seu melhor jogo

O atletismo é um dos esportes mais antigos do mundo. Suas provas sempre emocionantes costumam desafiar os limites do corpo humano, exigindo força física, resistência, velocidade, equilíbrio e, sobretudo, estratégia.

Ao acompanhar as Olimpíadas, você já deve ter se perguntado quais são as modalidades do atletismo. Afinal, existem corridas, maratonas, saltos, arremessos de peso e diversas outras categorias.

É realmente muita coisa. Foi por isso que decidimos produzir este guia completo e atualizado sobre todas as provas. Justamente para você entender as 26 modalidades disputadas nos Jogos Olímpicos.

Confira 👇

Quantas modalidades têm no atletismo?

Existem 26 modalidades no atletismo olímpico.

Desse número, 22 modalidades são comuns entre homens e mulheres, uma modalidade é apenas masculina, uma modalidade é apenas feminina e duas são disputadas de forma mista, ou seja, entre homens e mulheres juntos.

Quais são as modalidades do atletismo?

  • 100 metros
  • 200 metros
  • 400 metros
  • 800 metros
  • 1.500 metros
  • 5.000 metros
  • 10.000 metros
  • 110 metros com barreiras
  • 400 metros com barreiras
  • 3.000 metros com obstáculos
  • Revezamento 4×100 metros
  • Revezamento 4×400 metros
  • Maratona
  • Marcha atlética
  • Salto em altura
  • Salto com vara
  • Salto em distância
  • Salto triplo
  • Arremesso de peso
  • Lançamento de disco
  • Lançamento de martelo
  • Lançamento de dardo
  • Decatlo
  • Heptatlo

100 metros

modalidades do atletismo 100 metros
Modalidades do atletismo – 100 metros

A prova de 100 metros é a mais rápida e empolgante das Olimpíadas. Nela, um grupo de competidores precisa correr 100 metros de distância até a linha de chegada. É nessa modalidade que Usain Bolt se destacou ao longo dos anos.

200 metros

A prova de 200 metros funciona de maneira semelhante. Nela, um grupo de atletas precisa percorrer 200 metros o mais rápido possível, a fim de alcançar a linha de chegada. É a segunda modalidade mais rápida do atletismo.

400 metros

A prova de 400 metros é um pouquinho mais longa. Nela, os competidores precisam correr 400 metros para alcançar a linha de chegada.



seu melhor jogo

800 metros

Assim como suas variantes, a prova de 800 metros premia o atleta que percorrer todo o trajeto primeiro, exigindo um pouco mais de resistência.

1.500 metros

Nos 1.500 metros, a explosão dá lugar à estratégia. Afinal, os competidores precisam completar 1 quilômetro e meio de percurso. Nela, os atletas costumam dosar a velocidade para não cansarem facilmente.

5.000 metros

A prova de 5.000 metros é outra corrida que premia a resistência física. São 5 quilômetros de percurso até à linha de chegada.

10.000 metros

Já imaginou correr 10 quilômetros sem parar? Bom, a prova dos 10.000 metros é a mais demorada do atletismo olímpico – isso se não considerarmos a maratona. Aqui, a estratégia é fundamental, pois os atletas precisam escolher os momentos certos para acelerar ou poupar esforços.

110 metros com barreiras

tipos de atletismo
Modalidades do atletismo – 110 metros com barreiras

A prova de 110 metros com barreiras é uma corrida normal, mas com obstáculos na pista. Ao todo, são dez barreiras de 1,067 metros de altura dispostas pelo trajeto até a linha de chegada.

Vale lembrar que encostar ou derrubar uma barreira não penaliza o atleta, pois o próprio toque já é capaz de afetar negativamente quem está correndo.

400 metros com barreiras

Há também os 400 metros com barreira, que funciona exatamente da mesma forma. A pista, todavia, é mais longa e possui um número maior de obstáculos.

3.000 metros com obstáculos

Na prova de 3.000 metros com obstáculos, os atletas precisam correr o percurso pulando barreiras e caindo em fossos d’água. Diferentemente das modalidades citadas até o momento, não há marcação de raias.

Revezamento 4×100 metros

O revezamento 4×100 metros é uma prova coletiva. Nela, times formados por quatro atletas correm quatro percursos de 100 metros cada.

Eles carregam um bastão que precisa ser passado para o companheiro sempre ao fim de cada trajeto. Isso ajuda a sinalizar a troca de velocistas

Revezamento 4×400 metros

O revezamento 4×400 metros funciona da mesma forma. A única diferença é o percurso, que é composto por quatro trajetos de 400 metros cada.

Maratona

maratona olimpica
Modalidades do atletismo – Maratona

A maratona é uma das provas mais lendárias do atletismo olímpico. Nela, os atletas precisam completar um percurso de 42,195 metros. É a única corrida de rua que existe na competição. Todas as outras são realizadas em estádios.

Marcha atlética

A marcha atlética é uma prova de resistência realizada em um percurso de 20 km. Nela, os atletas precisam realizar um movimento de caminhada específico.

Funciona assim: pelo menos um dos pés precisa estar em contato com o chão. Sempre. Do início da prova até o final dela.

Em outras palavras: quando a ponta do pé de trás sai do solo, o calcanhar do pé da frente precisa estar tocando o chão.

É por isso que os atletas parecem estar “rebolando” enquanto caminham, pois é necessário usar o quadril para ganhar equilíbrio.

Salto em altura

No salto em altura, o atleta precisa pular por cima de uma barra horizontal usando apenas a força do corpo. A altura da barra vai aumentando cada vez mais, até que reste apenas um competidor.

Salto com vara

O salto com vara funciona de maneira parecida. Há uma barra horizontal a ser superada, mas nessa modalidade os atletas utilizam uma vara para se projetarem. A altura da barra também vai aumentando gradativamente.

Salto em distância

No salto em distância, o atleta corre uma parte da pista e se projeta dentro de uma caixa de areia. Quem chegar mais longe, vence.

Salto triplo

salto triplo
Modalidades do atletismo – Salto triplo

O salto triplo é parecido com o salto em distância, mas possui uma particularidade: os competidores precisam executar três saltos na pista antes de caírem na caixa de areia. Da mesma forma, quem chegar mais longe, vence.

Arremesso de peso

No arremesso de peso, os competidores precisam arremessar uma bola de metal o mais longe possível.

Lançamento de disco

No lançamento de disco, os competidores precisam lançar um disco de metal sólido o mais longe possível.

Lançamento de martelo

No lançamento de martelo, os competidores precisam lançar uma bola de metal com cabo de aço o mais longe possível.

Lançamento de dardo

No lançamento de dardo, os competidores precisam lançar um dardo de metal (que se assemelha à uma lança) o mais longe possível.

Decatlo

O decatlo é uma modalidade excepcionalmente masculina, composta por dez provas: 100 metros, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros, 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1.500 metros.

Heptatlo

O heptatlo é uma modalidade excepcionalmente feminina, composta por sete provas: 100 metros com barreira, salto em altura, arremesso de peso, 200 metros, salto em distância, lançamento de dardo e 800 metros.

Modalidades do atletismo (mistas)

revezamento misto
Modalidades do atletismo – Revezamento misto

No atletismo olímpico, há também duas provas mistas, ou seja, disputadas por times compostos por homens e mulheres juntos. São elas: revezamento 4×400 metros e revezamento de marcha atlética.

Pronto! Agora você conhece todas as modalidades do atletismo. Gostou deste conteúdo? Fala pra gente nos comentários! E não se esqueça de nos visitar sempre que puder, ok? Publicamos artigos fresquinhos todos os dias 👊



seu melhor jogo