seu melhor jogo

Você já ouviu falar no badminton? O esporte, que nasceu na Inglaterra no século 19, é muito curioso, interessante e cheio de história. A primeira vez em que ele foi jogado foi na Badminton House, a casa do Duque de Beaufort.

O badminton é inspirado, na verdade, em outro esporte chamado poona, esse praticado na Índia. A modalidade esportiva é tão interessante que temos certeza que você já está curioso para descobrir as regras do badminton, certo?

Então, você está no lugar certo! Mas antes de conhecer quais são as normas no esporte, precisamos contextualizar mais sobre suas origens e como ele chegou no que é hoje.

Regras do badminton: breve história

regras do badminton
A história do badminton começa no século 19, na Inglaterra

Tudo começou no século 19 na Inglaterra, quando o esporte nasceu inspirado no poona. Porém, na Grécia Antiga, já havia um jogo bem semelhante a ele, envolvendo peteca e tamborete. Nele, as pessoas rebatiam as petecas usando tacos, e não podiam deixar elas tocarem o chão.

Com o passar dos anos, o badminton começou a ficar cada vez mais popular, saindo da Inglaterra e chegando em outros países não só da Europa, como também da Ásia, América do Norte e América do Sul.

Em 1934, finalmente as regras do badminton foram regulamentadas com a criação da Federação Internacional de Badminton, hoje conhecida como Federação Mundial de Badminton.

Décadas depois, em 1992, o badminton fez sua primeira aparição nas Olimpíadas de Barcelona, competindo em duplas. Hoje, a federação do esporte conta com mais de 170 países incluídos, com destaque ao continente asiático.

No Brasil, o badminton teve a sua primeira partida oficial em 1984, e em 1993 nasceu a Confederação Brasileira de Badminton.

Agora que já sabemos o contexto histórico do esporte, é hora de mergulharmos de vez nas regras do badminton!



seu melhor jogo

Regras do badminton: como jogar?

O objetivo do badminton é pontuar, o que acontece quando a peteca cai no chão da área do adversário. O esporte pode ser praticado entre dois jogadores, ou quatro na modalidade de dupla. 

Segundo as regras do badminton, o jogo consiste em ataque e defesa, utilizando raquete e a peteca. Após o saque inicial, os jogadores não podem deixar a peteca cair no solo do adversário, nem ao menos sair das linhas demarcadas.

A cada vez que a peteca cai no chão, um time pontua. As partidas de badminton contam com três sets, cada um com 21 pontos, e um intervalo a cada set.

Dos três sets, o grande vencedor é o jogador ou dupla que ganhar dois sets. A pessoa ou equipe ganhadora precisa ainda vencer cada set com dois pontos de diferença, caso um dos sets não alcance os 29 pontos.

Quando um jogador ou dupla comete uma falta, o time adversário pontua. Entre as faltas do badminton estão tocar a rede com a raquete, acertar o jogador com a peteca, invadir o lado adversário e bater na peteca com a raquete duas vezes seguidas.

Regras do badminton: saques

regras do badminton
O esporte é jogado em três sets

O badminton é um esporte que parece simples, mas precisa de muita atenção e concentração, principalmente na hora do saque. Os jogadores devem sacar apenas na diagonal, assim como acontece no tênis, que é uma modalidade bastante parecida.

O competidor que vai sacar precisa estar no lado direito da quadra, em direção ao lado esquerdo do adversário. Caso ele pontue, deve sacar novamente, mas dessa vez do lado esquerdo. Ao perder um saque, o próximo é do time com o qual está competindo.

Antes de começar cada jogo, há um sorteio chamado “toss” que vai definir quem vai começar sacando ou o lado da quadra de sua preferência. Antes do jogo iniciar, os competidores têm dois minutos para se aquecer.

Regras do badminton: equipamentos

O badminton é um esporte jogado com peteca e raquete. As petecas costumam ser feitas com penas de ganso ou nylon e são leves, pesando apenas entre 4 e 5 gramas. 

As raquetes de badminton também são bastante leves, pesando somente 100 gramas, e são produzidas com materiais resistentes para aguentar as partidas, como alumínio ou grafite.

Em relação às vestimentas, o jogador deve usar apenas roupas leves, como camisetas de manga curta, além de shorts leves e elásticos. As meias também precisam ser confortáveis e feitas com um bom material para absorver o suor.

O badminton conta com sapatos próprios para o esporte, semelhantes às sapatilhas, que facilitam a locomoção dos competidores. Quem tem cabelo comprido deve prendê-lo para um maior conforto, e joelheiras podem ser usadas para a proteção da região.

Regras do badminton: quadras

regras do badminton
O badminton pode ser jogado em ambientes internos ou externos

As partidas de badminton podem, tranquilamente acontecer ao ar livre, mas não é o ideal. A recomendação é que o esporte seja praticado em um local coberto, evitando a interferência de condições naturais como o vento.

No caso de ser em um local coberto, o sistema de ventilação também precisa ser desligado, pois pode prejudicar a direção da peteca e até mesmo os movimentos feitos com a raquete.

Também é importante que o piso seja feito ou coberto com materiais antiderrapantes, já que os jogadores ficam em movimento constante. As quadras devem ainda contar com marcações brancas ou amarelas, facilitando o direcionamento dos competidores.

Entre a quadra e as paredes, as regras do badminton exigem que haja uma distância de mais de 1 metro nas laterais e 1,5 metro no fundo. As redes precisam estar a 1,55 metro de altura do chão, ficando bem esticada e alinhada.

A quadra é retangular, medindo cerca de 13 metros de comprimento por seis de largura. As dimensões podem mudar de acordo com a quantidade de jogadores.

O esporte pode ser jogado de forma séria, em competições e grandes torneios, ou ainda apenas como diversão. Se você gostou de conhecer melhor as regras do badminton, aproveite para continuar navegando pelo site e saber muito mais sobre outras modalidades esportivas.

Não se esqueça de deixar um comentário e dizer qual esporte você tem curiosidade de aprender mais sobre!



seu melhor jogo