seu melhor jogo

O ciclismo é um esporte bastante versátil, que pode ser praticado tanto de forma recreacional quanto competitiva, mas também serve como meio de transporte acessível e sustentável.

E existem diversos tipos e modalidades de ciclismo, o que pode variar em relação à pista, tipo de bicicleta e a forma em que os atletas são avaliados nas competições.

Entre os tipos de ciclismo e modalidades de ciclismo, existem o de estrada, montanha, lazer, urbano, triatlo, velocidade, BMX e muitos outros. Cada um desses conta com suas próprias características, além de regras específicas e também gerais.

Se você gosta do esporte, continue por aqui para conferir quais são os tipos e modalidades de ciclismo, descobrir como eles são praticados e quais são os modelos de bicicletas disponíveis para esses atletas.

Antes, vamos entender o que é o ciclismo e seu contexto histórico?

Confira 👇

Participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

Tipos e modalidades de ciclismo: o que é o esporte e história

tipos e modalidades de ciclismo
Conheça os tipos e modalidades de ciclismo

O ciclismo é um esporte praticado em cima de bicicletas, e elas podem ter diferentes formatos, tamanhos e características.

O esporte nasceu ainda lá no século 19 e até chegar no que é hoje, as bicicletas passaram pelas mais variadas adaptações, ganhando diferentes tipos de pedais, rodas e selins, e principalmente sendo modificadas para serem cada vez mais seguras e garantir a segurança de quem está em cima dela.



seu melhor jogo

O primeiro registro de bicicleta construída foi em 1817, e o grande inventor foi Karl Drais, conhecido como o “pai do ciclismo”. Não demorou, no entanto, para que mais pessoas começassem a ter esse método de locomoção como parte de suas vidas, e que tanto o esporte quanto os modelos de bicicletas fossem evoluindo.

Sendo assim, o ciclismo passou por diversas modificações, adaptações e evoluções até chegar no que conhecemos hoje.

Mais do que um esporte ou meio de se transportar, o ciclismo é um estilo de vida! Agora, então, vamos conhecer os tipos e modalidades dele?

Tipos e modalidades de ciclismo: estrada, pista, velocidade e mais

  • Ciclismo de estrada;
  • Ciclismo de montanha;
  • Ciclismo de pista;
  • Ciclismo urbano e de lazer;
  • Ciclismo de triatlo;
  • Ciclismo de ciclocross;
  • Ciclismo de cascalho;
  • Ciclismo de velocidade;
  • BMX.

Ciclismo de estrada

Este tipo de ciclismo é praticado em estradas bem asfaltadas, permitindo que o atleta consiga percorrer longas distâncias em altas velocidades sem ter grandes obstáculos pela frente.

Ciclismo de montanha

Já no ciclismo de montanha, a principal característica é contar com diversos obstáculos, que basicamente são montanhas e solo repleto de irregularidades.

Ciclismo de pista

O ciclismo de pista é praticado em ambientes especiais para isso, ou seja, velódromos. Geralmente são locais com pista oval.

Ciclismo urbano e de lazer

Esses tipos de ciclismo não são competitivos, pois se tratam de usar a bicicleta como meio de transporte em pequenas e grandes cidades, para se locomover. Já o ciclismo de lazer é uma forma de usar as bicicletas para passear pela cidade, seja por diversão ou como prática de exercício físico.

https://seumelhorjogo.com.br/ciclismo/tudo-sobre-ciclismo/
Tipos e modalidades de ciclismo: o esporte pode ser competido ou praticado como lazer

Ciclismo de triatlo

Esse tipo de ciclismo é misturado com outras modalidades esportivas: natação e corrida. Então, o atleta não só pedala como nada e corre em uma mesma competição.

Ciclismo de cicloscross

Este formato de ciclismo é uma mistura do ciclismo de estrada com o de montanha. Então, os atletas percorrem grandes circuitos que contam com obstáculos bastante desafiadores.

Não é incomum você ver os ciclistas carregando suas bicicletas devido à dificuldade dos empecilhos que eles encontram pela frente.

Ciclismo de cascalho

O ciclismo de cascalho, conhecido também como gravel, é bastante desafiador para o ciclista, pois ele percorre por estradas repletas de cascalhos, ou seja, pedras.

Então, é necessário que a bicicleta seja adaptada para que o ciclista consiga percorrer por essas trilhas extremamente difíceis e perigosas.

Ciclismo de velocidade

O ciclismo de velocidade, basicamente, consiste em corridas em pistas ou estradas, e o grande objetivo é ser o mais veloz possível.

BMX

O ciclismo de BMX é uma das modalidades mais modernas, pois os atletas não só usam um tipo de bicicleta bem diferente das comuns, como envolve grandes saltos e caminhos repletos de obstáculos diferentes.

Agora que conhecemos quais são os tipos de ciclismo existentes, vamos ver quais desses são competitivos e como funcionam.

Desvendando os tipos e modalidades de ciclismo

Depois de conhecer quais são os tipos de ciclismo, vamos desvendar cada uma dessas modalidades e entender como elas funcionam na prática de competição.

Ciclismo de estrada

O ciclismo de estrada é uma das modalidades mais populares do esporte. As bicicletas para estas prática são leves, aerodinâmicas e com bastante eficiência para percorrer as estradas.

Os atletas precisam estar com a resistência física em dia, além de contar com bastante força muscular. Existem diversas competições desta modalidade em todo mundo, principalmente na Europa.

Ciclismo de montanha

O ciclismo de montanha, também conhecido como de mountain bike, é uma das modalidades mais empolgantes do esporte e também mais desafiadoras. Ele conta com diferentes níveis de dificuldade e pistas, variando desde montanhas, florestas ou terrenos repletos de rochas.

Esta modalidade de ciclismo tem diferentes formas de competição, que podem ser de velocidade, circuitos e até de formas recreativas. As bicicletas para esses esporte obviamente são adaptadas para resistir aos danos que os elementos naturais podem provocar.

Ciclismo de pista

O ciclismo de pista acontece em velódromos e a sua principal característica é contar com curvas inclinadas, o que demanda bastante esforço dos ciclistas.

As competições podem acontecer tanto de forma individual quanto por equipe, e geralmente a avaliação é feita com base na soma de pontos. As competições desta modalidade de ciclismo acontecem em todo mundo, em campeonatos mundiais e também nas Olimpíadas.

Ciclismo de triatlo

O ciclismo de triatlo, na verdade, não tem esse nome, se chamando apenas triatlo. Porém, como estamos falando de ciclismo, ele merece ser mencionado como uma modalidade.

Então, os atletas que competem no triatlo precisam percorrer a segunda parte do trajeto de bicicleta. A primeira é a natação e a última é a corrida. Esses esportes demandam muita resistência física e técnica dos atletas, e são essas dificuldades que tornam a modalidade bastante interessante.

tipos e modalidades de ciclismo
Tipos e modalidades de ciclismo: o esporte é praticado em tipos diferentes de bicicleta

Ciclismo de ciclocross

O ciclismo de ciclocross também é bastante complexo, pois conta com muito muito mais obstáculos do que as modalidades que citamos anteriormente. Por isso, os ciclistas vão enfrentar pistas com grama, areia, trilhas, lama e outros obstáculos.

A modalidade pode acontecer tanto em circuitos fechados quanto em terrenos diversos, e os atletas enfrentam condições climáticas que deixam tudo ainda mais complicado.

As competições geralmente ocorrem nos meses de outono e inverno, e seus campeonatos podem ser tanto nacionais quanto mundiais.

Ciclismo de cascalho

O ciclismo de cascalho é uma modalidade que mistura o ciclismo de estrada com o de montanha. A principal característica é que as estradas contam com muitos cascalhos, que são pedras que dificultam o trabalho do ciclistas.

Essa modalidade acontece em diferentes terrenos e os praticantes a escolhem como forma de explorar novas paisagens, sejam elas naturais, rurais ou até pavimentadas.

Os trajetos são longos e podem durar vários dias. Este tipo de ciclismo também exige que as bicicletas sejam adaptadas para conseguirem resistir aos obstáculos.

Ciclismo de velocidade

O ciclismo de velocidade consiste na boa e velha corrida, com o ciclistas percorrendo distâncias mais curtas, mas atingindo o máximo de velocidade possível. As pistas são específicas e podem ser tanto indoor quanto outdoor, ou seja em ambientes externos ou internos.

O grande objetivo, então, é que o atleta atinja o máximo de velocidade durante a corrida, ultrapassando seus concorrentes e chegando na faixa na primeira posição.

Tipos e modalidades de ciclismo:

  • Ciclismo de estrada;
  • Ciclismo de montanha;
  • Ciclismo de pista;
  • Ciclismo urbano e de lazer;
  • Ciclismo de triatlo;
  • Ciclismo de ciclocross;
  • Ciclismo de cascalho;
  • Ciclismo de velocidade;
  • BMX.

A modalidade pode ser praticada tanto de forma individual quanto por equipes, e as bicicletas são mais leves pra ajudar no processo da corrida.

O que achou de conferir quais são os tipos de modalidades do ciclismo? Aproveite que está aqui para conferir nossos outros artigos sobre o assunto!

Você também pode explorar o site para descobrir tudo sobre outros esportes, entre modalidades olímpicas, jogos eletrônicos e muito mais. Não se esqueça de deixar o seu comentário contando o que achou desse assunto.



seu melhor jogo