seu melhor jogo

Nos Jogos Paralímpicos, os esportes que já conhecemos das Olimpíadas são adaptados para os atletas. Essas modalidades foram transformadas para ficarem acessíveis a pessoas com deficiência física, visual ou intelectual.

Entre esses esportes estão o atletismo, ciclismo, esgrima, hipismo, judô, natação, tênis, e muitos outros! Ficou curioso para conhecer mais? Então, veja só a lista que preparamos com todos os esportes das Paralimpíadas!

Confira 👇

Todos os esportes das Paralimpíadas: lista completa

  • Atletismo
  • Badminton
  • Basquete em cadeira de rodas
  • Biatlo
  • Bobsleigh
  • Bocha
  • Canoagem
  • Ciclismo
  • Curling em cadeira de rodas
  • Esgrima em cadeira de rodas
  • Esqui alpino
  • Esqui cross-country
  • Futebol de cinco
  • Golbol
  • Hipismo
  • Judô
  • Hóquei sobre trenó
  • Levantamento de peso
  • Natação
  • Remo
  • Rugby em cadeira de rodas
  • Snowboarding
  • Taekwondo
  • Tênis em cadeira de rodas
  • Tênis de mesa
  • Tiro
  • Tiro com arco
  • Triatlo
  • Vôlei sentado

Todos os esportes das Paralimpíadas: conheça!

todos os esportes das paralimpíadas
Conheça todos os esportes das Paralimpíadas

Atletismo

Na lista com todos os esportes das Paralimpíadas, não poderia faltar o atletismo, que conta com provas desenvolvidas para cada tipo de deficiência. O esporte pode ser praticado em cadeira de rodas, com o uso de próteses ou até mesmo com um guia.

O atletismo também é disputado em diversas classes, podendo acontecer na pista, campo e rua.

Badminton

O badminton, que consiste em arremessar petecas com uma raquete, pode ser praticado tanto por deficientes físicos quanto visuais. As regras são as mesmas da modalidade tradicional.

Basquete em cadeira de rodas

No basquete em cadeira de rodas, esporte praticado por deficientes físicos, a altura da cesta e o tamanho da quadra são iguais aos da modalidade tradicional.

Biatlo

O biatlo é um esporte competido por deficientes físicos e visuais, contando com três categorias. Na modalidade, os atletas competem com esqui cross-country e tiro.

Bobsleigh

O bobsleigh é um esporte praticado por pessoas com deficiência física. Nos Jogos Paralímpicos é competido somente na modalidade monobob, que consiste em apenas uma pessoa no trenó.



seu melhor jogo

Bocha

A bocha, que faz parte da lista com todos os esportes das Paralimpíadas, é um esporte praticado por atletas portadores de paralisia cerebral, ou deficientes físicos que usam cadeira de rodas.

Canoagem

Entre todos os esportes das Paralimpíadas, a canoagem é uma modalidade que é competida por atletas que contam com deficiência física ou intelectual. 

Ciclismo

No ciclismo, deficientes visuais ou físicos competem. Os atletas podem usar bicicletas ou ainda triciclos, tandem (para duas pessoas) e handbikes, movimentadas com as mãos.

Curling em cadeira de rodas

O curling em cadeira de rodas é uma modalidade Paralímpica praticada por pessoas com deficiência física dos membros inferiores. A única diferente do esporte tradicional é que não tem a varreção.

Esgrima em cadeira de rodas

O nome é autoexplicativo: o esgrima paralímpico é praticado por pessoas com deficiência física, que usam cadeira de rodas. 

Esqui alpino

No esqui alpino, atletas amputados, paraplégicos, com deficiência visual ou com paralisia cerebral competem em diferentes categorias. Para ficar justo, existe um sistema que calcula os pontos com base nos graus de deficiência.

Esqui cross-country

O esqui-cross country é um esporte também competido por deficientes visuais e físicos. Na modalidade, os atletas descem de esqui no gelo, e quando preciso uma cadeira de rodas é adaptada em cima dos esquis.

Futebol de cinco

No futebol de cinco, deficientes visuais conseguem praticar o futebol. Nas equipes, somente o goleiro pode enxergar.

Golbol

O golbol está na lista de todos os esportes das Paralimpíadas, mas não é uma adaptação. Ele foi criado para deficientes visuais e é jogado em equipes com três pessoas. A bola conta com um guizo interno para que seja ouvida.

Hipismo

O hipismo é um esporte das Paralimpíadas que pode ser praticado por pessoas com deficiência física ou visual. A competição é misturada entre homens e mulheres, contando ainda com categorias para cada perfil funcional.

Judô

O judô paralímpico é praticado por atletas com deficiência visual, com divisões em categorias de peso. É praticado tanto por homens quanto por mulheres.

Hóquei sobre trenó

Esta modalidade, que entra para a lista de todos os esportes das Paralimpíadas, é uma versão paralímpica do hóckei no gelo e é praticada apenas por quem tem deficiência física nos membros inferiores. 

Levantamento de peso

Na versão paralímpica do levantamento de peso, participam atletas paraplégicos, portadores de paralisiascerebral e amputação dos membros inferiores.

Natação

A natação paralímpica também pode ser competida por pessoas com deficiência física ou visual. Na modalidade, diversas categorias são definidas por classe e níveis de deficiência, deixando a competição justa para todos os atletas.

Remo

No remo, atletas com deficiência física participam usando equipamentos adaptados para o melhor aproveitamento do esporte.

Rugby em cadeira de rodas

No rugby em cadeira de rodas, os atletas com quadriplegia disputam. O objetivo é passar da linha do gol com a cadeira de rodas e a bola nas mãos.

Snowboarding

O snowboarding faz parte dos Jogos Paralímpicos de inverno e é uma versão adaptada para deficientes físicos, divididos em grupos de membros superiores ou inferiores.

Taekwondo

O taekwondo paralímpico pode ser praticado por pessoas com deficiência visual, ou ainda que possuam alguma deficiência locomotora, desde amputados até atletas com paralisia cerebral. 

Tênis em cadeira de rodas

No tênis em cadeira de rodas, podem competir atletas que tenham algum tipo de deficiência física em, pelo menos, um membro inferior. Porém, existe uma categoria chamada quad, com pessoas com deficiência em três ou quatro membros.

Tênis de mesa

No tênis de mesa paralímpico, existem duas categorias: em pé ou em cadeira de rodas. Podem competir, portanto, atletas amputados, paraplégicos ou com paralisia cerebral.

Tiro

O tiro paralímpico é um esporte praticado por deficientes físicos, nas categorias de cadeira de rodas ou em pé.

Tiro com arco

O tiro com arco, modalidade que também faz parte da lista com todos os esportes das Paralimpíadas, é praticado por atletas com paralisia cerebral ou amputados. A modalidade é dividida em diferentes classes funcionais, com disputas individuais ou de equipes, em pé ou cadeira de rodas.

Triatlo

O triatlo é um esporte das Paralimpíadas praticado por pessoas com deficiência física em diferentes categorias.

Vôlei sentado

O vôlei sentado é praticado por atletas com algum tipo de deficiência física, em times de seis pessoas. A quadra é menor e, consequentemente, o esporte é mais dinâmico.

Esta é a lista com todos os esportes da Paralimpíadas, que neste ano de 2024 vai acontecer em Paris. Os Jogos Paralímpicos ocorrem logo após as Olimpíadas, mostrando a importância da acessibilidade.

Agora que você já está por dentro da lista de todos os esportes das Paralimpíadas, continue por aqui para conferir outras matérias sobre os Jogos Paralímpicos, Olimpíadas e outras modalidades.



seu melhor jogo