seu melhor jogo

O vôlei de praia é um esporte que se originou nos Estados Unidos no início do século XX e que se popularizou em todo o mundo nas últimas décadas.

É uma modalidade derivada do voleibol tradicional, mas que apresenta algumas diferenças nos fundamentos, número de jogadores e tipo de quadra.

Neste guia, vamos explicar as principais regras do vôlei de praia, desde a formação das equipes até a pontuação, faltas e equipamentos permitidos.

Também vamos abordar as características das partidas oficiais, como a duração, o saque, a recepção, o levantamento, o ataque e a defesa.

Confira 👇

O que é o vôlei de praia?

O vôlei de praia é um esporte que consiste em uma disputa entre duas equipes de dois jogadores cada, em uma quadra de areia dividida por uma rede.

O objetivo do jogo é fazer a bola tocar no chão do lado adversário usando movimentos coordenados com as mãos e os braços.

Trata-se de uma modalidade olímpica desde 1996 e tem como principais características a agilidade, a resistência e a força dos atletas.

Quantas pessoas têm um time de vôlei de praia?

as regras do vôlei de praia
Regras do vôlei de praia – Quantidade de jogadores

Um time de vôlei de praia é composto por dois atletas. Diferentemente do voleibol de quadra, quando um jogador machuca, não há substituição.



seu melhor jogo

O árbitro da partida concede cinco minutos para que o membro da dupla se recupere da lesão. Caso ele não tenha condições de continuar, a partida é finalizada e a vitória é dada à equipe adversária.

Existe uma variação do vôlei de praia composta por times de quatro pessoas, mas a modalidade não tem a mesma popularidade.

Dimensões da quadra do vôlei de praia

A quadra oficial do vôlei de praia tem 16m de comprimento e 8m de largura. Bem no meio dela, há uma rede dividindo os dois lados.

A superfície da quadra é composta por areia – por isso o nome vôlei de praia. Tudo o que está além da marcação 16×8 é considerado “fora”.

Altura da rede no vôlei de praia

  • Masculino – 2,43m
  • Feminino – 2,24m

Características da bola do vôlei de praia

A bola oficial do vôlei de praia precisa ter circunferência de 66 a 68cm, peso entre 260 e 280g e pressão interna entre 0,175 e 0,225 kg/cm².

Além disso, deve ser composta por material flexível que não absorva umidade, pois algumas partidas são realizadas na chuva.

Quanto a cor, as regras do vôlei de praia determinam que as bolas sejam fabricadas em cor única uniforme ou combinação de cores contrastantes.

Qual é a vestimenta do vôlei de praia?

De acordo com as regras do vôlei de praia, os jogadores podem jogar trajando shorts, sunquínis/maiôs, tops, regatas ou camisetas, numeradas de 1 a 2.

Também é permitido disputar partidas com equipamentos de proteção contra o sol, como viseiras, bonés e óculos escuros.

Os atletas devem entrar em quadra descalços, a não ser que o atleta apresente algum tipo de limitação que necessite algum equipamento extra, como meias. Nesse caso, a situação precisa ser comunicada à organização previamente.

Como funciona uma partida de vôlei de praia?

regras do vôlei de praia oficiais
Regras do vôlei de praia – Funcionamento do jogo

Para vencer uma partida de vôlei de praia, a dupla precisa conquistar dois sets de 21 pontos. No entanto, é preciso finalizá-los com diferença de dois pontos em relação à equipe adversária. Ficou confuso? Vamos exemplificar abaixo.

Suponhamos que o placar do set esteja 20×20. Nesse cenário, a partida não acabará 21×20, pois é necessário emplacar dois pontos de vantagem.

Desta forma, o jogo continuará infinitamente até que alguma equipe anote 22×20, 23×21, 24×22 ou qualquer outro placar com dois pontos de diferença.

Na Olimpíada de Tóquio em 2021, por exemplo, a França bateu o Brasil por 39×37 em uma partida que durou 51 minutos cravados.

Em caso de empate por 1×1 no número de sets, o tiebreak é disputado. Esse terceiro e derradeiro set é composto por apenas 15 pontos. Vale para ele também a regra dos dois pontos de diferença.

Para marcar os pontos, os atletas executam uma série de movimentos coordenados, como recepções, levantamentos, cortadas e bloqueios. Veremos cada um deles de forma separada mais à frente.

Quais são as regras oficiais do vôlei de praia?

  • Vence a partida quem conquistar dois sets primeiro;
  • Os dois primeiros sets duram 21 pontos;
  • O terceiro set (tiebreak) é menor e dura 15 pontos;
  • Para vencer qualquer set, é necessário emplacar dois pontos de diferença no placar final. Caso contrário, a partida continuará até que isso aconteça;
  • As duplas trocam de lado a cada sete pontos em sets normais;
  • As duplas trocam de lado a cada cinco pontos no tiebreak;
  • Cada dupla pode pedir um tempo de 30 segundos em cada set;
  • Não há substituições no vôlei de praia. Se um jogador machucar, o árbitro lhe dá cinco minutos para recuperar. Caso não consiga, a partida é finalizada e a vitória é concedida ao adversário;
  • Não existem posições fixas. Os jogadores podem começar o ponto em qualquer local da quadra, sem marcação de falta;
  • Não há rodízio como no voleibol de quadra;
  • Cada dupla pode dar até três toques para passar a bola;
  • No vôlei de praia, o bloqueio conta como um toque. Caso isso ocorra e a bola continue em jogo, a dupla só poderá dar mais dois toques na bola antes de passá-la para o lado adversário;
  • Quando a bola é levantada para uma finalização, ela não pode girar em torno de seu eixo. Se isso acontecer, é marcada falta de dois toques e o ponto vai para o adversário;
  • A largadinha no vôlei de praia só pode ser feita com os dedos unidos e fechados (crock) ou com a palma da mão. Se o atleta utilizar as digitais dos dedos com a mão aberta, é marcada uma falta;
  • Quando dois atletas brigam pela bola simultaneamente na divisa da rede, não é marcado falta como no vôlei de quadra;
  • No momento do saque, o companheiro de quem está sacando não pode ficar em pé tampando a visão do adversário. É justamente por isso que eles ficam agachados.

Fundamentos do vôlei de praia

  • Saque
  • Recepção
  • Levantamento
  • Ataque
  • Bloqueio

Como é o saque no vôlei de praia?

como é o saque no vôlei de praia
Regras do vôlei de praia – Saque

O saque é a ação que inicia o ponto. Ele precisa ser realizado atrás da linha de fundo. Se o atleta invadir o campo, uma falta é assinalada.

No saque, o jogador acerta a bola com com o objetivo de passá-la para o outro lado. Caso não ultrapasse, é ponto para o adversário.

Quando marcamos um ponto de saque, isto é, quando o oponente não consegue recepcionar a bola, dizemos que foi um ace.

Como é a recepção no vôlei de praia?

Como é a recepção no vôlei de praia
Regras do vôlei de praia – Recepção

A recepção é outro fundamento primordial do vôlei de praia. Ela consiste em recepcionar uma bola vindo do campo adversário.

Para isso, os jogadores podem utilizar a manchete (antebraços esticados para frente com as duas mãos unidas pelos polegares) ou o toque (braços esticados acima da cabeça com o dedos flexionados).

Em uma construção de jogada tradicional, a recepção é o primeiro toque dos três que passarão a bola para o outro lado.

Como é o levantamento no vôlei de praia?

levantamento vôlei de praia
Regras do vôlei de praia – Levantamento

O levantamento é o movimento que “prepara” a bola para um companheiro atacá-la. No vôlei de praia, essa ação pode ser feita com toque ou manchete.

Um levantamento perfeito precisa ter boa altura. Além disso, não pode cair colada na rede, pois essa situação é um prato cheio para o adversário atacá-la.

No voleibol tradicional, temos um jogador específico que fica encarregado dos levantamentos. Como no vôlei de praia a equipe é formado por apenas dois atletas, ambos precisam ser bons de levantamento.

Como é o ataque no vôlei de praia?

Como é o ataque no vôlei de praia
Regras do vôlei de praia – Ataque

O ataque é o terceiro e último toque que conclui uma jogada do vôlei de praia, ou seja, a finalização de um levantamento.

É possível atacar a bola de dois jeitos: batendo forte com palma da mão (cortada) ou dando um leve toque para cair lentamente (deixadinha).

Como é o bloqueio no vôlei de praia?

Como é o bloqueio no vôlei de praia
Regras do vôlei de praia – Bloqueio

Quando uma equipe adversária está atacando, a outra pode tentar bloquear a bola. Esse movimento consiste em pular e colocar os braços acima da rede.

Para isso, o atleta precisa ter um bom timing para saltar no momento correto. É possível, inclusive, pontuar através do bloqueio.

Regras do vôlei de praia – Perguntas frequentes

  • Pode passar de toque no vôlei de praia?
  • Pode sacar por baixo no vôlei de praia?
  • Pode encostar na rede vôlei de praia?
  • Pode bloquear o saque no voleibol de praia?
  • É permitido passar a bola de primeira no vôlei de praia?

Pode passar de toque no vôlei de praia?

Sim. De acordo com as regras do vôlei de praia, é possível passar de toque para o campo adversário, desde que a bola seja jogada na mesma direção em que se encontra o corpo do atleta.

Pode sacar por baixo no vôlei de praia?

Sim. Segundo as regras do vôlei de praia, é permitido sacar por baixo. Esse tipo de saque só não é muito utilizado nas partidas profissionais, pois é de fácil recepção. A bola cai com pouca força, facilitando o trabalho defensivo.

Pode encostar na rede vôlei de praia?

Sim, o jogador pode encostar na rede do vôlei de praia, desde que essa ação não interfira a jogada e atrapalhe o adversário.

Pode bloquear o saque no voleibol de praia?

Não. É estritamente proibido bloquear o saque no vôlei de praia. Essa norma está presente nas regras do vôlei de praia e do voleibol tradicional.

É permitido passar a bola de primeira no vôlei de praia?

Sim. Os jogadores podem passar a bola de primeira no vôlei de praia, tanto de toque quanto de manchete. Essa ação, todavia, não é muito utilizada, pois é basicamente jogar um ponto fora.

Agora você conhece as regras do vôlei de praia e está pronto para assistir as partidas! Gostou deste conteúdo? Registre seu feedback nos comentários!

Para mais textos completos e fresquinhos sobre esportes, visite nosso site diariamente! Publicamos artigos todas as manhãs.



seu melhor jogo