seu melhor jogo

Seja na piscina ou no mar, as nadadoras brasileiras são inesquecíveis. Desde a primeira geração de mulheres que foram para competições internacionais, até as atletas que estão começando agora, fato é que o Brasil é um país com grande reputação nas competições. Pensando nisso, resolvemos criar este guia contando um pouco da história das melhores nadadoras brasileiras de todos os tempos.

Muitas delas continuam competindo e outras deixam saudade por terem construído uma rica história de talento e conquistas.

Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

As vitórias das 10 melhores nadadoras brasileiras de todos os tempos

Na lista de 10 melhores nadadoras brasileiras de todos os tempos estão:

  1. Maria Lenk
  2. Poliana Okimoto
  3. Joanna Maranhão
  4. Etienne Medeiros 
  5. Ana Marcela Cunha
  6. Fabíola Molina
  7. Beatriz Dizotti
  8. Celine Bispo
  9. Viviane Jungblut
  10. Stephanie Balduccini
  11. Mafê Costa

 Continue lendo e conheça mais sobre a histórias e as conquistas das maiores nadadoras brasileiras de todos os tempos. 

1. Maria Lenk

É impossível pensar na natação brasileira e não citar o nome de Maria Lenk, que é uma das melhores nadadoras de todos os tempos, de todo o mundo! 

A precursora do esporte feminino no país, hoje batiza um dos grandes prêmios nacionais do esporte. 

Lenk foi uma pioneira da natação brasileira, sendo a primeira mulher sul-americana a competir nos Jogos Olímpicos, em 1932, em Los Angeles, além de ser a primeira brasileira a bater um recorde mundial, em 1939.

Depois da estreia nos Jogos Olímpicos de 1932, Maria Lenk também participou da competição em 1936.



seu melhor jogo

Nascida em 1915, no Rio de Janeiro, enfrentou diversos desafios em uma época em que a participação feminina no esporte era ainda mais limitada do que é hoje.

Sua determinação e talento abriram portas para futuras gerações de nadadoras.

2. Poliana Okimoto

Poliana Okimoto é uma das maiores nadadoras de maratona aquática do Brasil. Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, também é medalhista mundial e pan-americana na modalidade de maratona aquática.

Disputou três Jogos Olímpicos, tendo conquistado o bronze justamente em sua última participação. Foi medalhista de prata nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e Guadalajara 2011, sempre nos 10 km.

Nascida em São Paulo, Okimoto começou a nadar aos 7 anos e se destacou nas provas de longa distância. Sua determinação e persistência a levaram ao sucesso internacional.

3. Joanna Maranhão

Joanna Maranhão é uma nadadora versátil, competindo em várias provas de medley e estilo livre.

Ao longo de sua carreira a atleta acumulou oito medalhas em Jogos Pan-americanos: três de prata e cinco de bronze, entre as edições de 2003 e 2015. 

Em sua primeira participação em Olimpíadas, aos 17 anos, ocupou o quinto lugar nos 400m medley. Depois da estreia foi a mais duas Olimpíadas e marcou seu nome no esporte. 

Mesmo não tendo ganhado uma medalha olímpica, Joanna Maranhão é ainda a maior recordista brasileira da história, com um total de 27 recordes superados:

  • 400 livre – 2 vezes
  • 800 livre – 3 vezes
  • 1500 livre – 1 vez
  • 200 borboleta – 6 vezes
  • 200 costas – 2 vezes
  • 200 medley – 4 vezes
  • 400 medley – 9 vezes

Além disso, é a única nadadora da história campeã brasileira absoluta nos 4 modalidades da natação. No masculino, Thiago Pereira também conseguiu essa façanha. 

Vale a pena lembrar que a atleta também deixou sua marca na busca por proteção das atletas. A “Lei Joanna Maranhão“, oficialmente conhecida como Lei nº 13.650/2018, é uma legislação brasileira que estabelece medidas de proteção e combate ao assédio sexual e ao abuso sexual no âmbito do esporte. A lei recebeu esse nome em homenagem à nadadora brasileira Joanna Maranhão, que foi vítima de abuso sexual por parte de seu treinador na infância.

4. Etienne Medeiros

Etienne Medeiros é uma nadadora especializada em provas de costas e carrega uma medalha mundial e pan-americana.

Em 2015, durante os Jogos Pan-Americanos, conquistou a sonhada medalha de ouro, em Toronto, entrando para o hall das melhores nadadoras brasileiras de todos os tempos. 

Segundo o Troféu Best Swimming 2020, Etiene Medeiros foi a melhor nadadora da década no Brasil!

5. Ana Marcela Cunha

Ana Marcela Cunha é uma das maiores nadadoras de maratona aquática do mundo, tendo sido campeã do mundo por seis vezes, além de ter conquistado o sonhado ouro olímpico em 2021, nos Jogos de Tóquio.

Além destes títulos, Ana Marcela Cunha acumula diversos pódios em Campeonatos Mundiais nos 5km, 10km e 25km e, em Lima 2019, conquistou a inédita medalha de ouro para o Brasil em Jogos Pan-americanos.

Para conferir as últimas braçadas de Ana Marcela no seu hexacampeonato mundial, você só precisa dar o play no vídeo abaixo. Vale a pena conferir!

Nascida em Salvador, Bahia, Ana Marcela começou a nadar aos 9 anos e se destacou em provas de longa distância, mostrando determinação e paixão pelo esporte desde cedo.

6. Fabíola Molina

Fabíola Molina começou a nadar aos 7 anos e rapidamente demonstrou talento excepcional. 

Ao longo de sua carreira, ela se destacou em diversas provas, especialmente nos estilos costas e borboleta. 

Sua habilidade nas piscinas a levou a competir a nível nacional e internacional, representando o Brasil em várias competições importantes.

Uma das maiores conquistas de Fabíola foi sua participação em quatro edições dos Jogos Olímpicos: Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012. 

Sua constante presença olímpica é um testemunho de sua consistência e excelência ao longo de sua longa carreira.

Fabíola também conquistou medalhas em várias outras competições internacionais, como os Jogos Pan-Americanos e os Campeonatos Mundiais de Natação. 

7. Beatriz Dizotti

Beatriz Dizotti é uma nadadora especializada em provas de estilo livre, que fez sua estreia nos Jogos Olímpicos em 2021, competindo nos 1500 metros livres femininos.

Já em 2022, a nadadora terminou o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em sexto lugar na prova de 1500 metros livre feminino, alcançando o tempo de 16m05s25 e estabelecendo um novo recorde brasileiro. Além disso, foi a melhor posição já obtida por uma brasileira na prova!

Também em 2022, Dizotti conquistou a prata na prova de 1.500 metros livre em piscina curta na Copa do Mundo de Natação FINA 2022, estabelecendo mais um recorde brasileiro. 

Mesmo ainda muito jovem, já podemos considerar Beatriz Dizotti uma das melhores nadadoras brasileiras de todos os tempos, quebrando recordes e chegando longe em provas nas quais o Brasil não tem muita tradição. 

8. Viviane Jungblut

Junto com Ana Marcela, Viviane Jungblut está garantida em Paris 2024 para a prova de maratona olímpica. A atleta, que até 2024 se dividia entre maratonas e natação, precisou escolher uma das modalidades para se dedicar totalmente. 

A nadadora está embalada, por fechar 2023 com a medalha de bronze na prova de 10 km nos Jogos Pan-americanos de Santiago.

Vale a pena lembrar que em 2022, a atleta venceu a Travessia Itaparica-Salvador, a maior prova de mar aberto do Brasil!

Melhores nadadoras brasileiras de todos os tempos

9. Stephanie Balduccini

Com a medalha de prata do Pan-americano no peito e com a experiência de ter feito parte da seleção brasileiro de natação nas Olimpíadas de Tóquio 2021, Stephanie já tem o nome entre as melhores nadadoras brasileiras de todos os tempos. 

Em 2024, conseguiu o sexto lugar na competição de 100m livre do Mundial de Doha e chega com gás para as próximas competições e para firmar o seu nome entre as grandes do país. 

10. Mafê Costa

Mafê Costa tem apenas 21 anos, mas foi o destaque brasileiro feminino no Mundial de Esportes Aquáticos de Doha.

Ela disputou três provas, e conquistou as três finais, além de dois recordes sul-americanos e dois índices olímpicos

As provas disputadas foram 400m livre, revezamento 4x100m livre e 200m livre.

Bom, fica a dica para acompanhar essa superatleta e ver o que ela fará pelo nome do Brasil na natação, nos próximos anos! Afinal, ela já chegou, chegando!

Agora, sim, você tem a lista com o TOP 10 de melhores nadadoras brasileiras de todos os tempos. Tentamos juntar os nomes mais marcantes do esporte e os atletas que já estão ocupando seu espaço, mesmo muito jovens. 

Afinal, o show tem que continuar e as melhores nadadoras brasileiras de todos os tempos também são aquelas que ainda continuam arrasando nas piscinas, atualmente!
Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.



seu melhor jogo