seu melhor jogo

O kitesurf é um esporte divertido, entretanto, assim como qualquer outra modalidade, também possui suas normas. Neste sentido, se você quer começar a praticar o esporte, precisa conhecer as regras do kitesurf

Em relação às diretrizes do uso do equipamento, é bastante simples compreender como funciona. Afinal, o atleta usa o kite (a pipa) para capturar o vento e ser puxado sobre a água enquanto está em uma prancha.

Por meio da barra de controle, o kitesurfista manipula a direção e a velocidade.

É justamente esse controle que te permite navegar e realizar as manobras, famosas do esporte.

Contudo, além dessa compreensão geral sobre como funciona o kitesurf, é preciso dominar regras de segurança, de comunicação e de navegação. Então, vamos a elas!

Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

Regras do Kitesurf
Regras do Kitesurf: segurança e diversão precisam surfar juntas

Regras do Kitesurf: 7 normas que você precisa dominar

Organizamos as regras do kitesurf em uma lista com 7 pontos principais, que não podem ser ignorados, por nenhum atleta, nem mesmo pelos mais experientes ou inexperientes, ok? 

  1. Ao iniciar sua sessão de kitesurf, o praticante que está entrando na água possui prioridade sobre aquele que está saindo da água. 
  2. Em situações onde dois kitesurfistas se encontram em trajetórias que vão levar à colisão, geralmente, quando estão indo um em direção ao outro, o atleta com o kite posicionado à direita tem a preferência. Logo, deve manter sua rota e velocidade constante para permitir que o outro kiter desvie com segurança.
  3. Em relação às manobras, é concedida prioridade ao atleta que está surfando uma onda em relação àquele que está realizando saltos ou navegando em direção oposta.
  4. É fundamental dar prioridade aos outros usuários da praia. Os kiters devem contorná-los pelo lado sotavento (em direção ao vento).
  5. Para realizar saltos com segurança, é indicado dispor de uma área livre de no mínimo 50 metros na direção do vento e 30 metros no sentido contrário ao vento.
  6. Quando dois kitesurfistas estão se aproximando um do outro em direções opostas, o kitesurfista que tem o vento soprando do lado esquerdo do corpo tem o direito de passagem. 
  7. Quando dois kiters compartilham o espaço na praia, seja um se preparando para entrar na água ou outro recolhendo o kite, ambos devem manter uma distância segura entre si para evitar acidentes.

Outros cuidados também são indicados e podem ser considerados regras do kitesurf que garantem uma boa prática do esporte, como:

  • Antes de entrar na água, lembre-se de verificar as condições meteorológicas. Tenha segurança de que elas estão adequadas ao seu nível de habilidade.
  • Pratique o kitesurf apenas em áreas nas quais a modalidade é permitida.
  • Kitesurfistas que estão iniciando a prática do esporte devem dar prioridade aos kitesurfistas mais experientes.
  • Use gestos de mão ou sinais de luz para se comunicar com outros atletas enquanto estiver na água. Isso contribui para que eles entendam as suas intenções, ampliando a segurança.

Leia também: Regras do Windsurf: como se pratica o esporte Olímpico e dicas para quem quer assistir



seu melhor jogo

Regras de kitesurf de prioridade à segurança

A segurança é um dos cuidados principais quando o assunto é a prática de atividades aquáticas como o windsurf, a canoagem e, claro, o kitesurf. 

Por isso, além das regras do kitesurf que compartilhamos acima, vamos dar um destaque especial para outras normas que também precisam ser consideradas pelos praticantes da modalidade.

Começamos com o uso do equipamento de segurança adequado, que inclui:

  • colete salva-vidas;
  • capacete;
  • leash (corda de perna preso à prancha de surf e à perna) Impede que o equipamento seja arrastado pelas ondas.

É impossível falar das regras do kitesurf e não dedicar algumas linhas à necessidade do atleta em estar atento a tudo o que acontece ao seu redor. 

Se você sabe dirigir um carro, entenderá o que estou falando, afinal, quando estamos ao volante, é preciso estar atento ao que estamos fazendo, mas também ao que as demais pessoas estão realizando. 

Afinal, infelizmente, nem todo mundo segue as regras de trânsito, assim, como muita gente, também não segue as regras do kitesurf. 

Nesse sentido, se você estiver atento ao que acontece ao seu redor, e aos movimentos dos outros kitesurfistas, terá mais tempo para tomar decisões que evitem potenciais acidentes

Acredite, com a prática, esse tipo de olhar atento será natural para você, assim como é para quem dirige carros há muito tempo. 

Todavia, é fundamental que você alie a diversão com a segurança e o cuidado com as regras do kitesurf. 

Além disso, esteja ciente dos obstáculos próximos, como rochas, embarcações e outros praticantes.

É preciso fazer aulas de kitesurf para praticar o esporte? 

Essa não é exatamente uma das regras do kitesurf, mas é uma necessidade. As aulas são determinantes para que você domine as técnicas do esporte e com isso possa oferecer segurança para você e demais pessoas que estão ao redor.

Além disso, um instrutor vai te ensinar os passos corretos e procedimentos de segurança essenciais. 

Em outras palavras, sem um treinamento adequado, o iniciante é um perigo para todo mundo (inclusive, para ele mesmo).

A boa notícia é que as aulas vão oferecer a você uma bagagem excelente, incluindo informações como:

  • decolar;
  • pousar;
  • controlar a pipa (kite);
  • deslizar na prancha sobre a água
  • como controlar o kite;
  • analisar condições de segurança;
  • analisar direção, força e rajadas do vento;
  • analisar marés, correntes e perigos;
  • escolher o equipamento certo conforme as condições;
  • preparar, afinar e arrumar o equipamento;
  • procedimentos de segurança em emergências;
  • regras do kitesurf na água e mais.

Com essas regras do kitesurf em mente, é só curtir a sensação indescritível que este esporte oferece, enquanto desliza pelas águas do mar. 

Entretanto, antes de nos despedir, tenho um convite para você que é fã de esporte! Venha participar da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes, incluindo o kitesurf, windsurf e muito mais! Clique aqui para participar.



seu melhor jogo