seu melhor jogo

A cada quatro anos acontecem as Olimpíadas, o maior e mais popular campeonato esportivo do planeta. Além das competições tradicionais, o mundo presencia também as Paralimpíadas, criada para promover a inclusão no esporte.

Nas Paralimpíadas, ou Paraolimpíadas, pessoas com deficiências físicas, visuais ou intelectuais têm a oportunidade de mostrar suas habilidades em versões adaptadas dos esportes que já conhecemos.

Os Jogos Paralímpicos acontecem logo após os Olímpicos e chamam a atenção do mundo todo. Se você ficou curioso para conhecer mais sobre o evento, está no lugar certo! Preparamos um guia para você saber tudo sobre as Paralimpíadas e ficar por dentro das competições.

Confira 👇

Tudo sobre as Paralimpíadas: origem e história

tudo sobre as paralimpíadas
Saiba tudo sobre as Paralimpíadas!

Antes de entender melhor como funcionam as Paralimpíadas, vamos conhecer o seu contexto histórico? A origem dos Jogos Paralímpicos é na cidade de Stoke Mandeville, na Inglaterra, em 1948.

Tudo começou quando um neurologista alemão chamado Ludwig Guttmann, que trabalhava no hospital da cidade alemã, se dedicava a tratar da saúde de veteranos de guerra. Esses pacientes sofreram consequências graves da violência, como lesões na medula espinhal, o que prejudicava seus movimentos.

Para ajudar na recuperação desses veteranos, o neurologista começou a explorar os esportes. Essa forma de reabilitação começou a surtir efeito, então Guttmann criou uma competição esportiva para acontecer em paralelo aos Jogos Olímpicos. Naquele ano, as Olimpíadas aconteciam em Londres.

 A ideia foi bem aceita e 19 atletas com lesões na medula espinhal competiram. Os esportes disputados eram o arco e flecha, dardos e tênis de mesa. Por mais que o objetivo tivesse sido focar na reabilitação dos pacientes, os Jogos de Stoke Mandeville foram um sucesso!

Nos anos seguintes, os jogos foram evoluindo, ganhando mais adeptos e novos esportes. Logo, nasceu as Paralimpíadas modernas, com a primeira edição acontecendo em 1960 em Roma, na Itália. O campeonato teve a participação de 400 atletas de 23 países diferentes.



seu melhor jogo

Tudo sobre as Paralimpíadas: qual o objetivo da competição?

As Paralimpíadas são competições muito importantes para a nossa sociedade, e contam com vários objetivos. O primeiro deles, claro é promover a inclusão, mostrando que pessoas com deficiências, sejam elas intelectuais, físicas ou visuais, também têm habilidades que precisam ser valorizadas e reconhecidas.

Os Jogos Paralímpicos também são importantes para a igualdade entre os seres humanos, deixando o preconceito de lado. As competições comprovam, de uma vez por todas, que pessoas com deficiência merecem estar em espaços seguros e se sentirem capazes de competir no mesmo nível de dificuldade de atletas sem essas condições.

Quanto mais inclusão e igualdade são promovidas, mais respeito é visto na sociedade. As Paralimpíadas conseguem quebrar estereótipos, sendo o primeiro passo para acabar com o preconceito. 

Os jogos das Paralimpíadas também inspiram futuros atletas a seguirem seus sonhos de competir, superando as limitações e treinando para conseguir realizar suas vontades do esporte. 

Um dos objetivos mais importantes das Paralimpíadas também é conscientizar a população, principalmente as pessoas que não têm contato com quem tem algum tipo de deficiência. Através dos jogos, muitos podem ver a necessidade de trazer inclusão à vida dessas pessoas, entendendo a importância disso.

Tudo sobre as Paralimpíadas: categorias e esportes

Os esportes praticados nas Paralimpíadas são divididos em cinco categorias: deficiência auditiva, intelectual, visual, física e mista. Vamos conhecer melhor cada uma delas?

tudo sobre as paralimpíadas
O basquete sobre cadeira de rodas é um dos esportes das Paralimpíadas

Deficiência auditiva

Nas Paralimpíadas, pessoas com deficiência auditiva, total ou parcial, podem participar de competições adaptadas de modalidades como natação, vôlei, futebol de salão, atletismo, judô, entre outras.

Durante os jogos, as partidas contam com o auxílio de um intérprete de linguagem de sinais, que vão orientar os jogadores sobre o início da competição, o fim, entre outros alertas importantes.

Deficiência intelectual

Assim como na deficiência auditiva, os esportes para pessoas com deficiência intelectual são adaptados. Com a ajuda de treinadores e assistentes, esses atletas são capazes de competir de forma justa e com igualdade.

Nem sempre todos os competidores possuem o mesmo tipo de deficiência, mas elas precisam ser semelhantes. Para isso, os atletas passam por testes de classificação.

Deficiência visual

Entre os esportes competidos por pessoas com deficiência visual, completa ou parcial, estão o goalball, tênis de mesa, judô, esqui alpino, atletismo, entre outros. Eles também são versões adaptadas das modalidades comuns.

Nos Jogos Paralímpicos, os atletas também contam com a ajuda de guias que os auxiliam, de forma verbal e física, a se situarem no andamento da competição.

Deficiência física

Na categoria de atletas com deficiência física, as Paralimpíadas contam com esportes como tênis, basquete, esgrima e rugby de cadeira de rodas, além de remo adaptado, natação e outros.

Nessas modalidades, os competidores contam com o uso de cadeiras de rodas esportivas, além de próteses adaptadas para os esportes, diferentes rampas para o acesso, entre outros equipamentos importantes.

Deficiência mista

Também podem participar das Paralimpíadas atletas que contam com mais de um tipo de deficiência. Entre os esportes praticados estão o hipismo, pentatlo moderno e outros.

Veja a lista de esportes que podem ser competidos nas Paralimpíadas:

  • Atletismo;
  • Basquete em cadeira de rodas;
  • Badminton;
  • Biatlo;
  • Bobsleigh;
  • Bocha;
  • Canoagem;
  • Ciclismo;
  • Curling em cadeira de rodas;
  • Esgrima em cadeira de rodas;
  • Esqui alpino;
  • Esqui cross-country;
  • Futebol de cinco;
  • Goalball;
  • Hóquei sobre trenó;
  • Hipismo;
  • Judô;
  • Levantamento de peso;
  • Natação;
  • Remo;
  • Rugby em cadeira de rodas;
  • Snowboarding;
  • Taekwondo;
  • Tênis em cadeira de rodas;
  • Tênis de mesa;
  • Tiro;
  • Tiro com arco;
  • Triatlo;
  • Vôlei sentado.

Tudo sobre as Paralimpíadas: curiosidades

Agora que você já sabe a história das Paralimpíadas, quais são as categorias de esportes, as diferentes modalidades e muito mais, vamos conferir algumas curiosidades sobre a competição.

Hoje, os Jogos Paralímpicos são considerados o terceiro maior evento esportivo do mundo. Em sua frente estão apenas as Olimpíadas, claro, e a Copa do Mundo, que é só de futebol. 

Nas Paralimpíadas, competidores de todo o mundo participam, representando diversas nações do planeta. A cada edição, novas tecnologias são usadas nas competições, com diferentes equipamentos sendo desenvolvidos para um melhor bem estar e conforto dos atletas.

tudo sobre as paralimpíadas
Os Jogos Paralímpicos ajudam na inclusão de pessoas com deficiência nos esportes

Os Jogos Paralímpicos também se tornam o cenário de grandes recordes mundiais, quebrados pelos melhores atletas do mundo!

A edição de 2024 das Paralimpíadas acontecem do dia 28 de agosto a 8 de setembro, logo após as Olimpíadas. O evento também será em Paris, capital da França.

Gostou de saber mais sobre as Paralimpíadas? Aproveite que chegou até aqui para conferir mais conteúdos sobre esportes e se preparar para a chegada de mais uma edição dos Jogos Olímpicos!



seu melhor jogo