seu melhor jogo

“Windsurf” é um termo em inglês que significa “navegar com o vento”. Ele é composto pelas palavras em inglês “wind” (vento) e “surf” (surfar). Assim, o esporte é literalmente a prática de surfar sobre as ondas aproveitando a força do vento. Essa é a ideia básica do esporte, entretanto, como qualquer outra modalidade, existem as regras do windsurf.

E para quem é leigo ou conhece só o básico sobre a competição, pode parecer muito difícil entender o que pode, o que não pode e o que um atleta deve fazer para ser campeão de uma prova. 

É por isso que criamos este guia básico e certeiro sobre as regras do windsurf, com tudo o que iniciantes da modalidade ou espectadores curiosos precisam saber para curtir o esporte.

Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

Regras do Windsurf: tudo o que você precisa saber para praticar ou assistir à modalidade

As principais regras do windsurf incluem:

  • Uso obrigatórios de colete salva-vidas
  • Respeito ao direito de passagem: desvie de outros velejadores e evite colisões.
  • Regras de prioridade: os velejadores que estão voltando têm prioridade sobre aqueles que estão indo.
  • Permaneça na prancha: se durante a competição o atleta sair da prancha, este pode ser desqualificado.
  • Todo contato físico com outro atleta é proibido durante as competições. Exceção apenas para contatos acidentais;
  • É considerada falsa partida se qualquer velejador iniciar antes do juiz dar a largada.

Sem dúvida, as regras do windsurf tem como foco principal, garantir a segurança dos atletas durante treinos e competições.

Por isso, algumas regras não oficiais também precisam de atenção do atleta que for praticar o esporte, entre elas, se manter distante de banhistas, se houver pessoas na água enquanto eles realizam suas manobras.

Como funciona a pontuação do windsurf?

Nas provas de windsurf o percurso é demarcado por boias, com os competidores navegando ao redor delas em uma determinada ordem.

Esses atletas são julgados com base em critérios específicos, como:



seu melhor jogo

  • velocidade;
  • técnica;
  • estilo;
  • execução das manobras. 

Nas regras do windsurf Olímpico, o formato da competição é o de corrida de frota, onde os barcos correm em torno de um percurso.

Quanto melhor a posição em uma regata, menor sua pontuação. Por exemplo, o vencedor de uma corrida ganha um ponto, o segundo lugar ganha dois e assim por diante.

Logo, diferente da maioria dos esportes, o objetivo de grande parte das modalidades à vela é marcar o menor número de pontos. 

Após a série de corridas, os pontos são somados para determinar as classificações.

Cada evento tem um número de corridas na etapa de classificação e os pontos da corrida com pior pontuação são descartados. Dependendo do número de corridas da fase classificatória, até três notas podem ser descartadas. 

Os atletas melhor classificados em cada evento avançam para a fase final.

No windsurf, o formato, geralmente, é de eliminação direta nas quartas de final e semifinal, formando uma final com três atletas.

Em 2024, pela primeira vez a categoria IQFOiL do windsurf fará parte da lista de esportes das Olimpíadas. Para conhecer um pouco mais sobre a categoria, assista ao vídeo abaixo, com resumo do Campeonato Mundial IQFOIL que aconteceu em 2022.

Mesmo dominando as regras do windsurf que compartilhamos acima, é importante que você saiba que existem várias disciplinas no windsurf. Na prática, a World Sailing reconhece 14 classes de windsurf, entre elas a IQFOiL que estará nas Olimpíadas pela primeira vez. 

Cada uma dessas “modalidades” tem suas próprias técnicas e algumas regras também podem variar, ok? 

Como se pratica o windsurf?

Entender como se pratica o esporte também auxilia na compreensão sobre as regras do windsurf que podem parecer um pouco confusas, seja para quem deseja começar a praticar o esporte ou apenas para quem quer sentar na frente da TV e curtir a competição. 

Independente de qual seja o seu caso, nossa missão aqui é te ajudar, por isso, separamos alguns pontos de atenção sobre o funcionamento da modalidade.

Posicionamento na Prancha

O windsurfista começa deitado na prancha com a vela posicionada perpendicularmente à direção do vento.

Com uma mão ele segura a vela, enquanto isso, a outra segura a alça.

O atleta também pode subir na prancha, se ajoelhar e então levantar segurando a vela. 

Controlar a Vela

Um dos aspectos mais delicados do esporte é controlar a vela. Para isso, é preciso dominar a retranca, nome dado ao acessório entre a vela e o praticante, que permite direcionar e segurar a vela.

É com a retranca que o atleta ajustará a posição da vela conforme a direção do vento.

Em seguida, é preciso direcionar a vela para frente para acelerar e para trás para desacelerar ou parar.

É preciso manter os braços estendidos e os ombros relaxados para controlar a vela com eficiência.

Direcionar a Prancha

Conforme o esportista posiciona a vela, a prancha será direcionada.

Em outras palavras, a vela é utilizada para impulsionar a prancha pelo vento, e a retranca é usada para posicionar a vela. 

Para virar à direita, é necessário mover a vela para a esquerda e inclinar o corpo para trás.

Já para virar à esquerda, é preciso fazer o movimento contrário: mover a vela para a direita.

Os pés ajudam a ajustar a posição na prancha e equilibrar o peso durante a curva.

Navegar com o Vento

Ao navegar é fundamental aproveitar o vento ao máximo, posicionando a vela em um ângulo ideal em relação à direção do vento.

Para isso, os atletas precisam estar atentos às mudanças nas condições (e direções) do vento e ajustar a vela conforme necessário.

Praticar Manobras

À medida que o windsurfista ganha confiança, ele pode experimentar manobras, como jibes, tacks e saltos, o que auxiliam na competição e classificação para as fases finais dos torneios. 

Fique atento a essas manobras durante as provas, assim, o esporte vai ficar ainda mais emocionante, até mesmo para quem está apenas torcendo!

Além das regras do windsurf: respondendo às principais dúvidas sobre o esporte

O que é Windsurf?

Windsurf é um esporte aquático no qual o velejador fica de pé sobre uma prancha impulsionada por uma vela que captura o vento, usando ele para levar o equipamento na direção desejada e realizar manobras, enquanto realiza o trajeto obrigatório, geralmente, demarcado por boias. 

Windsurf é uma modalidade olímpica?

Sim! Desde 1984, o windsurf é uma modalidade olímpica, já sendo representado por categorias como Widnglider, Lechner Divisão II, Lechner A-390, Mistral One Design e RS:X.  Em 2024, em Paris, a IQFOiL entra para a lista dos Jogos Olímpicos o promete muitas emoções aos espectadores.

O Brasil tem chances no windsurf dos Jogos Olímpicos? 

Sim! Mateus Isaac tem vaga garantida nas Olimpíadas de 2024. O atleta é um dos destaques do Brasil no IQFoil, modalidade que estreará nos Jogos Olímpicos. A vaga foi conquistada após Mateus alcançar a 16 ª posição no Mundial de Vela, disputado em Haia, na Holanda, em 2023.

Regras do Windsurf 1
Regras do windsurf: Mateus Isaac promessa para Paris 2024 Foto: Sailing Energy/Divulgação

Com as regras do windsurf nas mãos você sua torcida ficará ainda mais forte, ou quem sabe você embarcar nesse novo desafio e começar a praticar o esporte? O que acha? 

E se você gosta de esportes, acredito que vá curtir os artigos abaixo:

Participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.



seu melhor jogo