seu melhor jogo

O Brasil tem uma rica tradição no tênis feminino, com talentosas atletas que deixaram sua marca tanto nacional quanto internacionalmente. Para quem é fã de esporte, conhecer o nome e as trajetórias das maiores tenistas brasileiras mulheres de todos os tempos é uma inspiração e nos enche de esperança para os próximos campeonatos.

Afinal, alguns nomes da nossa lista continuam em atuação, como a grande Bia Haddad, que recentemente voltou a colocar o esporte na boca do povo!

Entretanto, outras grandes atletas seguem em busca de melhores resultados e da mais alta posição no pódio!

Participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

10 maiores tenistas brasileiras mulheres de todos os tempos

A seguir, organizamos um guia prático sobre as maiores tenistas brasileiras mulheres de todos os tempos, incluindo informações como: 

  • principais conquistas;
  • melhor ranking mundial;
  • curiosidades;
  • histórias de vida.

Logo, se você é um fã do esporte, seja bem-vindo e conheça mais sobre o tênis no Brasil, a partir do contato com seus maiores atletas de todos os tempos.

maiores tenistas brasileiras

1. Maria Esther Bueno

  • Títulos na Carreira: Vencedora de 19 títulos de Grand Slam (7 em simples, 11 em duplas e 1 em duplas mistas).

Maria Esther Bueno é uma lenda do tênis brasileiro! Nascida em 11 de outubro de 1939, em São Paulo, começou a jogar tênis aos seis anos e rapidamente demonstrou um talento excepcional para o esporte. 

Sua técnica refinada, sua elegância nas quadras e sua determinação a tornaram uma figura icônica no mundo do tênis.

Bueno foi a primeira tenista sul-americana a vencer o prestigioso torneio de Wimbledon em simples, conquistando o título em três ocasiões: 1959, 1960 e 1964.



seu melhor jogo

Além de seus sucessos em Wimbledon, Maria Esther Bueno também teve um impressionante histórico de vitórias em outros Grand Slam, incluindo o Aberto da Austrália, o Aberto da França e o Aberto dos Estados Unidos. No total, ela acumulou 19 títulos de Grand Slam.

Infelizmente, Bueno enfrentou desafios de saúde mais tarde em sua vida e faleceu em 8 de junho de 2018, aos 78 anos, deixando o mundo do tênis órfão de uma grande e inesquecível atleta. 

Leia também: 25 Maiores Tenistas Mulheres de Todos os Tempos [do Brasil e mundo]

2. Bia Haddad Maia

Beatriz Haddad Maia, ou Bia Hadad, é o nome da vez no tênis feminino brasileiro.

Em 2023, ela foi a grande campeã do WTA de Madrid, na Espanha e chegou a uma semifinal de Roland Garros da categoria feminina, algo que não acontecia desde 1968. 

Por isso, já podemos dizer que ela é uma das maiores tenistas brasileiras mulheres de todos os tempos.

No mesmo ano, uma lesão fez com que a atleta abandonasse o jogo pelas oitavas de final em busca do título em Wimbledon. Entretanto, Bia já voltou às quadras e é uma das esperanças do Brasil.

Nascida em São Paulo, Bia começou a jogar tênis desde cedo e se destacou como uma das melhores tenistas jovens do país.

Seu melhor ranking foi 10º no simples e em duplas no WTA

3. Neige Dias

Neige Dias é uma das maiores tenistas brasileiras de todos os tempos e obteve até então a melhor colocação na história do ranking feminino, ocupando a 31ª posição na lista da WTA (na época de Maria Esther Bueno não havia o mesmo ranking). Entretanto, a atleta se aposentou com apenas 22 anos

Nascida em 1966, competiu pela equipe do Brasil na Copa Fed de 1985 a 1988 e ganhou dois torneios de simples do WTA Tour, o Aberto do Brasil de 1987 e o Aberto de Barcelona de 1988.

Seu melhor resultado de simples em um torneio de Grand Slam foi chegar à terceira rodada do Aberto da França de 1988.

4. Patrícia Medrado

  • Títulos na Carreira: Vencedora de 3 títulos de Grand Slam em duplas e medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 1975 do México.

Patrícia Medrado foi uma das principais tenistas brasileiras na década de 1980. Nascida em Salvador, Bahia, começou a jogar tênis desde cedo e rapidamente se destacou como uma jovem promissora.

Ao longo de sua carreira, Patrícia Medrado conquistou diversos títulos importantes, destacando-se principalmente nas competições de duplas.

Até hoje Padtrícia está em quadra, dessa vez disputando os campeonatos Seniores. Em 2022, se tornou heptacampeã Mundial Seniors e garante a sua posição entre as maiores tenistas brasileiras mulheres de todos os tempos.

5. Laura Pigossi

Um dos momentos mais marcantes da carreira de Laura Pigossi foi em 2021, quando ela conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, na categoria de duplas femininas ao lado de Luisa Stefani. 

Essa conquista histórica foi a primeira medalha olímpica do Brasil no tênis feminino e solidificou o nome de Pigossi como uma das maiores tenistas brasileiras mulheres de todos os tempos!

Além disso, a atleta faturou duas medalhas de ouro no Pan-Americano de Simples e Duplas, em 2023

Atualmente, é a número 2 do país e também é uma das esperanças de medalhas para as próximas competições.

6. Luisa Stefani

Luísa Stefani é a primeira tenista brasileira na história a ingressar no Top 20 do ranking de duplas da WTA. 

A atleta foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-americanos Lima 2019 e em 2021 conquistou a inédita medalha olímpica para o tênis nacional: bronze em Tóquio.

Mas não para por aí, porque Luisa faturou uma medalha de ouro e uma de prata nos Jogos PanAmericanos de Santiago (2023).

Ao longo de sua carreira, Luisa Stefani ainda conquistou diversos títulos importantes em torneios WTA (Women ‘s Tennis Association) e ITF (International Tennis Federation), tanto em simples quanto em duplas. 

7. Cláudia Monteiro

  • Títulos na Carreira: Título de duplas do Aberto da França (Roland Garros) em 1983, ao lado de Patrícia Medrado

Cláudia atingiu a 72ª colocação no ranking da WTA em 1982, quando tinha 21 anos, e se aposentou com 26 anos, quando decidiu trabalhar como terapeuta. Anos depois se tornou professora de tênis.

Monteiro teve uma carreira sólida em outros torneios internacionais e representou o Brasil em várias edições da Fed Cup, a principal competição de equipes do tênis feminino.

8. Gisele Miró

  • Títulos na Carreira: Ouro no PanAmericano de 1987 e vitória na Olimpíada de Seul

Gisele Miró atingiu a 99ª posição do ranking da WTA em 1988 e foi uma das tenistas brasileiras mais consistentes nos anos 90, inclusive sendo chamada de “nova Maria Esther”.

Em 1988, nas Olimpíadas de Seul, na Coreia do Sul, tornou-se a primeira mulher brasileira a vencer uma partida de tênis em Jogos Olímpicos, batendo a então número 22 do mundo Helen Kelesi, do Canadá.

Nascida em Porto Alegre, Gisele começou a jogar tênis desde cedo e se tornou profissional na adolescência.

9. Joana Cortez

Joana Cortez foi uma das tenistas brasileiras mais talentosas dos anos 2000.

A ex-número 1 do Brasil nas quadras é atualmente a 9ª do ranking mundial na areia, sendo um dos nomes mais fortes do beach tennis no Brasil.

Atualmente, além de profissional do beach tennis é também comentarista do SporTV para torneios de tênis. 

No tênis conquistou dois ouros (1999 e 2003) e um bronze (2007) nas duplas nos Jogos Pan-Americanos.

Além disso, também representou o país nas Olimpíadas de Sidney 2000, quando fez dupla com Vanessa Menga.

Por toda sua história, Joana Cortez escreveu seu nome entre as maiores tenistas brasileiras mulheres de todos os tempos.

10. Teliana Pereira

  • Títulos na Carreira: Campeã de vários torneios WTA e ITF.

Teliana Pereira foi uma das tenistas brasileiras mais bem-sucedidas no circuito profissional, ganhando dois títulos de simples no circuito WTA e chegando a 43ª em 2015, também em simples.

Nascida em Águas Belas, Pernambuco, Teliana começou a jogar tênis em sua cidade natal, e quando se aposentou, aos 32 anos, tinha dois títulos de WTA e melhor ranking após Maria Esther Bueno e Niege Dias.

Em 2026, a atleta ainda disputou os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

maiores tenistas brasileiras mulheres

Top 10 maiores tenistas brasileiras mulheres de todos os tempos

  1. Maria Esther Bueno
  2. Bia Haddad Maia
  3. Neige Dias
  4. Patrícia Medrado
  5. Laura Pigossi
  6. Luisa Stefani
  7. Cláudia Monteiro
  8. Gisele Miró
  9. Joana Cortez
  10. Teliana Pereira

Sem dúvida é um orgulho gigante ter todas essas atletas maravilhosas representando o nosso país. 

As histórias e conquistas das maiores tenistas brasileiras mulheres de todos os tempos são inspiradoras e, claro, enche a gente de esperança para anos ainda melhores para o esporte brasileiro!

Aproveite e leia também:

Participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.



seu melhor jogo