seu melhor jogo

O handebol é um esporte que conta com poucas posições, mas isso não significa que elas não sejam cheias de responsabilidade e extremamente importantes para as melhores jogadas. O esporte exige bastante habilidade, técnica, e tática, além de agilidade, força física e resistência para conseguir fazer as jogadas mais importantes e levar um time a vitória.

Entre as posições do handebol estão os armadores, que lideram o jogo na hora do ataque, os pivôs, que estão sempre na linha de frente criando os melhores espaços e finalizando jogadas, e os goleiros, que são aqueles que vão proteger a sua área de gol e evitar que o time adversário consiga fazer a bola entrar.

Vamos conhecer, então, quais são todas as posições do handebol e saber mais sobre elas?

posições do handebol
Posições do handebol (JeppeSmedNielsen/Pixabay)

Participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

Posições do handebol: lista completa

  • Goleiro;
  • Pontas;
  • Armadores;
  • Pivô;
  • Ala.

Posições do handebol: saiba tudo sobre cada uma

Goleiro

No handebol, o goleiro tem a principal responsabilidade de, claro, fazer a defesa do gol, o protegendo constantemente. Mas o atleta precisa ficar alerta e sempre pronto para defender os arremessos do time adversário, utilizando não só as mãos, como os braços, o corpo ou até mesmo os pés.

Os goleiros também precisam reagir rapidamente, contando com reflexos excelentes para saber o que fazer em meio a imprevistos e ataques dos jogadores do time oponente.

O jogador que atua no gol também precisa saber se comunicar muito bem, fazer as melhores saídas de bola e participar em bolas paradas, ou seja, executando as melhores cobranças de tiros livres e outras táticas.

Ponta

Os jogadores de ponta no handebol são aqueles que vão fazer os melhores arremessos de ângulos agudos. Ou seja: ficam posicionados nas extremidades da linha de ataque, na esquerda ou direita,  e usam a agilidade e velocidade para encontrar os melhores espaço espaços na defesa do time adversário, lançando a bola para o gol.

Esses atletas também precisam saber explorar muito bem a linha de fundo, muitas vezes se direcionando à linha do gol para receber os passos dos colegas de time e fazer arremessos dos ângulos mais difíceis e estreitos.



seu melhor jogo

Os pontas também são craques nos ataques rápidos, contra-ataques e na hora de fazer as melhores pressões defensivas, deixando os adversários sem saber como agir. Eles devem também executar transições rápidas entre a defesa e o ataque, o que requer muito treinamento e agilidade.

Armadores

No handebol, existem ainda os armadores esquerdos e direitos, que contam com tarefas bastante parecidas, mas cada um com suas características e responsabilidades diferentes que vão fazer toda diferença nas jogadas. 

Armador esquerdo

O armador esquerdo, portanto, é aquele que vai criar as melhores jogadas de ataque pelo lado esquerdo da quadra, podendo usar ainda sua mão esquerda para conduzir o jogo.

Ele também sabe fazer os melhores arremessos de longa distância, utilizando a mão dominante para jogar a bola de maneira poderosa fora da área de 9 metros.

Por fim, o armador esquerdo deve saber conduzir o jogo central mesmo posicionados do lado esquerdo, ajudando ainda o armador central na distribuição da bola e criação de oportunidades de fazer gol.

Armador central

Já o armador central no handebol é um jogador que precisa ser o responsável por distribuir a bola entre seu time, portanto deve contar com uma excelente visão de jogo e saber fazer os melhores passes, encontrando os companheiros de time que estejam nas posições mais certeiras para criar jogadas de gol.

Falando em criação de jogadas, essa posição do handebol precisa atuar como cérebro do ataque do time. Isso significa que são criativos e conseguem ler a defesa da equipe adversária da melhor forma possível, criando novas oportunidades de gol.

Isso pode ser feito com jogadas ensaiadas, analisando os espaços livres, ou ainda fazendo os melhores dribles. O armador central também deve saber liderar o time em quadra, fazer os melhores finalizações de jogadas e participar ativamente da defesa. Portanto, ele precisa ser bastante versátil e contar com muitas habilidades.

Armador direito

Já o armador direito é o que conta com a responsabilidade de criar novas oportunidades de jogadas e de fazer gol, normalmente utilizando a mão direita, que é a dominante, para conduzir o jogo.

Eles também precisam saber arremessar à longa distância, mas principalmente devem participar da defesa, ajudando a deixar os jogadores do time adversário pressionados.

Pivô

Entre as posições do handebol mais importantes está o pivô, que é essencial para o andamento de um jogo de sucesso. Os pivôs são aqueles que jogam de costas para o gol adversário, enfrentando a defesa, recebendo passes dos companheiros de time e criando novas oportunidades de marcar gols.

Eles fazem muitos arremessos à curta distância, além de passes para os seus colegas de equipe. Os pivôs são especialistas na hora de criar espaço para os seus colegas de time, utilizando bastante sua força física e habilidades para afastar os adversários e permitir que o seu próprio time faça os melhores arremessos.

O pivô também costuma enfrentar seus oponentes na defesa, impedindo seus movimentos. Por isso, eles devem ser capazes de usar o contato físico para manter a posse de bola. Esses jogadores também sabem fazer finalizações de jogadas a uma curta distância, aproveitando que estão perto do gol adversário, e por isso as habilidades de arremesso são bastante importantes.

Por fim, os jogadores da posição pivô participam bastante da defesa e sabem lidar com as transições rápidas de jogo que acontecem campo, mudando entre a defesa e o ataque constantemente.

posições do handebol
Posições do handebol (Oscar Aznar/Pixabay)

Ala

No handebol, a posição ala é aquela que conta com os jogadores mais versáteis do time, pois precisam saber jogar tanto no ataque quanto na defesa.

Basicamente, então, esse jogadores precisam fazer o ataque pelas laterais da quadra, procurando pelas melhores brechas da defesa do time adversário e criando oportunidades de gol para a sua própria equipe.

Os alas também são os responsáveis por fazer as melhores finalizações e arremessos dentro de quadra, principalmente aqueles de longa distância, quando necessário. Esses atletas ainda são craques na defesa do perímetro da quadra, o que prejudica a movimentação dos jogadores adversários, que também se sentem ameaçados na área de fazer os arremessos.

Os asas sabem ainda interceptar passes como ninguém, o que exige muita agilidade para movimentar de forma lateral. Esse jogadores também, como já falamos, precisam saber transitar muito bem entre o ataque a defesa, portanto são jogadores peças-chaves no bom desempenho de um time.

Além disso, ele sabe fazer uma ótima cobertura defensiva e agir bem durante as situações de bola parada, como nas cobranças de tiro livre.

Posições do handebol: lista completa

  • Goleiro;
  • Pontas;
  • Armadores;
  • Pivô;
  • Ala.

Se você gostou de conhecer as posições do handebol, aproveite para conferir nossos outros conteúdos sobre o tema, entre listas, glossários, notícias e mais. Continue acompanhando o site para ficar por dentro de tudo do mundo esportivo!



seu melhor jogo