seu melhor jogo

Seja na piscina ou no mar, as nadadoras brasileiras s√£o inesquec√≠veis. Desde a primeira gera√ß√£o de mulheres que foram para competi√ß√Ķes internacionais, at√© as atletas que est√£o come√ßando agora, fato √© que o Brasil √© um pa√≠s com grande reputa√ß√£o nas competi√ß√Ķes. Pensando nisso, resolvemos criar este guia contando um pouco da hist√≥ria das melhores nadadoras brasileiras de todos os tempos.

Muitas delas continuam competindo e outras deixam saudade por terem construído uma rica história de talento e conquistas.

Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

As vitórias das 10 melhores nadadoras brasileiras de todos os tempos

Na lista de 10 melhores nadadoras brasileiras de todos os tempos est√£o:

  1. Maria Lenk
  2. Poliana Okimoto
  3. Joanna Maranh√£o
  4. Etienne Medeiros 
  5. Ana Marcela Cunha
  6. Fabíola Molina
  7. Beatriz Dizotti
  8. Celine Bispo
  9. Viviane Jungblut
  10. Stephanie Balduccini
  11. Mafê Costa

 Continue lendo e conhe√ßa mais sobre a hist√≥rias e as conquistas das maiores nadadoras brasileiras de todos os tempos. 

1. Maria Lenk

√Č imposs√≠vel pensar na nata√ß√£o brasileira e n√£o citar o nome de Maria Lenk, que √© uma das melhores nadadoras de todos os tempos, de todo o mundo! 

A precursora do esporte feminino no pa√≠s, hoje batiza um dos grandes pr√™mios nacionais do esporte. 

Lenk foi uma pioneira da natação brasileira, sendo a primeira mulher sul-americana a competir nos Jogos Olímpicos, em 1932, em Los Angeles, além de ser a primeira brasileira a bater um recorde mundial, em 1939.

Depois da estreia nos Jogos Olímpicos de 1932, Maria Lenk também participou da competição em 1936.



seu melhor jogo

Nascida em 1915, no Rio de Janeiro, enfrentou diversos desafios em uma época em que a participação feminina no esporte era ainda mais limitada do que é hoje.

Sua determina√ß√£o e talento abriram portas para futuras gera√ß√Ķes de nadadoras.

2. Poliana Okimoto

Poliana Okimoto é uma das maiores nadadoras de maratona aquática do Brasil. Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, também é medalhista mundial e pan-americana na modalidade de maratona aquática.

Disputou tr√™s Jogos Ol√≠mpicos, tendo conquistado o bronze justamente em sua √ļltima participa√ß√£o. Foi medalhista de prata nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e Guadalajara 2011, sempre nos 10 km.

Nascida em S√£o Paulo, Okimoto come√ßou a nadar aos 7 anos e se destacou nas provas de longa dist√Ęncia. Sua determina√ß√£o e persist√™ncia a levaram ao sucesso internacional.

Melhores nadadoras brasileiras de todos os tempos
Melhores nadadoras brasileiras de todos os tempos: Poliana Okimoto é um grande nome dos mares!

3. Joanna Maranh√£o

Joanna Maranhão é uma nadadora versátil, competindo em várias provas de medley e estilo livre.

Ao longo de sua carreira a atleta acumulou oito medalhas em Jogos Pan-americanos: tr√™s de prata e cinco de bronze, entre as edi√ß√Ķes de 2003 e 2015. 

Em sua primeira participa√ß√£o em Olimp√≠adas, aos 17 anos, ocupou o quinto lugar nos 400m medley. Depois da estreia foi a mais duas Olimp√≠adas e marcou seu nome no esporte. 

Mesmo não tendo ganhado uma medalha olímpica, Joanna Maranhão é ainda a maior recordista brasileira da história, com um total de 27 recordes superados:

  • 400 livre ‚Äď 2 vezes
  • 800 livre ‚Äď 3 vezes
  • 1500 livre ‚Äď 1 vez
  • 200 borboleta ‚Äď 6 vezes
  • 200 costas ‚Äď 2 vezes
  • 200 medley ‚Äď 4 vezes
  • 400 medley ‚Äď 9 vezes

Al√©m disso, √© a √ļnica nadadora da hist√≥ria campe√£ brasileira absoluta nos 4 modalidades da nata√ß√£o. No masculino, Thiago Pereira tamb√©m conseguiu essa fa√ßanha. 

Vale a pena lembrar que a atleta tamb√©m deixou sua marca na busca por prote√ß√£o das atletas. A “Lei Joanna Maranh√£o“, oficialmente conhecida como Lei n¬ļ 13.650/2018, √© uma legisla√ß√£o brasileira que estabelece medidas de prote√ß√£o e combate ao ass√©dio sexual e ao abuso sexual no √Ęmbito do esporte. A lei recebeu esse nome em homenagem √† nadadora brasileira Joanna Maranh√£o, que foi v√≠tima de abuso sexual por parte de seu treinador na inf√Ęncia.

Melhores nadadoras brasileiras de todos os tempos
Melhores nadadoras brasileiras de todos os tempos: Joanna Maranhão é ouro dentro e fora da piscina

4. Etienne Medeiros

Etienne Medeiros é uma nadadora especializada em provas de costas e carrega uma medalha mundial e pan-americana.

Em 2015, durante os Jogos Pan-Americanos, conquistou a sonhada medalha de ouro, em Toronto, entrando para o hall das melhores nadadoras brasileiras de todos os tempos. 

Segundo o Troféu Best Swimming 2020, Etiene Medeiros foi a melhor nadadora da década no Brasil!

5. Ana Marcela Cunha

Ana Marcela Cunha é uma das maiores nadadoras de maratona aquática do mundo, tendo sido campeã do mundo por seis vezes, além de ter conquistado o sonhado ouro olímpico em 2021, nos Jogos de Tóquio.

Além destes títulos, Ana Marcela Cunha acumula diversos pódios em Campeonatos Mundiais nos 5km, 10km e 25km e, em Lima 2019, conquistou a inédita medalha de ouro para o Brasil em Jogos Pan-americanos.

Para conferir as √ļltimas bra√ßadas de Ana Marcela no seu hexacampeonato mundial, voc√™ s√≥ precisa dar o play no v√≠deo abaixo. Vale a pena conferir!

Nascida em Salvador, Bahia, Ana Marcela come√ßou a nadar aos 9 anos e se destacou em provas de longa dist√Ęncia, mostrando determina√ß√£o e paix√£o pelo esporte desde cedo.

6. Fabíola Molina

Fab√≠ola Molina come√ßou a nadar aos 7 anos e rapidamente demonstrou talento excepcional. 

Ao longo de sua carreira, ela se destacou em diversas provas, especialmente nos estilos costas e borboleta. 

Sua habilidade nas piscinas a levou a competir a n√≠vel nacional e internacional, representando o Brasil em v√°rias competi√ß√Ķes importantes.

Uma das maiores conquistas de Fab√≠ola foi sua participa√ß√£o em quatro edi√ß√Ķes dos Jogos Ol√≠mpicos: Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012. 

Sua constante presença olímpica é um testemunho de sua consistência e excelência ao longo de sua longa carreira.

Fab√≠ola tamb√©m conquistou medalhas em v√°rias outras competi√ß√Ķes internacionais, como os Jogos Pan-Americanos e os Campeonatos Mundiais de Nata√ß√£o. 

7. Beatriz Dizotti

Beatriz Dizotti é uma nadadora especializada em provas de estilo livre, que fez sua estreia nos Jogos Olímpicos em 2021, competindo nos 1500 metros livres femininos.

Já em 2022, a nadadora terminou o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em sexto lugar na prova de 1500 metros livre feminino, alcançando o tempo de 16m05s25 e estabelecendo um novo recorde brasileiro. Além disso, foi a melhor posição já obtida por uma brasileira na prova!

Tamb√©m em 2022, Dizotti conquistou a prata na prova de 1.500 metros livre em piscina curta na Copa do Mundo de Nata√ß√£o FINA 2022, estabelecendo mais um recorde brasileiro. 

Mesmo ainda muito jovem, j√° podemos considerar Beatriz Dizotti uma das melhores nadadoras brasileiras de todos os tempos, quebrando recordes e chegando longe em provas nas quais o Brasil n√£o tem muita tradi√ß√£o. 

8. Viviane Jungblut

Junto com Ana Marcela, Viviane Jungblut est√° garantida em Paris 2024 para a prova de maratona ol√≠mpica. A atleta, que at√© 2024 se dividia entre maratonas e nata√ß√£o, precisou escolher uma das modalidades para se dedicar totalmente. 

A nadadora est√° embalada, por fechar 2023 com a medalha de bronze na prova de 10 km nos Jogos Pan-americanos de Santiago.

Vale a pena lembrar que em 2022, a atleta venceu a Travessia Itaparica-Salvador, a maior prova de mar aberto do Brasil!

9. Stephanie Balduccini

Com a medalha de prata do Pan-americano no peito e com a experi√™ncia de ter feito parte da sele√ß√£o brasileiro de nata√ß√£o nas Olimp√≠adas de T√≥quio 2021, Stephanie j√° tem o nome entre as melhores nadadoras brasileiras de todos os tempos. 

Em 2024, conseguiu o sexto lugar na competi√ß√£o de 100m livre do Mundial de Doha e chega com g√°s para as pr√≥ximas competi√ß√Ķes e para firmar o seu nome entre as grandes do pa√≠s. 

10. Mafê Costa

Mafê Costa tem apenas 21 anos, mas foi o destaque brasileiro feminino no Mundial de Esportes Aquáticos de Doha.

Ela disputou três provas, e conquistou as três finais, além de dois recordes sul-americanos e dois índices olímpicos

As provas disputadas foram 400m livre, revezamento 4x100m livre e 200m livre.

Bom, fica a dica para acompanhar essa superatleta e ver o que ela fará pelo nome do Brasil na natação, nos próximos anos! Afinal, ela já chegou, chegando!

Agora, sim, voc√™ tem a lista com o TOP 10 de melhores nadadoras brasileiras de todos os tempos. Tentamos juntar os nomes mais marcantes do esporte e os atletas que j√° est√£o ocupando seu espa√ßo, mesmo muito jovens. 

Afinal, o show tem que continuar e as melhores nadadoras brasileiras de todos os tempos também são aquelas que ainda continuam arrasando nas piscinas, atualmente!
Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.



seu melhor jogo