seu melhor jogo

Você sabe como se pratica o fisiculturismo? Se não sabe, está no lugar certo para saber mais sobre a atividade! Basicamente, o fisiculturismo é um esporte que vai muito além do levantamento de pesos.

Isso porque é uma prática que exige muita dedicação, disciplina e um compromisso inabalável com o aprimoramento físico e mental

Para te explicar um pouco mais sobre esse esporte, preparamos um artigo que vai te mostrar alguns detalhes sobre a rotina de treinamento, como é a preparação para campeonatos e outros aspectos essenciais dessa atividade milenar tão desafiadora.

Confira! 👇

Como se pratica o fisiculturismo? Entenda a rotina de treinamento

Para os fisiculturistas, a rotina de treinamento é o pilar central para um bom desempenho. Então, para obter sucesso nessa prática, é essencial que haja uma combinação cuidadosamente planejada de exercícios de resistência, atividades cardiovasculares e uma dieta específica para construir massa muscular e reduzir a gordura corporal. 

Dessa forma, a disciplina é fundamental, afinal os atletas precisam seguir um programa rigoroso de treinamento, muitas vezes dividindo os grupos musculares em diferentes dias da semana.

Assim, ele consegue ter o descanso e a recuperação adequados para se dar bem no esporte. Isso tudo, é claro, mantendo a motivação, a hidratação e o cuidado com a saúde, que precisa estar sempre em dia.

Exercícios de resistência

Os exercícios de resistência são projetados para segmentar grupos musculares específicos, utilizando uma variedade de equipamentos como pesos de halteres, aparelhos de musculação e até mesmo o peso do próprio corpo. 

É comum que os fisiculturistas realizem séries e repetições de cada exercício, ajustando a carga e o volume de acordo com seus objetivos individuais, afinal cada atleta conta com um tipo físico e necessidades.



seu melhor jogo

Portanto, é essencial que os atletas contem com o suporte de um profissional especializado, como um personal trainer ou mentor, por exemplo, que pode ajudar a potencializar os resultados dos treinos.

como se pratica o fisiculturismo
O fisiculturismo é um esporte que exige treinos constantes

Treinamento cardiovascular

Agora, vamos falar sobre treinamento cardiovascular! Essa modalidade de exercício é crucial na queima de gordura e no desenvolvimento da resistência. É exatamente por isso que atividades como correr, andar de bicicleta, nadar e pular corda fazem parte da rotina de um fisiculturista.

Como se pratica o fisiculturismo: dietas

A dieta também é fundamental para o entendimento de como se pratica o fisiculturismo. Afinal, esses atletas precisam de uma alimentação equilibrada e rica em proteínas, que são nutrientes de extrema importância para a reparação e construção dos músculos.

Os fisiculturistas também podem seguir uma dieta rica em proteínas magras, carboidratos complexos, gorduras saudáveis, além de, claro, ingerir vitaminas e minerais. Os atletas também precisam estar atentos aos seguintes tópicos:

  • Quantidade de refeições diárias: um fisiculturista pode fazer de cinco a sete refeições por dia, pois só assim eles conseguem obter os nutrientes necessários para os músculos;
  • Controle de calorias: a ingestão calórica dos fisiculturistas também deve ser regrada de acordo com a necessidade de cada atleta. Enquanto o superávit calórico é usado para ganho muscular, o déficit calórico é usado para perda de gordura;
  • Hidratação adequada: fisiculturistas precisam estar sempre bem hidratados, evitando o consumo de bebidas açucaradas e alcoólicas. A ingestão desses líquidos pode prejudicar os objetivos de condicionamento físico dos atletas; 
  • Suplementação: além da rotina de treinos puxada e da dieta equilibrada, muitos fisiculturistas recorrem a suplementos nutricionais, garantindo assim todos os nutrientes necessários para os treinos e recuperação muscular.
como se pratica o fisiculturismo
A alimentação balanceada é um fator importante no desempenho de um fisiculturista

Como se pratica o fisiculturismo: preparação para campeonatos

Para entender como se pratica o fisiculturismo, temos que falar também da alimentação!

Os campeonatos de fisiculturismo vão dizer se as preparações dos atletas compensaram, funcionando como um teste final de todo o esforço feito durante meses, ou até anos! Então, sabemos que o treinamento não é nada fácil.

Na hora de escolher um campeonato para participar, os fisiculturistas devem levar em conta o seu nível de experiência no esporte, entendendo então a sua categoria de competição.

As categorias dos campeonatos de fisiculturismo são diversas, começando pelos iniciantes e indo até os profissionais. Cada uma delas tem critérios rigorosos de julgamento, como tamanho do músculo, a definição muscular e proporção, que considera a harmonização com o restante do corpo.

Ao serem selecionados para o campeonato, os atletas entram na fase de pré-competição, ou “pré-contest prep”. Neste período, os fisiculturistas ajustam suas rotina de treinamento e dieta para conseguir chegar na melhor forma física até o dia da competição.

Essa preparação, geralmente, consiste em reduzir a ingestão de calorias, aumentar os exercícios de cardio e caprichar na musculação, ajudando na definição muscular.

A fase final antes do campeonato é conhecida como “Peak Week”, traduzido como semana do pico. Nela, os fisiculturistas dedicam seu tempo a melhorar a aparência física, o que é feito por meio do controle da ingestão de água e carboidratos.

Então, no tão esperado dia do campeonato, os atletas exibem seus corpos cheios de músculos definidos para os juízes e uma plateia. Nesta apresentação, os fisiculturistas são avaliados nos seguintes critérios: simetria dos músculos, proporção, definição muscular, poses que mais valorizam o físico e apresentação geral.

como se pratica o fisiculturismo
Os atletas de fisiculturismo precisam de uma preparação intensa para os campeonatos

Como se pratica o fisiculturismo: outros aspectos do esporte

Para uma rotina de treinamento intensa antes da participação em campeonatos, o fisiculturismo exige algumas questões importantes. A principal delas é o acompanhamento de um treinador ou mentor com bastante experiência.

Esse profissional é essencial para fornecer orientações importantes sobre treinamento, dieta e preparação para competições! Então, fica a dica para quem deseja entrar para o mundo do fisiculturismo.

O descanso e a recuperação também são importantes, pois os músculos precisam de tempo para se recuperar e crescer após serem treinados intensamente. Por fim, ter boas noites de sono são essenciais para a saúde e um bom desempenho.

Outra questão importante a ser abordada é a psicológica, e muitos fisiculturistas também se dedicam a desenvolver uma mentalidade resiliente. A disciplina, a determinação e a capacidade de superar obstáculos são características essenciais para alcançar o sucesso nesse esporte que exige tanto do corpo humano.

Então, para entender melhor como se pratica o fisiculturismo, você precisa compreender que esse esporte é um estilo de vida que exige compromisso, muitos sacrifícios e muito gosto pelo aprimoramento físico e do cérebro.

Através de uma rotina de treinamento com consistência e a preparação regrada para participar das competições, os fisiculturistas conseguem transformar seus corpos em fontes de força e desempenho, além de uma estética impecável.

Gostou de saber mais sobre como se pratica o fisiculturismo? Para aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre essa técnica milenar e muito interessante, continue navegando pelo site para saber muito mais sobre esse e outros esportes!



seu melhor jogo