo popular entre a nobreza inglesa no século XVII, recebeu o nome de “turfe”. Essa palavra tem origem inglesa e vem de “turf”, termo que se referia à nomenclatura das primeiras competições de cavalos que eram realizadas em pistas de grama.

Agora, dentro do guia para saber tudo sobre corrida de cavalo, é hora descobrir quais são as principais modalidades deste esporte.



seu melhor jogo

Tudo sobre corrida de cavalo: principais modalidades

Existem diversos tipos de corridas de cavalo, sendo as corridas de galope as mais comuns, e nela os animais correm em alta velocidade em uma pista oval. Outras modalidades desse esporte são as corridas de trote e de passo.

Vale lembrar que cada modalidade exige habilidades distintas dos animais e também dos jockeys (jóqueis), ou cavaleiros, que guiam o cavalo ao longo da pista de corrida. 

Na corrida a galope, os jóqueis participam montados nos cavalos, enquanto em outras modalidades, como nas corridas de trote, os animais podem estar atrelados a uma aranha ou charrete (harness racing).

Para saber tudo sobre corrida de cavalo, agora vamos falar um pouco mais sobre algumas das principais modalidades de turfe: 

  • Corridas de galope;
  • Corridas de trote;
  • Corridas de passo;
  • Corridas de obstáculos;
  • Corridas de enduro.

Corridas de galope (flat racing) 

Esta é a forma mais tradicional de corrida de cavalo que acontece quando os cavalos correm em alta velocidade em uma pista oval, plana e sem obstáculos.

Nessa modalidade esportiva, o animal fica suspenso por inteiro por um breve período e consegue atingir grandes velocidades, que podem chegar a até 64 km/h. Alguns exemplos de corridas de galope incluem o Derby de Kentucky, o Grande Prêmio de Dubai e o Prix de l’Arc de Triomphe.

Corridas de trote (harness racing)

Nesta modalidade, os cavalos trotam enquanto puxam uma carruagem chamada de “sulky” com um piloto.

As corridas de trote podem variar em distância, com algumas sendo realizadas em pistas ovais e outras em estradas de terra. O Hambletonian Stakes dos Estados Unidos e o Prix d’Amérique da França são exemplos notáveis de corridas de trote.

Corridas de passo (pacing races)

Semelhante às corridas de trote, nesta modalidade os cavalos correm em um passo específico, o que é conhecido como “pace”. Este tipo de corrida é comum em países como os Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Corridas de obstáculos (jump racing)

Nestas corridas, os cavalos precisam pular sobre obstáculos, como cercas e valas de água, enquanto percorrem a pista. Além disso, vale ressaltar que as corridas de obstáculos podem incluir diferentes modalidades, como a steeplechase (corrida com obstáculos fixos) e hurdle race (corrida com obstáculos móveis).

Alguns dos eventos de corrida de obstáculos com cavalos mais conhecidos são o Grand National, no Reino Unido, e o Grande Steeplechase de Paris, na França.

Corridas de enduro (endurance racing)

A corrida de enduro envolve longas distâncias, que podem variar entre 20 km e 160 km, muitas vezes em terrenos variados, valorizando a resistência, a constância, a capacidade física e mental dos cavalos, assim como o equilíbrio, tática e estratégia para cumprir as provas.

As corridas de Endurance são populares em países como os Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos.

Agora que você conhece as modalidades, para saber tudo sobre corrida de cavalo você também precisa ficar por dentro dos principais torneios.

tudo sobre corrida de cavalo
Tudo sobre corrida de cavalo: o esporte também é conhecido como turfe

Tudo sobre corrida de cavalo: principais torneios de turfe

Acima, já citamos brevemente alguns dos torneios populares envolvendo a corrida de cavalos, mas vamos falar um pouco mais sobre eles aqui, afinal não tem como saber tudo sobre corrida de cavalo sem conhecer os campeonatos.

Existem vários torneios e corridas de destaque no mundo do turfe (corridas de cavalos), cada um com sua própria tradição, prestígio e história. Aqui estão alguns dos principais torneios de turfe ao redor do mundo:

  • Derby de Kentucky (Kentucky Derby);
  • Grande Prêmio de Dubai (Dubai World Cup);
  • Prix de l’Arc de Triomphe;
  • Royal Ascot;
  • Breeders’ Cup;
  • Melbourne Cup.

Derby de Kentucky (Kentucky Derby)

Realizada anualmente no hipódromo de Churchill Downs, em Louisville – Kentucky, nos Estados Unidos, é uma das corridas de cavalos mais famosas e prestigiadas do mundo. A corrida também é conhecida como a “Corrida pelas Rosas“, já que há a tradição de coroar o grande vencedor com uma guirlanda de rosas.

Grande Prêmio de Dubai (Dubai World Cup)

O Grande Prêmio de Dubai, realizado anualmente em Meydan Racecourse, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, é conhecido por ser uma competição luxuosa, que oferece uma grande premiação aos vencedores. 

Inclusive, a corrida de destaque do evento é a Dubai World Cup Night, que chega a premiar o atleta que alcança o topo do pódio com até US$12 milhões. Dessa forma, é um evento esportivo que atrai atletas de todo o mundo para competir. 

Prix de l’Arc de Triomphe

Disputada anualmente no primeiro fim de semana de outubro no hipódromo de Longchamp, em Paris, na França, a corrida é a prova de turfe mais importante do país e, também, a mais conceituada internacionalmente em pista de grama da Europa. 

Ela é destinada a cavalos thoroughbreds, de puro-sangue inglês, com pelo menos 3 anos. O evento reúne mais de 60 mil espectadores toda edição. 

Royal Ascot

O Royal Ascot, em Berkshire, na Inglaterra, teve início em 1711 e é mais do que uma corrida de cavalos; é um evento social e cultural de prestígio no Reino Unido. Realizado anualmente em junho, atrai mais de 300 mil pessoas, incluindo a realeza, celebridades e entusiastas de todo o mundo para uma semana de corridas, moda e entretenimento.

Inclusive, é famoso pela exigência rigorosa de trajes formais

  • Para as mulheres, o traje é de chapéu e um vestido leve;
  • Para os homens, terno, camisa social e gravata.

Breeders’ Cup

 O Breeders’ Cup é um festival anual de turfe realizado anualmente nos Estados Unidos e, eventualmente, no Canadá, já que a cada ano o evento acontece em um hipódromo diferente.

Com prêmios substanciais e várias categorias de corridas, teve sua primeira edição em 1984 e a prova mais famosa é o Breeders Cup Classic, disputada por cavalos com pelo menos três anos de idade em uma pista de areia de 2.000 metros.

Melbourne Cup

Realizado no hipódromo de Flemington em Melbourne, na Austrália, o evento é conhecido como “A Corrida que Para uma Nação” e acontece na primeira terça-feira de novembro. 

A corrida de 3.200m conta com uma grande atmosfera festiva, atraindo uma grande multidão para acompanhá-la de perto.

Agora, você sabe tudo sobre corrida de cavalo e já pode começar a acompanhar os campeonatos com mais conhecimento, conseguindo das suas opiniões sobre as modalidades e conhecendo os os principais torneios.

E então, o que achou de saber tudo sobre corrida de cavalo? Já conhecia esse esporte?  Aproveite que chegou até aqui para conferir mais informações e curiosidades sobre os mais variados esportes e nos diga nos comentários quais outras modalidades você tem curiosidade de aprender mais sobre!

Além de saber tudo sobre corrida de cavalo, você pode mergulhar em outros esportes e adquirir cada vez mais conhecimento sobre o universo esportivo.



seu melhor jogo