seu melhor jogo

Talvez muitos não saibam, mas o fisiculturismo é um esporte que nasceu na Grécia, o mesmo país que deu origem aos Jogos Olímpicos. Nele, seus praticantes precisam mostrar seus corpos esbeltos para serem avaliados, mas chegar em um bom resultado não é tão fácil como pode parecer.

Entre as regras do fisiculturismo, o atleta precisa fazer treinos de alta performance, além de dietas rigorosas. Com isso, seus corpos perdem gordura, ganham massa muscular e também adquirem muita resistência, e existem alguns critérios a serem avaliados.

São oito regras do fisiculturismo no total, e são poucas as diferenças entre o que é exigido por homens e mulheres. Entre essas normas estão as vestimentas, poses que serão feitas na apresentação, silhueta do corpo, proporção, simetria, análise dos grupos musculares e o condicionamento físico.

Se você ficou curioso para entender melhor esse esporte, está no lugar certo! Preparamos um guia completo com as regras do fisiculturismo para te deixar por dentro de como as competições funcionam.

Confira 👇

Categorias do fisiculturismo

regras do fisiculturismo
O fisiculturismo é um esporte competido em diferentes categorias

Antes de descobrir as principais regras do fisiculturismo, precisamos entender que existem diferentes categorias de avaliação no esporte. Elas são distintas para homens e mulheres, conheça as principais!

Bodybuilding masculino

A categoria Bodybuilding, a mais antiga, vai avaliar os atletas que tenham o maior volume de massa muscular, além de muito condicionamento físico e simetria dos membros superiores e inferiores.

Men’s/Woman’s Physique

Na categoria Men’s Physique, os juízes avaliam o físico natural dos atletas, que não precisam ter aqueles músculos extremamente grandes. Nesta categoria masculina, os competidores precisam sempre usar bermudas de praia em vez de sungas.

Os avaliadores levam em conta a largura dos ombros, o volume do peitoral, a densidade dos braços, profundidade das costas e também a finura da cintura.



seu melhor jogo

No Woman’s Physique, a única diferença é a vestimenta, que precisa ser biquíni, claro. Além disso, as competidoras devem sempre usar maquiagem para se destacar mais, e estarem descalças.

Classic Physique

Como o próprio nome sugere, a categoria Classic Physique das regras do fisiculturismo traz de volta os físicos de antigamente, quando tudo começou desconsiderando simetria e proporção. Os atletas que competem usam sungas.

Os competidores dessa categoria se destacam por serem extremamente grandes, assimétricos e desproporcionais. Ainda assim, os músculos precisam estar harmônicos entre si.

Bikini

Na categoria feminina Bikini, as atletas precisam ter menos volume muscular, mas devem ser evidentes. A simetria é muito importante neste caso, pois será avaliada a beleza junto à forma física. É obrigatório para as mulheres usar salto e maquiagem.

Bodybuilder

A principal categoria do fisiculturismo é o Bodybuilder, que vai escolher como campeão o atleta que apresentar o maior volume de músculo e esteja nas proporções e simetrias apropriadas. 

O competidor ou competidora também precisam tem um excelente condicionamento físico para terem mais chances de vencer.

regras do fisiculturismo
O fisiculturismo exige resistência física a partir de treinos e boa alimentação

Figure

Já na categoria feminina Figure, o que será avaliado são os músculos e o menor índice de gordura corporal.

Wellness

Em Wellness, as atletas precisam desenvolver os músculos, mas deixando os membros superiores não tão musculosos quanto os inferiores.

Regras do fisiculturismo: vestimentas 

As regras do fisiculturismo exigem poucas vestimentas, obviamente, mas as peças podem variar para cada categoria. 

Em Men’s Physique, os homens precisam usar bermuda de praia, e no Woman’s Physique a regra é biquini. No Classic, a exigência é sunga preta, e no Bodybuilder a regra é usar uma sunga cavada, que mostre ao máximo os músculos.

Regras do fisiculturismo: simetria e proporção

Existem dois quesitos importantes a serem avaliados no esporte, segundo as regras do fisiculturismo masculino ou feminino: simetria e proporção.

A proporção vai conferir a harmonia entre os membros superiores e inferiores, e a simetria vai avaliar as diferenças entre braços e pernas esquerdos e direitos.

regras do fisiculturismo
As poses feitas nas competições são importantes para destacar todos os grupos musculares

Regras do fisiculturismo: silhuetas

Além de ter uma boa simetria e proporção, o competidor de fisiculturismo terá sua silhueta avaliada, dando destaque à estrutura do corpo.

Serão considerados detalhes como a largura da cintura pélvica, que consiste na área da barriga, e da cintura escapular, que avalia os ombros e os peitorais.

Regras do fisiculturismo: poses

A forma em que o atleta vai exibir o corpo é muito importante no fisiculturismo. As poses vão ajudar a mostrar a definição dos músculos e podem ser cruciais para o desempenho, mesmo se o concorrente for mais forte.

Regras do fisiculturismo: grupos musculares

Os juízes de fisiculturismo também vão avaliar cada grupo muscular dos participantes, verificando suas divisões. Quanto mais destacado um músculo estiver, melhores são as suas chances de vencer.

Regras do fisiculturismo: condicionamento físico

O condicionamento físico é extremamente importante no esporte e faz toda a diferença na hora de mostrar a performance ao juiz. 

Quando mais condicionamento físico um atleta tiver, menos gordura corporal ele terá, e mais densos serão os músculos. Também é importante que não haja a retenção de líquidos, o que pode prejudicar a apresentação da massa muscular.

Regras do fisiculturismo: pele

Você já deve ter percebido que os atletas de fisiculturismo estão sempre com a pele bastante bronzeada. Isso acontece porque eles passam óleos e tintas que vão destacar ainda mais os músculos.

É importante também que manchas, acnes, estrias, entre outros detalhes, sejam bem disfarçados para não prejudicar a competição. A pele perfeita pode ser critério de desempate, inclusive.

O fisiculturismo existe desde os anos 1800, e a sua federação internacional foi fundada em 1946. O esporte já contou com alguns adeptos famosos, como Arnold Schwarzenegger, e passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos em 1956.

Ser um fisiculturista não é fácil, pois além de praticar bastante exercício físico, o atleta precisa se dedicar no estilo de vida e, principalmente, alimentação.

O que achou as regras do fisiculturismo? Se você gosta do esporte, continua navegando pelo site para descobrir tudo sobre esportes das mais diversas áreas.

Não se esqueça de deixar um comentário com o que você acha do fisiculturismo e suas regras!



seu melhor jogo