A cada quatro anos, logo após as Olimpíadas, também acontecem as Paralimpíadas. Os Jogos Paralímpicos são dedicados a atletas que possuem algum tipo de deficiência, sejam elas físicas, visuais ou intelectuais.
Assim como nas Olimpíadas, também existe a classificação dos maiores medalhistas paralímpicos da história. Esses atletas colecionam medalhas de ouro, prata e bronze, mostrando que são grandes nomes do esporte.
Ficou curioso para conhecer alguns dos maiores medalhistas paralímpicos do mundo? Então fique por aqui para descobrir quem eles são!
Lista dos 20 maiores medalhistas paralímpicos
- Trischa Zorn
- Zipora Rubin-Rosenbaum
- Daniel Dias
- Roberto Marson
- Jonas Jacobsson
- Frank Höfle
- Heinz Frei
- Gerd Schönfelder
- Knut Lundstrøn
- Michael Edgson
- Bart Dodson
- Tatyana McFadden
- Pryia Cooper
- Sarah Storey
- Maria Scutti
- Natalie du Toit
- Lee Pearson
- Zhang Xiaoling
- Christopher Scott
- Jessica Long
Maiores medalhistas paralímpicos: os 20 principais campeões
20. Jessica Long
- País: Rússia
- Esporte: natação
- Medalhas: 6
Jessica Long, atleta russa de natação, conquistou seis medalhas paralímpicas ao longo de sua carreira. A esportista, que tem deficiência física, conta com três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.
19. Christopher Scott
- País: Austrália
- Esporte: ciclismo
- Medalhas: 10
Christopher Scott, atleta com paralisia cerebral, é um dos maiores medalhistas paralímpicos do mundo. Competindo no ciclismo, o esportista conquistou 10 medalhas: seis de ouro, duas de prata e duas de bronze.
18. Zhang Xiaoling
- País: China
- Esporte: tênis de mesa
- Medalhas: 12
Zhang Xiaoling, atleta com deficiência física, conquistou 12 medalhas nas Paralimpíadas jogando tênis de mesa. Entre elas, nove são de ouro, uma de prata e duas de bronze.
17. Lee Pearson
- País: Reino Unido
- Esporte: para-hipismo
- Medalhas: 14
Lee Pearson, um dos maiores atletas do para-hipismo, tem deficiência física e conquistou nada menos que 14 medalhas nas paralimpíadas. Entre as medalhas, 11 são de ouro, duas de prata e uma de bronze.
16. Natalie du Toit
- País: África do Sul
- Esporte: natação
- Medalhas: 15
Somente nas Paralimpíadas, a atleta Natalie du Toit conta com 15 medalhas pelas suas competições de natação. A atleta, que tem deficiência física, ostenta 13 medalhas de ouro e duas de prata.
15. Maria Scutti
- País: Itália
- Esporte: atletismo, esgrima, natação e tênis de mesa
- Medalhas: 15
A italiana Maria Scutti foi uma multiesportista que conquistou 15 medalhas nas Paralimpíadas. A atleta competiu no atletismo, natação, esgrima e tênis de mesa, ganhando 10 medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze.
14. Sarah Storey
- País: Reino Unido
- Esporte: ciclismo e natação
- Medalhas: 16
Sarah Storey é uma atleta paralímpica do ciclismo e natação, que acumula 16 medalhas das Paralimpíadas. Entre elas, cinco são de ouro, oito de prata e três de bronze. A esportista tem deficiência física.
13. Pryia Cooper
- País: Austrália
- Esporte: natação
- Medalhas: 16
A nadadora Pryia Copper, da Austrália, é uma das maiores medalhistas paralímpicas da história. Ao todo, ela conquistou 16 medalhas nos Jogos Paralímpicos, sendo nove de ouro, três de prata e quatro de bronze.
12. Tatyana McFadden
- País: Rússia
- Esporte: esqui cross-country
- Medalhas: 17
Tatyana McFadden começou a competir nas paralimpíadas com apenas oito anos, conquistando sua primeira medalha em 2004. Ao todo, ela conta com 16 medalhas paralímpicas, sendo sete de ouro, seis de prata e três de bronze.
11. Bart Dodson
- País: Estados Unidos
- Esporte: corrida sobre cadeira de rodas
- Medalhas: 20
Bart Dodson, atleta dos Estados Unidos, competiu na corrida sobre cadeira de rodas, se tornando um dos maiores atletas das Paralimpíadas. Ao todo, ele ganhou 20 medalhas: 13 de ouro, três de prata e quatro de bronze.
10. Michael Edgson
- País: Canadá
- Esporte: natação
- Medalhas: 20
O atleta Michael Edgson, que tem deficiência visual, é um dos atletas paralímpicos mais bem sucedidos de todos os tempos. Ao longo dos anos em que participou das olimpíadas, conquistou 20 medalhas, sendo 17 de ouro e três de prata.
9. Knut Lundstrøm
- País: Noruega
- Esporte: corrida em trenó no gelo
- Medalhas: 21
Knut Lundstrøm, da Noruega, competiu nas Paralimpíadas na corrida em trenó no gelo. Ao longo dos campeonatos, ele arrecadou 21 medalhas, sendo 14 de ouro, cinco de prata e duas de bronze.
8. Gerd Schönfelder
- País: Alemanha
- Esporte: Esqui alpino
- Medalhas: 22
Gerd Schönfelder, atleta do esqui alpino, tem deficiência física. Nos anos que competiu nas Paralimpíadas, o esportista conquistou 22 medalhas: 16 de ouro, quatro de prata e duas de bronze.
7. Heinz Frei
- País: Suíça
- Esporte: corrida em cadeira de rodas
- Medalhas: 23
Heinz Frei, atleta suíço, é um dos maiores medalhistas paralímpicos do mundo e conquistou 23 medalhas nas paralimpíadas: 11 de ouro, seis de prata e cinco de bronze.
6. Frank Höfle
- País: Alemanha
- Esporte: Esqui cross-country, biatlo
- Medalhas: 24
Frank Höfle, atleta de biatlo e esqui cross-country, conquistou 24 medalhas nas Paralimpíadas. Entre elas, 14 são de ouro, cinco de prata e cinco de bronze.
5. Jonas Jacobsson
- País: Suécia
- Esporte: tiro esportivo
- Medalhas: 25
Jonas Jacobsson, atleta do tiro esportivo nas Paralimpíadas, acumulou 25 medalhas nos anos que competiu. Ele também foi o primeiro esportista a ser considerado a personalidade do ano nos esportes da Suécia.
Entre as medalhas de Jacobsson, 17 são de ouro, quatro de prata e nove de bronze.
4. Roberto Marson
- País: Itália
- Esportes: atletismo, natação, basquete sobre cadeira de rodas, esgrima sobre cadeira de rodas
- Medalhas: 26
O italiano Roberto Marson foi um multiesportista que praticava atletismo, natação, basquete e esgrima sobre cadeira de rodas. Nesses esportes, ele conquistou 16 medalhas de ouro, sete de prata e três de bronze.
3. Daniel Dias
- País: Brasil
- Esporte: natação
- Medalhas: 27
O atleta Daniel Dias, da natação, tem uma deficiência física e é um dos maiores medalhistas paralímpicos do mundo, competindo na natação. Ao todo, ele conta com 27 medalhas: 14 de ouro, sete de prata e seis de bronze.
2. Zipora Rubin-Rosenbaum
- País: Israel
- Esporte: tênis de mesa, natação, atletismo e basquete sobre cadeira de rodas
- Medalhas: 31
A atleta israelense Zipora Rubin-Rosenbaum está na lista dos maiores medalhistas paralímpicos. A esportista, com deficiência física, se destacou em esportes como tênis de mesa, natação, atletismo e basquete sobre cadeira de rodas.
Ela conta com 31 medalhas conquistadas no total: 15 de ouro, nove de prata e sete de bronze.
1. Trischa Zorn
- País: Estados Unidos
- Esporte: natação
- Medalhas: 55
A nadadora Trischa Zorn, que tem deficiência visual, competiu nas Paralimpíadas entre os anos de 1980 a 2004 e conquistou 55 medalhas. Entre elas, 37 são de ouro, 10 de prata e cinco de bronze.
O que achou de conhecer os maiores medalhistas paralímpicos do mundo? Para ficar por dentro de mais informações sobre as Olimpíadas e Paralimpíadas, aproveite que chegou até aqui e conheça nossos artigos com tudo sobre os principais esportes.
- Maiores brasileiros em Olimpíadas: conheça os 20 principais atletas
- Maiores brasileiros em Paralimpíadas: conheça os 20 principais atletas
- Todos os esportes das Olimpíadas: veja lista completa e descrição
- Todos os esportes das Paralimpíadas: veja lista e descrição
- Campeonatos de fisiculturismo: conheça os principais eventos