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O críquete é um dos esportes mais antigos e populares do mundo. A modalidade se destaca, principalmente, em países como Inglaterra, Austrália, Índia e Paquistão, onde contam com mais adeptos, sejam eles jogando ou apenas apreciando. 

Por não ser tão popular em diversos outros países, aqueles que se interessam pela prática esportiva precisam ficar por dentro dos termos que fazem parte da modalidade. Pensando nisso, então, trouxemos a solução: o glossário do críquete.

Por meio desta lista, você vai descobrir quais são os principais termos usados no esporte e o que cada um deles significa. Este entendimento será crucial para entender como o jogo funciona, seja você um jogador ou espectador!

Glossário do críquete
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Confira, então, o glossário do críquete!

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Glossário do críquete: lista completa

  • All-rounder
  • Apelo (Appeal)
  • Arremesso (Bowling)
  • Batedor (Batsman/Batter)
  • Bastão (Bat)
  • Beamer
  • Bola
  • Bowl-out
  • Century
  • Corridas (Runs)
  • Crease
  • Duck
  • Fielding
  • Follow-on
  • Full toss
  • Goleiro (Wicketkeeper)
  • Innings
  • LBW (Leg Before Wicket)
  • Maiden Over
  • No Ball
  • Out (Eliminado)
  • Over
  • Pitch
  • Powerplay
  • Run-out
  • Seis (Six)
  • Silly Point
  • Spinner
  • Umpire
  • Wicket

Glossário do críquete: saiba mais sobre os termos

All-rounder

Um all-rounder é um jogador competente tanto como batedor quanto como arremessador. A presença de um all-rounder traz flexibilidade extra à equipe, permitindo um melhor equilíbrio entre ataque e defesa.

Apelo (Appeal)

O apelo é uma solicitação verbal feita pelos jogadores da equipe de campo ao árbitro, para que ele declare um batedor eliminado. Isso acontece quando os jogadores acreditam que o batedor infringiu alguma regra do jogo, como ser pego no ar ou derrubado. 



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Arremesso (Bowling)

O arremesso é a ação de lançar a bola em direção ao batedor. Os arremessadores podem usar diferentes técnicas e estilos, como arremesso rápido, médio ou spin, cada um com suas próprias estratégias para tentar eliminar o batedor.

Batedor (Batsman/Batter)

O batedor é o jogador que usa o bastão para tentar marcar corridas. Existem dois batedores em campo ao mesmo tempo, cada um posicionado em um dos wickets. Eles se revezam batendo enquanto a bola é arremessada.

Bastão (Bat)

O bastão é o equipamento usado pelo batedor para golpear a bola. Ele é geralmente feito de madeira e tem uma lâmina plana e uma empunhadura. O design do bastão permite ao batedor melhorar o controle e a força ao golpear a bola.

Beamer

Um beamer é um tipo de arremesso ilegal em que a bola não quica no chão antes de alcançar o batedor, e está direcionada à altura da cabeça ou acima. É considerado perigoso e pode resultar em advertências ou penalidades para o arremessador.

Bola

A bola de críquete é feita de cortiça e couro e tem um peso entre 155.9 e 163 gramas. O arremessador tenta usar a bola para eliminar o batedor, enquanto o batedor tenta golpear a bola para marcar corridas.

Bowl-out

Um bowl-out é um método de desempate usado em algumas formas de críquete para decidir o vencedor em caso de empate. Os arremessadores tentam acertar os wickets com a bola, e a equipe com mais acertos vence.

Century

Um century é quando um batedor marca 100 ou mais corridas em uma única entrada. É uma grande conquista e é comemorado como um marco importante na carreira de um batedor.

Corridas (Runs)

Corridas são os pontos marcados no críquete. Elas são obtidas quando os batedores correm de uma extremidade do campo para a outra após golpear a bola, ou quando a bola atinge a fronteira do campo.

Crease

A crease é a linha branca marcada no campo de críquete que define as áreas onde os batedores estão seguros de serem eliminados. Existem duas principais: a popping crease e a bowling crease.

Duck

Um duck acontece quando um batedor é eliminado sem marcar nenhuma corrida. Um golden duck é quando o batedor é eliminado na primeira bola que enfrenta.

Fielding

Fielding é a ação dos jogadores que estão na defesa, tentando impedir que a equipe adversária marque corridas ou eliminando os batedores. Isso inclui pegar a bola no ar, lançar para os wickets e bloquear corridas.

Follow-on

O follow-on é uma regra que permite à equipe que está na defensiva solicitar à equipe adversária para bater novamente, imediatamente após serem eliminados, se a diferença de corridas entre as duas equipes for grande o suficiente.

Full toss

Um full toss é um arremesso em que a bola não quica no chão antes de alcançar o batedor. Dependendo da altura da bola, pode ser uma oportunidade para o batedor marcar corridas ou ser considerado um arremesso ilegal.

Goleiro (Wicketkeeper)

O goleiro é o jogador que se posiciona atrás dos wickets para pegar bolas que passaram pelo batedor. Ele é crucial para eliminar os batedores por meio de stumpings e catches.

Innings

Innings é o termo usado para descrever a fase em que uma equipe está batendo. Um jogo de críquete pode ter uma ou duas innings para cada equipe, dependendo do formato.

LBW (Leg Before Wicket)

LBW é uma forma de eliminação em que o batedor é declarado fora se a bola que atingiria os wickets atingiu a perna do primeiro batedor. Esta é uma das formas mais técnicas de eliminação e frequentemente requer decisão do árbitro.

Maiden Over

Um maiden over é uma sequência de seis arremessos em que o arremessador não concede nenhuma corrida. É uma indicação de arremesso eficaz e pressão sobre o batedor.

No Ball

Uma “no ball” é um arremesso que infringe as regras, resultando em uma penalidade para o arremessador e uma corrida extra para a equipe de batedores. Exceder a linha de arremesso ou lançar um beamer são exemplos de no balls.

Out (Eliminado)

Out é a condição de um batedor que foi retirado do jogo por uma das várias maneiras de eliminação, como ser pego, LBW, run out, entre outros.

Over

Um over consiste em seis arremessos consecutivos feitos pelo mesmo arremessador. Após um over, um novo arremessador é designado e o jogo continua.

Pitch

O pitch é a área retangular no centro do campo onde o arremesso e a batida ocorrem. Tem 22 jardas de comprimento e 10 pés de largura, com wickets em cada extremidade.

Powerplay

Powerplay é uma fase limitada durante uma partida de críquete em que as restrições de fielding são aplicadas, geralmente nos primeiros overs da entrada. Isso favorece os batedores e aumenta a chance de marcar corridas rapidamente.

Run-out

Run-out é uma forma de eliminação em que o batedor é eliminado quando a bola é lançada para os wickets antes que possa alcançar a crease segura.

Seis (Six)

Um seis é quando o batedor golpeia a bola por cima da fronteira do campo sem que ela toque o chão, resultando em seis corridas automaticamente.

Silly Point

Silly Point é uma posição de fielding extremamente próxima ao batedor, do lado do off, usada para pegar bolas defensivas curtas. É uma posição arriscada devido à proximidade da ação.

Spinner

Um spinner é um arremessador especializado em lançar bolas que giram, fazendo com que a bola mude de direção após quicar no campo. Spinners usam diferentes técnicas de giro para enganar os batedores.

Umpire

O umpire é o árbitro do jogo, responsável por tomar decisões sobre as regras, julgar apelos e manter a ordem no campo. Normalmente, há dois umpires em campo durante uma partida.

Wicket

O wicket é o conjunto de três estacas verticais (stumps) e duas pequenas peças horizontais (bails) colocadas no topo. O objetivo do arremessador é derrubar o wicket para eliminar o batedor.

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Glossário do críquete: lista completa

  • All-rounder
  • Apelo (Appeal)
  • Arremesso (Bowling)
  • Batedor (Batsman/Batter)
  • Bastão (Bat)
  • Beamer
  • Bola
  • Bowl-out
  • Century
  • Corridas (Runs)
  • Crease
  • Duck
  • Fielding
  • Follow-on
  • Full toss
  • Goleiro (Wicketkeeper)
  • Innings
  • LBW (Leg Before Wicket)
  • Maiden Over
  • No Ball
  • Out (Eliminado)
  • Over
  • Pitch
  • Powerplay
  • Run-out
  • Seis (Six)
  • Silly Point
  • Spinner
  • Umpire
  • Wicket

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