seu melhor jogo

O tênis de mesa, popularmente conhecido como pingue-pongue, é um esporte que exige precisão, agilidade e estratégia de seus atletas.

A modalidade surgiu ainda no final do século XIX, na Inglaterra, e desde então vem ganhando notoriedade ao redor do mundo, sendo praticado tanto de forma recreativa quanto competitiva. 

A atividade, assim como muitas outras, conta com muitos detalhes, então é preciso ter pleno conhecimento de seus termos para um melhor entendimento.

glossário do tênis de mesa
Glossário do tênis de mesa

Por isso, então, trouxemos um conteúdo especial com o glossário do tênis de mesa. Nesta lista, você vai descobrir quais são os principais termos usados no esporte e o que eles significam. Confira e fique por dentro!

Abra sua conta na Betano e ganhe até 1.000 reais em bônus. 

Pagamentos via PIX, jogos ao vivo e super odds! 

Clique aqui para abrir sua conta!

Glossário do tênis de mesa: lista completa

  • Antispin
  • Ataque
  • Backhand
  • Bloqueio
  • Borracha
  • Cavalo
  • Chapa
  • Chop
  • Drive
  • Efeito
  • Empunhadura
  • Falta
  • Footwork
  • Forehand
  • Let
  • Lob
  • Loop
  • Ponto
  • Push
  • Rally
  • Rede
  • Saque
  • Sidespin
  • Smash
  • Spin
  • Topspin
  • Troca de Saque
  • Underhand
  • Volta ao Saque

Glossário do tênis de mesa: conheça os termos

Antispin

Antispin é um tipo de borracha de raquete que reduz significativamente o efeito de giro (spin) da bola. 

Ataque

O ataque é um tipo de golpe ofensivo utilizado para finalizar o ponto, e pode incluir diferentes tipos de golpes, como o drive e o smash.



seu melhor jogo

Backhand

Backhand é o golpe feito com a parte de trás da raquete, fundamental tanto em jogadas defensivas quanto ofensivas.

Bloqueio

Bloqueio é uma técnica de defesa em que o jogador posiciona a raquete para interceptar a bola que vem com força e velocidade do adversário, a devolvendo com precisão. 

Borracha

A borracha é uma superfície aderente colada na face da raquete de tênis de mesa. 

Cavalo

Cavalo é o nome dado a uma jogada em que a bola é impulsionada com um movimento de rotação lateral. 

Chapa

Chapa é o termo designado ao golpe em que a raquete é posicionada de maneira quase horizontal, usada em bloqueios próximos à mesa. 

Chop

Chop é um golpe defensivo em que a bola é cortada de baixo para cima, imprimindo um efeito de backspin. 

Drive

Drive é um golpe de ataque em que a bola é batida com um movimento de arco, criando topspin.

Efeito

Efeito é o nome do giro aplicado à bola que será batida. Existem diferentes tipos de efeito, como topspin, backspin e sidespin.

Empunhadura

Empunhadura o nome dado à forma na qual o jogador segura a raquete. Existem vários tipos de empunhaduras, como a caneta (penhold) e a clássica (shakehand).

Falta

Falta é a violação das regras do jogo, o que geralmente resulta em um ponto para o adversário.

Footwork

Footwork é a movimentação dos pés e do corpo do jogador durante a partida. 

Forehand

Forehand é o golpe feito com a parte da frente da raquete, frequentemente usado para ataques poderosos.

Let

Let é uma interrupção do ponto em situações específicas, como quando a bola toca a rede no saque e ainda assim cai corretamente no lado do adversário.

Lob

Lob é um golpe de defesa em que a bola é batida com um movimento de baixo para cima, resultando em uma trajetória alta e profunda. 

Loop

Loop é um tipo de drive com um topspin acentuado, fazendo a bola descrever uma trajetória curva e rápida. Este golpe é eficaz para superar bloqueios e manter a pressão sobre o adversário.

Ponto

Ponto é a unidade básica de pontuação no tênis de mesa. Um jogador ganha um ponto quando o adversário comete uma falta, não consegue devolver a bola corretamente ou quando a bola toca duas vezes no lado do adversário.

Push

Push é o nome de um golpe defensivo de controle em que a bola é empurrada com um leve efeito de backspin

Rally

Rally é uma sequência contínua de trocas de bola entre os jogadores. 

Rede

A rede é o obstáculo central que divide a mesa de tênis de mesa em duas metades. 

Saque

Saque é o movimento inicial de cada ponto, quando um jogador lança  bola e a bate para o lado do adversário. 

Sidespin

Sidespin é um tipo de efeito em que a bola gira lateralmente, alterando a trajetória da bola após o quique na mesa, podendo desviá-la para a esquerda ou para a direita, dificultando a devolução pelo adversário.

Smash

Smash é o nome de golpe ofensivo extremamente poderoso em que a bola é batida com máxima força e velocidade. 

Spin

Spin é o giro aplicado à bola. Existem vários tipos de spin, como topspin (giro para frente), backspin (giro para trás) e sidespin (giro lateral). 

Topspin

Topspin é um tipo de efeito no qual a bola gira para frente, fazendo com que a bola desça rapidamente após o quique.

Troca de saque

Troca de saque é a mudança de quem realiza o saque após um determinado número de pontos. 

Underhand

Underhand é um tipo de saque em que a bola é batida por baixo, geralmente resultando em um efeito de backspin. 

Volta ao saque

Volta ao saque é um termo usado para descrever a ação de devolver a bola diretamente ao sacador após o saque. 

Glossário do tênis de mesa: lista completa

  • Antispin
  • Ataque
  • Backhand
  • Bloqueio
  • Borracha
  • Cavalo
  • Chapa
  • Chop
  • Drive
  • Efeito
  • Empunhadura
  • Falta
  • Footwork
  • Forehand
  • Let
  • Lob
  • Loop
  • Ponto
  • Push
  • Rally
  • Rede
  • Saque
  • Sidespin
  • Smash
  • Spin
  • Topspin
  • Troca de Saque
  • Underhand
  • Volta ao Saque
glossário do tênis de mesa
Glossário do tênis de mesa

Glossário do tênis de mesa

Já que chegou até aqui, aproveite para conhecer nossos outros conteúdos sobre o tênis de mesa e muitos outros esportes. Por aqui, você confere glossários, listas, notícias, matérias especiais e muito mais sobre o universo esportivo.

Não deixe de também deixar o seu comentário contando o que achou da matéria e o que mais você gostaria de ler por aqui!



seu melhor jogo