seu melhor jogo

A canoagem é um esporte que, aos poucos, vem conquistando o coração do mundo todo e ganhando mais adeptos. Incluído nos Jogos Olímpicos, a modalidade chama a atenção por precisar de agilidade, força e muita concentração de seus atletas.

Para você ficar por dentro de tudo o que envolve esse esporte, preparamos uma matéria imperdível com as principais regras da canoagem. Trazemos também outros detalhes que você precisa saber antes de assistir ou, quem sabe, praticar!

Antes de conhecer como a canoagem funciona e cada regra, vamos conhecer um pouco da história do esporte, suas modalidades, classes, distâncias e muito mais!

Confira 👇

Canoagem: breve histórico

regras da canoagem
As regras da canoagem abrangem diferentes modalidades

A história da canoagem não é muito diferente de outros esportes, uma vez que o transporte por canoas sempre foi algo usado pelos humanos, desde nossos antepassados. A canoa contava e ainda conta com adeptos que precisavam navegar por mares e rios não só como meio de transporte, mas também para pesca e outras explorações.

Existem registros de representações da canoas datadas em 700 anos A.C., na Guatemala, e elas eram feitas com troncos de árvore, peles de animais, entre outros materiais. Além da América Central, as primeiras canoas eram usadas por esquimós na Groenlândia.

Mas foi somente em 1886 que John MacGregor, escritor e explorador britânico, transformou as atividades comuns da canoagem em um esporte. Com isso, ele fundou a Royal Canoe Club, o primeiro clube de canoagem do mundo que está na ativa até os dias de hoje.

No Brasil, a canoagem como esporte chegou no início do século 20 por imigrantes europeus, mas a modalidade começou a ser competida somente na década de 1930. Antes de se espalhar, as primeiras competições aconteciam nas praias do Rio de Janeiro.

Em 1983, nasceu a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), criada para a promoção e desenvolvimento do esporte em todo o país. Nos dias de hoje, a modalidade só cresce e ainda é muito promissora para os atletas.



seu melhor jogo

Vamos conhecer, agora, quais são as regras da canoagem? 

Regras da canoagem: modalidades

regras da canoagem
Duas modalidades da canoagem são olímpicas: velocidade e slalom

Existem diversas modalidades de canoagem, como a freestyle, oceânica, pólo, maratonas, velocidade, descida e slalom. Vamos conhecer um pouco sobre as regras da canoagem de cada tipo?

Canoagem oceânica

A canoagem oceânica é praticada em alto-mar, como o próprio nome sugere, mas também pode acontecer em grandes lagos ou rios. A modalidade é uma das mais desafiadoras, já que o atleta precisa enfrentar as condições climáticas da natureza.

Canoagem polo

Na modalidade canoagem polo, os atletas competem em equipes de cinco jogadores cada. O objetivo é, em cima dos caiaques, usar os remos para fazer passes e marcar gols.

Canoagem freestyle

Já na canoagem freestyle, os atletas serão avaliados pelas manobras feitas em águas cheias de turbulência. Em meio às ondas e outras movimentações, o competidor se destaca ao mostrar toda sua habilidade.

Canoagem de descida

A competição da modalidade canoagem de descida é cheia de aventura, com os atletas descendo rios e correntezas para tentar cruzar a linha de chegada no menor tempo possível.

Canoagem de velocidade

Segundo as regras da canoagem, as modalidades que fazem parte dos Jogos Olímpicos são a de velocidade e a slalom. A canoagem de velocidade acontece em linha reta e em águas calmas.

A modalidade é competida em distâncias diferentes, de 200 metros a 1000 metros, e pode acontecer de forma individual ou em duplas.

Canoagem Slalom

A canoagem na modalidade slalom também acontece em águas turbulentas, individualmente ou duplas. Nela, os competidores descem a correnteza fazendo contornos em obstáculos de extrema dificuldade.

Como as modalidades olímpicas são a de velocidade e slalom, vamos nos aprofundar nas regras da canoagem de cada uma delas?

Regras da canoagem de velocidade

As regras da canoagem de velocidade definem que as competições aconteçam nas distâncias de 200 metros, 500 metros ou 1000 metros. As categorias também são divididas entre homens e mulheres, e caiaques e canoas.

Assim como qualquer corrida, os competidores são posicionados atrás de suas raias, esperando o sinal de largada. Quando o árbitro autoriza o início, os jogadores devem usar apenas os remos para pegar impulso e velocidade.

As ultrapassagens devem ser feitas com cautela para não atrapalhar o andamento do competidor. Qualquer movimento que prejudique os adversários são considerados penalidades, junto a outras movimentações proibidas.

Entre as penalidades da canoagem estão também começar uma corrida antes do sinal do árbitro, sair de sua raia durante o trajeto, não passar corretamente pelas portas ou ainda tocar nelas.

Existem diversos tipos de caiaques e canoas na canoagem de velocidade, desde as que cabem somente uma pessoa até as que cabem quatro. Conheça:

Classes: caiaques K1, K2 e K4 

São três as classes dos caiaques de velocidade. O K é individual, o K2 duplo, para competições com duas pessoas remando, e o K4 para equipes, para que quatro pessoas consigam remar ao mesmo tempo.

Respectivamente, os caiaques medem 5,2 metros de comprimento e pelo menos 12 quilos, 6,5 metros e 18 quilos, e 11 metros e 30 quilos.

Classes: canoas C1, C2 e C4

Nas canoas, o esquema é o mesmo dos caiaques: C1 individual, C2 para duplas e C4 para equipes. 

As medidas e pesos, respectivamente, são 5,2 metros e 16 quilos, 6,5 metros e 20 quilos, e 11 metros e 50 quilos.

regras da canoagem
Os atletas de canoagem precisam usar sapatos especiais, capacetes e outros acessórios

Regras da canoagem slalom

A canoagem slalom acontece de forma individual e em dupla, e os percursos contam com entre 18 a 25 balizas. Cada baliza, ou porta, são classificadas como verde, a favor da correnteza, e vermelha, contra a correnteza.

De acordo com as regras da canoagem, na modalidade slalom, as canoas e os caiaques individuais contam com 3,5 metros de comprimento. As de dupla contam com 4,1 metros de comprimento.

Regras da canoagem: equipamentos

As regras da canoagem envolvem também os tipos de embarcação, que podem ser canoas ou caiaques. A diferença entre elas é que as canoas são abertas e contam com um remo de uma face, e os caiaques são fechados e precisam de um remo de duas faces.

Além das embarcações e dos remos, os atletas precisam usar capacetes e coletes salva-vidas, e em alguns casos roupas especiais para enfrentar o gelo das águas. O uso de sapatilhas ou botas também é essencial para a segurança.

Completando os equipamentos dos competidores estão as capas impermeáveis nas canoas ou caiaques, que têm a função de evitar que a água entre.

Entre os itens opcionais no esporte estão óculos de proteção, protegendo os olhos de respingos e da luz solar e luvas de neoprene, protegendo as mãos das remadas constantes e das águas geladas. Cordões de proteção nas embarcações também é uma boa opção para possíveis resgates.

O que achou das regras da canoagem? Agora que você já conhece o esporte e como ele é competido, aproveite para continuar navegando pelo site para saber mais sobre outras modalidades esportivas. O seu comentário também é muito bem-vindo!



seu melhor jogo