seu melhor jogo

Um dos esportes aquáticos mais populares é, sem dúvidas, a natação. A prática, que hoje também é uma atração olímpica bastante adorada, exige muito treino, disposição e fôlego de seus atletas.

Para que uma competição seja muito bem executada, existem algumas regras da natação a serem seguidas. Elas envolvem desde os estilos de nados e as posições de largada antes do mergulho, até o tamanho das piscinas usadas.

Vamos conferir, então, quais são as regras da natação? Se prepare para mergulhar neste mundo e se encantar com o esporte.

Confira 👇

Natação: breve história do esporte

regras da natação
As regras da natação são baseadas em diferentes modalidades

A natação é um esporte bastante conhecido no mundo inteiro, e antes de existir em sua forma mais moderna já era praticada pelos nossos antepassados. Os primeiros registros da modalidade esportiva são de mais de cinco mil anos atrás.

O esporte começou a ser praticado nos Jogos Olímpicos em 1896, em Atenas, e os principais estilos de nado eram braçada de peito, crawl e braçada lateral inglesa. Nas primeiras três edições das Olimpíadas, as competições eram realizadas em mar aberto, mas tudo mudou em 1908 com o uso das piscinas.

No Brasil, a natação se originou dos povos indígenas, que precisavam fugir dos animais pela água. Mas foi só em 1916 que a modalidade começou a ser praticada como um esporte, sendo regulamentada pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos). As primeiras piscinas foram construídas em 1919.

Agora, finalmente chegou a hora de conhecer as regras da natação e outras curiosidades sobre a modalidade.

Regras da natação: estilos de nado

Nas competições, as regras da natação abrangem os seguintes tipos de nado: 



seu melhor jogo

  • Nado crawl;
  • Nado costas;
  • Nado peito;
  • Nado borboleta.

Nado crawl: também conhecido como nado livre, o crawl é o mais simples da natação. Nele, o nadador se posiciona com a parte frontal do corpo de frente para o fundo da piscina. 

É importante deixar os braços bem estendidos, fazendo movimentos alternados que puxam a água para trás, levando o corpo para frente. 

As pernas devem estar esticadas, mas semiflexionadas, enquanto os pés também ficam estendidos. Então, as pernas e os pés precisam fazer um movimento de chute.

regras da natação
O nado borboleta é o mais desafiador da natação

Durante o nado, o atleta consegue respirar na hora de girar a cabeça para o lado do braço que está na tarefa de puxar a água. O ar deve ser inspirado pela boca.

Nado costas: no nado costas, o nadador precisa deixar a parte de trás do corpo voltada para o fundo da piscina, deixando o abdômen para fora da água. A movimentação dos braços vai fazer a rotação da água, impulsionando o corpo para frente.

Os braços passam a uma pequena distância da orelha, e a palma da mão deve ficar sempre virada para fora da piscina. Os pés e pernas se movimentam de forma parecida com o nado crawl.

Nado peito: o nado de peito é mais complexo que o crawl e costas, principalmente por ser um movimento mais lento e que requer muita habilidade. Nele, o nadador se movimenta deixando os braços estendidos, com as palmas das mãos voltadas para fora, deixando o rosto dentro da água.

Ao fazer o nado peito, o atleta mantém os joelhos dobrados e abertos, afastando os pés e estendendo as pernas para pegar impulso. Os braços fazem movimentos circulares dentro da água, e ao final de cada puxada o nadador pode erguer a cabeça para respirar pela boca.

Nado borboleta: O nado borboleta é o mais difícil de ser realizado, pois exige bastante preparo físico, força, resistência e flexibilidade. 

Com a barriga voltada para o fundo da piscina, as pernas ficam juntas e esticadas, movimentando-se em ondulações. Além disso, os braços são levados para a frente do corpo de forma simultânea.

Regras da natação: distâncias

Agora que você já sabe os tipos de nados, é importante entender que cada modalidade da natação conta com regras diferentes de distância, entre outros detalhes a serem feitos durante a competição. 

Vamos ver como são cada uma dessas regras da natação:

  • Nado crawl ou livre: 50, 100, 200, 400, 800 e 1500 metros. Neste, a prova de 800 metros é exclusiva para atletas mulheres, e a de 1500 metros é somente para homens;
  • Nado costas: 50 (não olímpico), 100 e 200 metros. Para virar, o nadador precisa encostar as duas mãos na parede da piscina;
  • Nado peito: 50 (não olímpico), 100 e 200 metros;
  • Nado borboleta: 50 (não olímpico), 100 e 200 metros. Tanto na virada quanto na chegada, o atleta deve tocar na parede da piscina com as duas mãos de forma simultânea, independente se estiver abaixo, acima ou na superfície da água. 

Regras da natação: piscina e trajes

regras da natação
A natação exige muito preparo físico

As regras da natação abrangem ainda o tamanho das piscinas e o espaço ocupado nelas, além das vestimentas adequadas para a prática do esporte. Segundo as normas oficiais da modalidade, as piscinas devem ser do tipo olímpicas, que contam com uma área de 50 metros de comprimento por 25 metros de largura, além de três metros de profundidade. 

Em relação às vestimentas, as regras da natação exigem que as mulheres usem maiôs no estilo “macaquinho” feitos apenas com poliéster, que pegam do ombro até os joelhos. Já os homens devem usar bermudas que cobram as coxas até a altura dos joelhos. 

Os nadadores precisam ainda usar óculos de natação, protegendo os olhos da água das piscinas, que são tratadas com cloro. Sem o cuidado necessário, eles ficam suscetíveis à infecção por germes e outras irritações.

Para proteger os cabelos e acelerar o movimento dos corpos durante o nado, os atletas precisam usar toucas de silicone. Existe uma lista repleta de modelos sugeridos para os nadadores, que podem escolher entre os mais confortáveis. 

A natação é um esporte que é muito mais do que divertido, como também muito benéfico à saúde. A prática ajuda a melhorar a coordenação motora, estimula o metabolismo, aprimora a circulação do sangue e desenvolve mais resistência, força e flexibilidade.

Seguindo todas as regras da natação, o esporte se torna seguro e muito mais do que um lazer. Gostou de conhecer as principais regras da natação? Continue navegando pelo site para aprender muito mais sobre esse e outros esportes!



seu melhor jogo