seu melhor jogo

Um dos esportes mais populares do mundo, principalmente no Brasil, é o futebol. Em sua forma mais moderna, que vemos diariamente nos mais diferentes campeonatos, a atividade começou lá na Inglaterra durante o século 19. Porém, seus primeiros vestígios foram descobertos há milhares de anos.

Por mais que seja bastante popular, as regras do futebol ainda podem ser um pouco confusas para quem não está familiarizado com o esporte. Entre as principais características dele estão a quantidade de jogadores, o tamanho do campo, bola e outros detalhes importantes.

Se você sabe apenas o básico sobre as regras do futebol, está no lugar certo. Se prepare para conferir um guia completo com tudo o que você precisa saber para entender melhor o esporte e aproveitar ainda mais as suas partidas, seja jogando ou apenas assistindo.

Confira 👇

Futebol: breve história do esporte

regras do futebol
O futebol moderno nasceu na Inglaterra

Antes de descobrir quais são as regras do futebol, vamos conhecer brevemente sobre a história do esporte, como ele surgiu, quando aconteceram suas adaptações e desde quando ele é o que conhecemos hoje.

O futebol moderno foi visto pela primeira vez no século 19, na Inglaterra, e tudo começou apenas com os ingleses chutando uma bola de couro, sem qualquer regra. Aos poucos, o jogo foi criando forma e se tornando uma atividade praticada constantemente, principalmente pelos jovens.

Em 1863, a Inglaterra fundou o Football Association, ou FA, para estabelecer as primeiras regras do jogo, e o esporte ficou ainda mais profissional em 1904, quando nasceu a FIFA (Fédération Internationale de Football Association). A federação foi fundada para ser a responsável por comandar a atividade de forma internacional, e até hoje é quem controla as regras do futebol.

Antes disso, há vestígios da existência dos jogos de futebol na Roma e China Antiga, e também na Idade Média. Portanto, o esporte é algo conhecido pela humanidade há mais de cinco mil anos.

Agora que você já sabe quando surgiu o futebol moderno, é hora de conhecer suas regras.



seu melhor jogo

Regras do futebol: qual é o objetivo do jogo?

O grande objetivo do futebol não é nenhuma novidade: acertar a bola no gol. Porém, não é nada simples conseguir fazer isso, já que o esporte conta com várias regras que precisam ser levadas em conta para que uma partida seja bem-sucedida.

Ao final, o time que fizer mais gols vence. Em caso de empate, o resultado precisa ser diferente quando o campeonato depende daquela partida. Nesse caso, os jogadores ganham mais tempo em campo, o que é chamado de prorrogação, ou precisam bater pênaltis, com cada jogador chutando a bola diretamente no gol.

Regras do futebol: jogadores

Uma das principais regras do futebol é sobre o número de jogadores que entram em campo. Cada time pode ter, no máximo, 11 jogadores em campo, incluindo o goleiro. Veja quais são as posições que existem no esporte:

  1. Goleiro;
  2. Zagueiro;
  3. Lateral;
  4. Volante;
  5. Atacante;
  6. Meia.
  • Goleiro: o goleiro é o responsável por evitar que a bola entre no gol e é o único jogador que pode usar as mãos na defesa, além dos pés, claro.
  • Zagueiro: os zagueiros jogam na defesa e na parte central do campo, bloqueando os atacantes do time adversário.
  • Laterais: os jogadores das laterais ficam, obviamente, nas laterais do campo marcando os jogadores adversários e ajudando o ataque de seu próprio time. Eles são divididos entre o lado esquerdo e direito.
  • Volantes: os volantes são os jogadores que ficam posicionados entre a defesa e o meio de campo. Eles podem tanto proteger a defesa de seu time quanto iniciar as jogadas que vão favorecer o ataque.
  • Meio-campo: além dos volantes, existem os jogadores de meio-campo centrais, que se envolvem em todas as partes do jogo, e os ofensivos, que são mais conhecidos por criarem as melhores oportunidades de gol.
  • Atacantes: os jogadores que jogam no ataque são os mais rápidos e habilidosos do time, sendo os responsáveis por marcar os gols. Os atacantes são divididos em pontas, que ficam nas laterais, e centroavante, que ficam no centro e aproveitam os melhores passes e cruzamentos para pontuar.

Regras do futebol: campo

O tamanho do campo também está entre as principais regras do futebol, precisando ter as seguintes medidas: entre 90 e 120 de comprimento, e entre 45 e 90 metros de largura. 

O campo tem algumas demarcações feitas em branco na grama, como as linhas laterais, de meio campo e de penalidade, além do círculo central exatamente ao meio. É lá que as partidas começam com um jogador do time escolhido para chutar a bola pela primeira vez.

Regras do futebol: faltas

regras do futebol
Os jogadores de futebol precisam usar caneleiras e chuteiras

Para que um jogo dê tudo certo no final, as regras do futebol precisam abranger também as penalidades contra os jogadores. Por isso, foram criadas as faltas, que existem de diferentes formas e ocasiões.

Entre as faltas no futebol estão jogadas perigosas, que podem colocar os jogadores em risco físico, ofensas entre os adversários, seja com xingamentos ou gestos, e colisões. É preciso evitar, também, colocar a mão na bola, com exceção do goleiro, ou ainda levantar a perna acima da cintura quando estiver perto de outro jogador.

As faltas podem resultar em cartão amarelo ou vermelho. O amarelo acontece quando um jogador não toma cuidado com a integridade física do adversário ou ainda é imprudente em relação às regras do futebol. Já o cartão vermelho é dado quando há uma agressividade excessiva por parte do jogador, principalmente se for proposital.

Em alguns casos, quando há falta na área de penalidade do time adversário, a equipe prejudicada pode bater um pênalti, o que aumenta as suas chances de marcar um gol. 

Regras do futebol: árbitros

Em uma partida, as regras do futebol determinam a presença de um árbitro principal e dois assistentes. Juntos, eles trabalham com bastante atenção para conferir se os jogadores estão cumprindo com as normas e mantendo a civilidade durante as partidas.

Dependendo do campeonato, os jogos de futebol contam ainda com um sistema de arbitragem de vídeo, o VAR. Caso o juiz peça, as imagens gravadas do jogo são conferidas para, então, decidir se a partida pode continuar acontecendo novamente ou se haverá algum tipo de penalidade.

Regras do futebol: equipamentos

Os equipamentos usados pelos jogadores são simples. De acordo com as regras do futebol, é obrigatório o uso de uniformes, claro, mas também acessórios de proteção como caneleiras. Os uniformes dos times consistem em camisetas, bermudas, meias e chuteiras, e luvas para os goleiros.

As chuteiras são calçados especiais para os jogos de futebol por terem aderência ao solo, evitando que os jogadores escorreguem em campo. Já as caneleiras protegem as pernas dos impactos que possam ocorrer durante as partidas, e as letras não só garantem a proteção das mãos, como ajuda a bola a não escorregar.

O futebol é um dos esportes mais populares do mundo e conta com adeptos em diversos países e regiões, principalmente no Brasil. O país é conhecido por contar e exportar vários jogadores para os times mais importantes da atualidade.

O que achou das regras do futebol? Continue navegando pelo site para conhecer mais sobre outros esportes e suas principais características! Ah, e não se esqueça de deixar seu comentário!



seu melhor jogo