seu melhor jogo

A clássica rivalidade entre Brasil e Argentina no futebol, não se limita às duas seleções e se estende aos gramados dos clubes de cada país, especialmente, em competições como as Copas Libertadores da América e Sul-Americana. Nossos vizinhos são tão apaixonados pelo futebol como nós e, por isso, as maiores torcidas da Argentina funcionam como um 12º jogador em cada partida disputada. 

Mas, afinal, quais são as maiores torcidas da Argentina?

Essa é a pergunta à qual respondemos! Além disso, também contamos um pouco da história de cada clube, seus principais títulos, jogadores lendários e o número impressionante de torcedores que os apoiam. Ficou curioso? Então, vamos à lista!

Participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

10 Maiores torcidas da Argentina que lotam estádios a cada jogo!

A lista de maiores torcidas da Argentina, inclui: 

  1. Club Atlético Boca Juniors: 16 milhões de torcedores
  2. Club Atlético River Plate: 14 milhões de torcedores
  3. Club Atlético Independiente: 10 milhões de torcedores
  4. Racing Club: 8 milhões de torcedores
  5. Club Atlético San Lorenzo de Almagro: 7 milhões de torcedores
  6. Club Atlético Huracán: 4 milhões
  7. Club Atlético Vélez Sarsfield: 3 milhões
  8. Club Atlético Rosario Central: 3 milhões
  9. Club Atlético Newell’s Old Boys: 2 milhões 
  10. Club Atlético Banfield: 1 milhão 

Com estes nomes em mente, é hora de conhecer um pouco mais sobre a história dos cinco clubes com as maiores torcidas da Argentina que, além de rivais entre si, também são grandes adversários dos times brasileiros. Confira a lista!

Leia também: Maior torcida de futebol do mundo em 2024: confira a lista de times atualizada 

1. Club Atlético Boca Juniors

O Boca Juniors é um velho conhecido dos brasileiros que acompanham futebol.

Além de ser um dos clubes mais populares e bem-sucedidos da Argentina, foi aqui que craques como Diego Maradona, um dos maiores jogadores de todos os tempos, começaram suas carreiras. 



seu melhor jogo

Do Boca Juniors ao Atlético Banfield: maiores torcidas da Argentina. Número de torcedores e a história dos times do maior rival do Brasil no futebol
Maiores torcidas da Argentina: Maradona e sua paixão pela Boca Juniors

Fundado em 1905 no bairro de La Boca, em Buenos Aires, a camisa azul e amarela é reconhecida em todo o mundo, e o clube tem uma longa história de sucesso nacional e internacional.

Na lista dos principais títulos estão 34 títulos da primeira divisão argentina, além de:

  • 6 Copa Libertadores (o que o coloca como o 2º maior campeão do campeonato);
  • 4 Copa Intercontinental
  • 2 Sul-Americanas
  • 3 títulos mundiais (1977, 2000 e 2003)

Em 2023, a equipe da Bombonera foi vice-campeã da Libertadores, perdendo a decisão para o Fluminense no Maracanã.

Conhecidos como “Los Xeneizes”, os torcedores do Boca Juniors são famosos por sua paixão e lealdade ao clube. O termo tem origem italiana e significa “genoveses” no dialeto dos imigrantes italianos que fundaram o bairro do Boca.

Estima-se que existam mais de 16 milhões de seguidores em todo o país, colocando o clube no topo da lista de maiores torcidas da Argentina.

image 7
Maiores torcidas da Argentina: La Bombonera (estádio do Boca)

2. Club Atlético River Plate

O River Plate é o maior rival do Boca Juniors e também foi criado na capital argentina.

Fundado em 1901 no bairro de Belgrano, em Buenos Aires, o River Plate é conhecido como “Millonarios”, uma referência à capacidade do clube de realizar grandes contratações e pagar altos salários, o que o levou a alcançar 36 títulos da primeira divisão argentina, bem como:

  • 4 Copa Libertadores (a última vez em que foi campeão, foi em 2018, sobre o maior rival, o Boca Juniors)
  • 4 Sul-Americanas
  • 1 Copa Intercontinental, entre outros.

Em segundo lugar na lista de maiores torcidas da Argentina, são quase 14 milhões de seguidores em todo o país, que lotam os jogos no Estádio Monumental Antonio Vespucio Liberti, de propriedade do clube.

image 6
Maiores torcidas da Argentina: Estádio Monumental do River Plante

3. Club Atlético Independiente

Acredite ou não, o Independiente é o clube argentino com mais títulos internacionais, sendo o maior campeão da Libertadores, com sete taças! 

Ok, a última vez que o Independiente conquistou o primeiro lugar da maior competição das Américas foi em 1984, há 40 anos, mas isso não tira o posto de “Rei de Copas”, como o clube é conhecido.

Fundado em 1905 em Avellaneda, Província de Buenos Aires, além das 7 Libertadores, o clube também acumula:

  • 16 títulos da Primeira Divisão argentina
  • 2 Copa Intercontinental;
  • 2 Sul-Americanas, entre outros.

Não podemos esquecer que o clube ainda tem dois Mundiais Interclubes, conquistados em 1973 e 1984.

Suas inúmeras vitórias, colocou o clube no coração de mais de 10 milhões de fanáticos, e garantiu o lugar o clube entre as maiores torcidas da Argentina.

image 5
Maiores torcidas da Argentina: Atlético Independiente com a taça do Mundial de Clubes

4. Racing Club

Fundado em 1903 em Avellaneda, o Racing Club é um dos clubes mais antigos da Argentina. 

Conhecido como “La Academia”, o clube tem uma história de sucesso e tradição, acumulando 18 títulos da primeira divisão argentina, além de 1 Copa Libertadores e 1 Copa Intercontinental, entre outros.

Inclusive, quando venceu a Libertadores, em 1967, foi o primeiro clube argentino a ganhar o torneio continental e conquistar a Glória Eterna!

O Racing tem uma rivalidade histórica com o Independiente, que também é um clube de Avellaneda. Os jogos entre os dois times é conhecido como o Clássico de Avellaneda.

Atualmente, o clube acumula mais de 8 milhões de torcedores fiéis em todo o país, ficando em 4º lugar entre as maiores torcidas da Argentina.

5. Club Atlético San Lorenzo de Almagro

Assim como River e o Boca, o San Lorenzo também é um time da capital argentina, Buenos Aires. É conhecido como “Los Cuervos” (Os Corvos). O apelido faz referência à semelhança do uniforme azul e vermelho do clube com as cores de um corvo. 

Entre os principais títulos estão 15 campeonatos da primeira divisão argentina e uma Copa Libertadores, em 2014, sem dúvida, um dos momentos mais gloriosos de sua história.

Em 5º lugar na lista de maiores torcidas da Argentina, o clube tem cerca de 7 milhões de seguidores em todo o país.

Agora sim, você tem uma lista com as maiores torcidas da Argentina, então conta pra gente, seu time já sofreu contra alguma delas? Ou você tem um time argentino para chamar de seu? E aqui no Brasil, qual será a maior torcida? Você tem algum palpite? 

Confira a lista dos maiores do país em Qual a maior torcida de futebol do Brasil em 2024? Veja a lista completa”. 

Participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.



seu melhor jogo