seu melhor jogo

O Atari desempenhou um papel fundamental na história dos videogames, estabelecendo as bases para a indústria moderna e trazendo os jogos para o mainstream. Tendo isso em mente, vamos relembrar os melhores jogos do Atari de todos os tempos.

Com o lançamento do Atari 2600 em 1977, os jogos deixaram de ser exclusivamente um nicho de entusiastas e se tornaram uma forma de entretenimento amplamente acessível para milhões de pessoas em todo o mundo.

O sucesso de títulos emblemáticos ajudou a consolidar a posição do Atari como líder do mercado e pavimentou o caminho para o que veio a seguir, até chegarmos aos videogames como conhecemos hoje em dia. Embarque nessa jornada nostálgica conosco e siga a leitura!

Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

Melhores jogos do Atari de todos os tempos

1 – Pac-Man (1980)

Um clássico atemporal, e famoso no mundo inteiro. Pac-Man é um dos melhores jogos do Atari de todos os Tempos. O jogador controla a inconfundível criatura amarela redonda com uma boca grande, que deve percorrer um labirinto comendo pontos e evitando fantasmas. O objetivo é limpar cada fase, comendo todos os pontos enquanto evita ser capturado pelos fantasmas.

2 – Space Invaders (1978)

Space Invaders é um dos primeiros e mais influentes jogos de tiro espacial. No jogo, é preciso controla uma nave espacial que deve atirar e destruir hordas de alienígenas invasores que descem gradualmente em direção à terra. O objetivo é evitar ser atingido pelos tiros dos invasores e destruir o máximo possível deles para ganhar pontos.

3 – Pitfall! (1982)

O jogo segue as aventuras de um explorador chamado Pitfall Harry, que deve atravessar uma selva cheia de perigos como poços, crocodilos e cobras, enquanto coleta tesouros. O jogador deve correr, pular e balançar em lianas para evitar obstáculos e alcançar o máximo de tesouros possível dentro do limite de tempo.

4 – Asteroids (1979)

Asteroids é um dos jogos arcade mais famosos e influentes da história. Basicamente, coloca o jogador no controle de uma nave espacial que deve destruir asteroides e naves alienígenas enquanto evita colisões. À medida que o jogador destrói asteroides, eles se dividem em pedaços menores, aumentando a dificuldade do jogo.

5 – Missile Command (1980)

Missile Command é um clássico jogo de defesa desenvolvido pela Atari e lançado em 1980. O jogo coloca o jogador no controle de uma bateria de mísseis que deve defender seis cidades fictícias de um ataque de mísseis nucleares. O jogador deve usar mísseis para interceptar os mísseis inimigos antes que eles atinjam as cidades.



seu melhor jogo

6 – Breakout (1976)

Neste clássico, o jogador controla uma barra na parte inferior da tela que rebata uma bola para destruir uma parede de tijolos na parte superior. O objetivo é limpar todos os tijolos sem deixar a bola cair. Breakout foi um sucesso comercial e inspirou inúmeras variações ao longo dos anos.

7 – Centipede (1981)

Em Centipede, o jogador controla um canhão que pode mover-se horizontalmente na parte inferior da tela, atirando em centopeias descendentes, aranhas, escorpiões e outros insetos. O objetivo é destruir a centopeia que serpenteia pela tela enquanto evita ser atingido pelos inimigos.

8 – Pong (1972)

Pong é um dos melhores jogos do Atari de todos os tempos, frequentemente considerado o primeiro jogo de arcade comercialmente bem-sucedido. Simula um jogo de tênis de mesa, onde os jogadores controlam paletas para rebater uma bola de um lado para o outro da tela. O jogo ajudou a estabelecer os videogames como uma forma popular de entretenimento e inspirando inúmeros clones e variantes.

9 – Defender (1981)

Defender é um jogo de tiro de deslocamento horizontal, em que se controla uma nave espacial que deve defender uma série de cidades de uma invasão alienígena. O jogo é conhecido por sua jogabilidade desafiadora e rápida, bem como por sua mecânica inovadora, como a capacidade de voar livremente em qualquer direção.

10 – River Raid (1982)

River Raid é um jogo de tiro em que é preciso controlar um avião que voa através de um rio, destruindo barcos, helicópteros, pontes e outros obstáculos enquanto evita colisões. O objetivo é alcançar a maior pontuação possível enquanto avança através de fases geradas proceduralmente.

11 – Donkey Kong (1981)

Donkey Kong apresentou o primeiro protagonista de videogame reconhecível, o icônico Mario (na época chamado de Jumpman). No jogo, Mario deve resgatar sua namorada, Pauline, das garras de um grande gorila chamado Donkey Kong. O jogador deve atravessar quatro níveis diferentes, evitando obstáculos e inimigos enquanto sobe escadas e salta sobre obstáculos. Certamente um dos melhores jogos do Atari de todos os tempos.

donkey-kong-atari
Donkey Kong protagonizou um dos melhores jogos do Atari de todos os tempos

12 – Frogger (1981)

Frogger é um sapo que deve atravessar uma estrada movimentada e um rio cheio de perigos para chegar à sua casa. O jogador deve evitar carros, caminhões, crocodilos e outros obstáculos enquanto guia o sapo em direção aos espaços vazios na casa no topo da tela.

13 – Galaga (1981)

Galaga é um jogo de tiro espacial, a sequência de Galaxian, e apresenta mecânicas de jogo semelhantes, mas com melhorias significativas. O jogador controla uma nave espacial que deve destruir ondas de insetos alienígenas que se movem em formações e atacam em padrões específicos.

14 – E.T. the Extra-Terrestrial (1982)

Baseado no filme de mesmo nome, o jogo coloca o jogador no papel de E.T., que deve coletar peças de telefone e evitar agentes do governo enquanto tenta encontrar peças para reconstruir sua nave espacial e retornar para casa.

15 – Adventure (1980)

Frequentemente considerado um dos primeiros jogos de aventura de mundo aberto, é conhecido por seu design inovador e influência em jogos futuros. O jogador controla um herói que deve explorar um mundo cheio de castelos, labirintos e tesouros enquanto busca por um cálice mágico.

16 – Combat (1977)

Combat é um jogo de combate que oferece uma variedade de modos de jogo onde os jogadores controlam tanques, aviões ou outros veículos, com o objetivo de derrotar seu oponente. É um dos primeiros jogos de console a permitir o modo multiplayer e foi fundamental para o sucesso inicial do Atari.

17 – Tempest (1981)

Tempest é um dos primeiros jogos a usar gráficos vetoriais e apresenta uma jogabilidade única em que o jogador controla uma espaçonave que se move ao longo de um túnel tridimensional, disparando contra inimigos que se aproximam. O objetivo é sobreviver o maior tempo possível enquanto enfrenta ondas de inimigos cada vez mais desafiadoras.

18 – Yars’ Revenge (1981)

Neste jogo de tiro, o jogador controla um Yar, uma criatura parecida com uma mosca, que deve destruir uma barreira protetora e atacar o vilão Qotile enquanto evita ser atingido pelos tiros inimigos. Yars’ Revenge foi bem recebido pelos críticos e é considerado um dos melhores jogos do Atari de todos os tempos.

19 – Kaboom! (1981)

Kaboom! é um jogo de arcade desenvolvido pela Activision. Nele, o jogador controla um balde que deve pegar bombas que são lançadas por um criminoso chamado Mad Bomber. O objetivo é pegar o máximo possível de bombas sem deixar nenhuma delas explodir no chão.

20 – Joust (1982)

Neste jogo de arcade, é necessário controlar um cavaleiro montado em um avestruz que deve derrotar outros cavaleiros voadores em uma série de arenas. O objetivo é bater nos inimigos de cima para ganhar pontos enquanto evita ser atingido por eles.

21 – Pole Position (1982)

Pole Position é um dos primeiros jogos de corrida em 3D e apresenta gráficos avançados para a época. O jogo permite pilotar um carro de Fórmula 1 e competir em uma série de corridas para tentar obter o melhor tempo possível.

jogos-do-atari
Os melhores jogos do Atari de todos os tempos são verdadeiros clássicos

22 – Qbert (1982)

Outro integrante da lista de melhores jogos do Atari de todos os tempos é Qbert, um clássico de arcade protagonizado por uma criatura homônima, que deve mudar a cor dos cubos em uma pirâmide enquanto evita inimigos e obstáculos. Cada nível é completado quando todos os cubos são alterados para a cor alvo.

23 – Phoenix (1980)

O jogo de tiro conta com uma nave espacial que deve destruir uma série de naves inimigas e chefes alienígenas, e ainda apresenta vários estágios diferentes, incluindo fases de tiro horizontal e vertical.

24 – Robotron: 2084 (1982)

Em Robotron, o jogador controla um humano que deve salvar os últimos humanos restantes em uma Terra dominada por robôs assassinos e enfrenta hordas de inimigos em cada nível. É lembrado por sua jogabilidade intensa e inovações técnicas.

25 – Berzerk (1980)

Berzerk encerra a lista de melhores jogos do Atari de todos os tempos. Nele, o jogador controla um humano que deve navegar por labirintos cheios de robôs inimigos enquanto dispara contra eles. O objetivo é sobreviver o maior tempo possível e ganhar pontos destruindo inimigos e escapando dos labirintos.

Lista dos 25 melhores jogos do Atari de todos os tempos

  1. Pac-Man
  2. Space Invaders
  3. Pitfall!
  4. Asteroids
  5. Missile Command
  6. Breakout
  7. Centipede
  8. Pong
  9. Defender
  10. River Raid
  11. Donkey Kong
  12. Frogger
  13. Galaga
  14. E.T. the Extra-Terrestrial
  15. Adventure
  16. Combat
  17. Tempest
  18. Yars’ Revenge
  19. Kaboom!
  20. Joust
  21. Pole Position
  22. Q*bert
  23. Phoenix
  24. Robotron: 2084
  25. Berzerk

Relembrar os melhores jogos do Atari de todos os tempos ajuda a perceber as mudanças no universo dos games. E se você gosta desse tipo de conteúdo, não deixe de acompanhar nosso site:



seu melhor jogo