A relação entre Carlo Ancelotti e a seleção brasileira é marcada por expectativas frustradas, negociações complexas e um vai e vem de especulações que já dura mais de dois anos.
Desde a saída de Tite após a Copa do Mundo de 2022, a CBF tem tentado realizar o sonho de ter o consagrado técnico italiano no comando da equipe pentacampeã mundial.
Em 2024 esse sonho pareceu ter terminado, com a recusa do técnico do Real Madrid e a entrada de Dorival Jr. para o comando da seleção.
Entretanto, com a eliminação do Real Madrid na Champions League pelo Arsenal, o nome de Ancelotti voltou com força ao radar brasileiro, em mais um capítulo desta história repleta de reviravoltas.
- Pagamentos via PIX (Saques e depósitos rápidos)
- Jogos ao vivo (Transmissão grátis de mais de 100 esportes)
- Super Odds (As melhores cotações do mercado)
Aposte com responsabilidade!
O início das aproximações entre Ancelotti e a seleção brasileira
A polêmica sobre a negociação entre Ancelotti e a seleção brasileira começou oficialmente em junho de 2023, quando a CBF, sob comando do presidente Ednaldo Rodrigues, chegou a anunciar a vinda do treinador para a seleção.
Segundo a entidade, CBF e o técnico haviam chegado a um acordo verbal para que ele assumisse a seleção brasileira a partir de junho de 2024, após o término de seu contrato com o Real Madrid.
O plano era que Ancelotti assumisse a partir da Copa América de 2024, nos Estados Unidos, e comandasse a equipe na Copa do Mundo de 2026.
Durante este período de espera, a seleção seria comandada interinamente por Ramon Menezes.
Segundo a revista Veja, o acordo entre as partes incluiu até mesmo um “termo de compromisso” assinado por Ancelotti, embora sem validade jurídica, já que o italiano ainda tinha contrato com o Real Madrid.
“Carlo Ancelotti será o novo treinador da seleção brasileira. Não agora, mas daqui a um ano, quando terminar a temporada 2023/24 na Europa e o seu contrato com o Real Madrid”, informou a Veja na ocasião.
O acordo representaria um marco para o futebol brasileiro, que nunca foi comandado por um técnico estrangeiro, e não seria um qualquer, mas sim o treinador mais vezes campeão da Champions League.
Leia também: [TOP 13] Melhores técnicos de futebol da história: recordes e títulos
Polêmicas e declarações contraditórias
Enquanto a CBF demonstrava confiança no acordo, Ancelotti mantinha uma postura cautelosa em suas declarações públicas.
Em julho de 2023, durante a pré-temporada do Real Madrid em Los Angeles, o treinador foi categórico ao desmentir qualquer acerto: “Eu não vou falar de Brasil, do que vai acontecer. Eu sou o técnico do Real Madrid e ficarei aqui. Não falarei nunca mais sobre esse assunto”, declarou aos jornalistas.
Esta declaração, sinalizou que a relação entre Ancelotti e a seleção brasileira não estava tão bem encaminhada quanto a CBF fazia parecer, mas a entidade brasileira seguia confiante no acordo verbal supostamente estabelecido com o treinador.
Leia também: CPI CBF-Nike: 25 anos após a 1ª CPI do futebol, confederação pode se tornar réu novamente
A renovação do técnico com o Real Madrid
A grande quebra de expectativas na novela Ancelotti e seleção brasileira ocorreu em dezembro de 2023, quando o Real Madrid surpreendeu ao anunciar a renovação do contrato de Carlo Ancelotti até junho de 2026, frustrando completamente os planos da CBF.
A renovação coincidiu com um momento turbulento na CBF, envolvendo o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade por decisão judicial.
Segundo boatos, esse escândalo também pode ter influenciado na decisão do treinador de permanecer no clube espanhol.
Leia também: 6 escândalos na CBF em 2025: dossiê com um resumo das polêmicas da entidade até agora
Declarações de Ancelotti e a seleção brasileira
Em janeiro de 2024, já com o contrato renovado, Ancelotti falou abertamente sobre a situação com a seleção brasileira: “Tive contato com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues. Quero agradecer a ele pelo carinho e interesse em treinar a seleção brasileira, isso me fez muito orgulhoso. Mas dependia da minha situação no Real Madrid, isso está claro para todos”.
Relação de Galvão Bueno com Ancelotti e a seleção brasileira
Em abril de 2025, o narrador Galvão Bueno fez uma surpreendente revelação em entrevista a Romário. Segundo ele, a ideia de contratar Ancelotti teria partido de uma sugestão sua ao presidente da CBF: “Essa confusão toda do Ancelotti que já vai para dois anos e meio… E de vez em quando eu perco o sono porque acho que tenho uma culpa nisso”, disse Galvão.
Confira, abaixo, um trecho da entrevista, em que Galvão afirma ter sugerido Ancelotti ao presidente.
O narrador contou que, antes do jogo Brasil x Coreia (pela Copa do Mundo de 2022), Ednaldo Rodrigues o convidou para um almoço onde teriam discutido o futuro da seleção.
O ressurgimento do “namoro” após a eliminação do Real Madrid
Com toda a polêmica entre Ancelotti e seleção brasileira que aconteceu em 2024, você imaginaria que esse sonho teria acabado, não é mesmo? E por um bom período, realmente pareceu que não havia esperanças. Mas, parece que estávamos enganados!
A eliminação do Real Madrid nas quartas de final da Liga dos Campeões para o Arsenal, em abril de 2025, reacendeu as especulações sobre o futuro de Ancelotti.
Inclusive, após a eliminação, a TV inglesa Sky Sports chegou a noticiar que Ancelotti deixaria o comando do Real Madrid logo após a final da Copa do Rei contra o Barcelona.
Segundo o portal de esportes da Globo, a CBF considera “questão de tempo” o acerto com Carlo Ancelotti e a seleção brasileira, para assumir, já a partir da data Fifa de junho.
Mas será que não é apenas mais um alarme falso? Bom, após a frustração de 2023, quando Ancelotti renovou com o Real Madrid, em 2025, as negociações foram retomadas com conhecimento do clube espanhol, e agora já avançam até o debate sobre a formação da comissão técnica.
O técnico italiano deve trazer como auxiliares o filho Davide Ancelotti e Francesco Mauri, além do desejo de incluir um ex-jogador da Seleção e promover um brasileiro na preparação física. Nomes para essas funções já estão sendo discutidos, mas sem definição.
O plano B: Jorge Jesus na seleção brasileira
Enquanto as negociações com Ancelotti continuam, a CBF mantém um plano B para evitar uma nova novela. De acordo com o Globo Esporte, a entidade mantém conversas com o técnico português Jorge Jesus, atualmente no Al-Hilal, da Arábia Saudita.
Segundo a ESPN, “Jorge Jesus virou o nome prioritário na CBF para o posto de treinador da seleção brasileira”, especialmente caso as negociações com Ancelotti não avancem.
Após mais de dois anos de idas e vindas, a novela entre Carlo Ancelotti e a seleção brasileira parece caminhar para um desfecho. E, você, o que acha que vai acontecer?
- Pagamentos via PIX (Saques e depósitos rápidos)
- Jogos ao vivo (Transmissão grátis de mais de 100 esportes)
- Super Odds (As melhores cotações do mercado)
Aposte com responsabilidade!