seu melhor jogo

A natação é um dos esportes mais antigos e emocionantes do mundo. Ao cair na água, os atletas precisam superar limites para conquistar o melhor tempo.

Acontece que os campeonatos são formados por diferentes tipos de provas. E para quem está começando a acompanhar a modalidade só agora, pode ser confuso e complicado saber o que está acontecendo nas competições.

Foi por isso que decidimos criar este guia completo e atualizado sobre todas as modalidades da natação. Justamente para esclarecer todas as suas dúvidas!

Revezamento 4×100 metros livre, 100 metros costas, 200 metros borboleta… é hora de conhecer as provas deste esporte tão reverenciado!

Segue o fio 🧶

Modalidades da natação

  • 50 metros livre
  • 100 metros livre
  • 200 metros livre
  • 400 metros livre
  • 800 metros livre
  • 1.500 metros livre
  • 100 metros costas
  • 200 metros costas
  • 100 metros peito
  • 200 metros peito
  • 100 metros borboleta
  • 200 metros borboleta
  • 200 metros medley
  • 400 metros medley
  • Revezamento 4×100 metros livre
  • Revezamento 4×200 metros livre
  • Revezamento 4×100 metros medley
  • Maratona aquática

O que é 50 metros livre na natação?

A modalidade 50 metros livre é uma corrida de velocidade em que os nadadores percorrem uma distância de 50 metros o mais rápido possível.

Trata-se da prova mais curta da natação, exigindo explosão e técnica apurada dos competidores. Nela, os atletas utilizam a técnica de nado livre, também conhecido como crawl, pois é o estilo mais rápido do esporte.

O que é 100 metros livre na natação?

A prova de 100 metros livre é uma corrida de velocidade em que os nadadores percorrem uma distância de 100 metros o mais rápido possível.

Assim como a prova de 50 metros livre, essa é uma modalidade de curta distância que demanda velocidade, explosão e o uso do nado crawl.



seu melhor jogo

O que é 200 metros livre na natação?

as modalidades da natação
Modalidades da natação – 200 metros livre

A prova de 200 metros livre é uma modalidade em que os nadadores percorrem uma distância de 200 metros o mais rápido possível.

Essa é uma prova de média distância em comparação às categorias mais curtas, como os 50 e 100 metros livre. Aqui, também é utilizado o nado crawl.

O que é 400 metros livre na natação?

A prova de 400 metros livre é uma competição em que os nadadores percorrem uma distância de 400 metros o mais rápido possível.

Essa é uma modalidade de média longa distância e exige uma combinação de velocidade, resistência e estratégia por parte dos nadadores.

Assim como todas as provas de nado livre, nos 400 metros os esportistas também utilizam o nado crawl para obter o melhor tempo.

O que é 800 metros livre na natação?

A prova de 800 metros livre é uma competição em que os nadadores percorrem uma distância de 800 metros o mais rápido possível.

Essa é uma modalidade de longa distância que requer não apenas velocidade, mas também uma considerável resistência aeróbica no nado crawl.

O que é 1.500 metros livre na natação?

A prova de 1.500 metros livre é uma competição em que os nadadores percorrem uma distância de 1,500 metros o mais rápido possível.

Essa é uma das modalidades mais longas da natação competitiva e exige uma combinação significativa de resistência aeróbica, estratégia e habilidade técnica. Aqui, também é utilizado o nado crawl.

O que é 100 metros costas na natação?

nado costas
Modalidades da natação – 100 metros costas

A prova de 100 metros costas é uma competição em que os nadadores percorrem uma distância de 100 metros nadando de costas.

Nessa modalidade, os atletas utilizam a técnica de nado costas, também conhecida como dorsal. A característica distintiva deste estilo é que os competidores ficam de costas na água.

O que é 200 metros costas na natação?

A prova de 200 metros costas é uma competição em que os nadadores percorrem 200 metros nadando de costas. É uma modalidade praticamente idêntica aos 100 metros costas, mas em uma distância maior.

O que é 100 metros peito na natação?

A prova de 100 metros peito é uma competição em que os nadadores percorrem uma distância de 100 metros nadando peito.

Nesta prova, os atletas utilizam a técnica de nado peito, que é caracterizada por movimentos simultâneos dos braços em forma de círculo, impulsionando a água para trás, enquanto as pernas realizam um movimento de tesoura.

O que é 200 metros peito na natação?

A prova de 200 metros peito é uma competição em que os nadadores percorrem uma distância de 200 metros nadando peito. É uma modalidade praticamente idêntica aos 100 metros peito, mas em uma distância maior.

O que é 100 metros borboleta na natação?

A prova de 100 metros borboleta é uma competição em que os nadadores percorrem uma distância de 100 metros nadando o estilo borboleta

Nesta prova, os atletas utilizam a técnica de nado borboleta, caracterizada por movimentos sincronizados dos braços e pernas.

No estilo borboleta, os atletas executam uma batida de pernas conhecida como “batida de golfinho”, na qual as pernas se movem para cima e para baixo de maneira ondulante. É um movimento plástico e de grande complexidade.

O que é 200 metros borboleta na natação?

nado borboleta
Modalidades da natação – 200 metros borboleta

A prova de 200 metros borboleta é uma competição em que os nadadores percorrem uma distância de 200 metros nadando o estilo borboleta. É uma modalidade idêntica aos 100 metros borboleta, mas em uma distância maior.

O que é 200 metros medley na natação?

A prova de 200 metros medley é uma competição em que os nadadores percorrem uma distância de 200 metros nadando os quatro estilos em sequência: borboleta, costas, peito e crawl.

Nessa categoria, cada atleta realiza 50 metros em cada um desses estilos na ordem mencionada. Em outras palavras: o nadador precisa dominar todas as técnicas de natação para se dar bem nesse tipo de prova.

O que é 400 metros medley na natação?

A prova de 400 metros medley é uma competição em que os nadadores percorrem uma distância de 400 metros nadando os quatro estilos em sequência: borboleta, costas, peito e crawl.

É uma modalidade praticamente idêntica aos 200 metros medley, mas em uma distância maior, ou seja, exige ainda mais resistência.

O que é revezamento 4×100 metros livre na natação?

O revezamento 4×100 metros livre é uma prova em que as equipes de natação competem nadando uma distância total de 400 metros.

Cada time é composto por quatro atletas. Assim, cada um deles percorre 100 metros no estilo crawl, a fim de obterem o melhor tempo.

Nessa modalidade, os nadadores realizam uma transição rápida chamada de “trocada”, após completar seus 100 metros.

A trocada envolve o próximo atleta da equipe, que parte da borda da piscina assim que o colega anterior toca a parede após concluir sua parte da prova.

O que é revezamento 4×200 metros livre na natação?

revezamento natação
Modalidades da natação – Revezamento

O revezamento 4×200 metros livre é uma prova em que as equipes de natação competem nadando uma distância total de 800 metros.

Essa categoria funciona de forma semelhante ao revezamento 4×100 metros livre, mas em uma distância maior. Cada atleta, portanto, nada um trecho de 200 metros no estilo crawl.

O que é revezamento 4×100 metros medley na natação?

O revezamento 4×100 metros medley é uma prova em que as equipes de natação competem nadando uma distância total de 400 metros.

Cada time é composto por quatro atletas. Assim, cada um deles nada 100 metros abordando um estilo específico em cada trecho da prova. Os estilos são nadados na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl.

O que é maratona aquática na natação?

A maratona aquática é uma modalidade de natação de longa distância realizada em águas abertas, geralmente em oceanos.

Ao contrário das competições em piscinas fechadas, a maratona aquática ocorre em ambientes naturais e desafiadores, exigindo ainda mais força e resistência dos participantes para vencer correntes marítimas.

Nas Olimpíadas, a distância desse modalidade é de 10 quilômetros. Vence quem chegar na linha de chegada primeiro.

É isto! Agora você conhece todas as modalidades da natação. Gostou deste conteúdo? Registre sua opinião nos comentários! E não se esqueça de visitar nosso site diariamente, hein? Estamos sempre publicando artigos fresquinhos.



seu melhor jogo