seu melhor jogo

O Brasil é conhecido por produzir talentosos atletas em diversas modalidades esportivas, e o atletismo não é exceção. Neste artigo, vamos homenagear os 5 melhores velocistas brasileiros homens de todos os tempos, destacando suas conquistas, curiosidades e histórias inspiradoras.

Entre os nomes que você verá estão atletas que ainda competem e que são esperança de medalhas para o nosso país, como Paulo André Camilo e Erick Cardoso. Além, é claro, de ícones como o eterno Robson Caetano! 

Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

Os 5 melhores velocistas brasileiros homens de todos os tempos

Na lista de melhores velocistas brasileiros homens de todos os tempos estão: 

  1. Robson Caetano
  2. André Domingos
  3. Joaquim Cruz
  4. Paulo André Camilo
  5. Erik Cardoso 

Continue lendo para conhecer a história, as principais medalhas e títulos destes grandes atletas brasileiros!

1. Robson Caetano

Robson Caetano é um dos nomes mais fortes do atletismo brasileiro, por isso, uma lista com os melhores velocistas brasileiros homens de todos os tempos não poderia começar com outro nome que não fosse o dele. 

A atleta foi detentor do recorde brasileiro de 100 m por mais de 35 anos, tendo perdido o posto em 2023, para Erick Cardoso, sobre quem ainda vamos falar muito. 

Entretanto, além do recorde dos 100 m, Robson é dono da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Seul 1988 em outra modalidade do atletismo, os 200 metros rasos, além de ter cinco medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos. 

O atleta representou o Brasil em diversas competições internacionais, incluindo quatro edições dos Jogos Olímpicos (Los Angeles 1984, Seul 1988, Barcelona 1992 e Atlanta 1996), chegando a cinco finais.



seu melhor jogo

Entre os recordes de sua carreira, Robson foi o primeiro atleta brasileiro a correr os 200 metros em menos de 20 segundos (19,96 segundos).

Nascido em família humilde, Robson superou desafios e se tornou uma lenda do atletismo brasileiro.

2. André Domingos

André Domingo tem duas medalhas olimpíadas de prata e bronze, o que o coloca entre os melhores velocistas brasileiros homens de todos os tempos e os maiores brasileiros em Olimpíadas

O esportista ainda disputou quatro edições dos Jogos Olímpicos: Barcelona 1992, Atlanta 1996, Sydney 2000 e Atenas 2004. 

Titular do revezamento 4x100m rasos por uma década, conquistou as medalhas de bronze em Atlanta 1996 e prata em Sydney 2000.

Também subiu ao pódio para receber o bronze no Mundial de Sevilha 1999 e a prata no de Paris 2003.

3. Joaquim Cruz

Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 nos 800 metros rasos, além de ser o dono de duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos.

Mesmo representando o Brasil em diversas competições internacionais, Joaquim Cruz morava e treinava nos Estados Unidos. Tudo isso graças ao seu talento, identificado desde muito novo. 

Ao quebrar o recorde mundial juvenil dos 800m, o atleta chamou a atenção de universidades americanas e ganhou uma bolsa de estudos na Universidade de Oregon.

Seu melhor tempo nos 800 metros rasos foi de 1:41.77, um recorde mundial por muitos anos, que o levou à medalha de ouro olímpica.

4. Paulo André Camilo

Quando o assunto é velocidade, o atleta Paulo André Camilo se destaca. Talvez você lembre dele no Big Brother Brasil, mas a verdade é que o P.A é um dos grandes nomes do atletismo nacional.

E para quem acha que o corredor se aposentou, está enganado. Em 2023, Paulo André venceu os 100 metros do Troféu Brasil.

Antes disso, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foi semifinalista dos 100m.

Em 2015, bateu o recorde sul-americano juvenil dos 100m, e logo se tornou um dos homens mais rápidos do país.

Paulo André foi campeão mundial e pan-americano no revezamento 4x100m em 2019. 

Leia também: 5 melhores velocistas mulheres de todos os tempos: recordes de velocidade e medalhas

5. Erik Cardoso 

Erik Cardoso é o atual recordista brasileiros dos 100m rasos, após quebrar o recorde de 35 anos de Robson Caetano. 

O jovem atleta foi o primeiro brasileiro a correr abaixo de 10s nos 100m, marca que o classificou para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

Ou seja, a esperança é que tenhamos muita emoção nas próximas Olimpíadas!

O brasileiro quebrou o recorde no primeiro dia do Campeonato Sul-americano de Atletismo, realizado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo, e fez o tempo de 9s97 na final da prova.

Na prova, Erik conquistou a medalha de prata e alcançou o índice olímpico de 10 segundos e o índice para o Mundial de Atletismo, que também acontecerá em 2024.

Com essas conquistas, Erick, de apenas 23 anos, se tornou uma das esperanças do Brasil na prova dos 100m.

Para assistir à corrida de Erick Cardoso, em que ele corre 100m a menos de 10s, e que deu a vaga à Paris, você só precisa apertar o play e viver toda essa emoção. 

Como você pode ver, na lista dos cinco melhores velocistas brasileiros homens de todos os tempos, estão dois atletas que continuam competindo, o que nos indica que muitas vitórias e recordes estão por vir e que o atletismo pode estar vivendo o seu melhor momento. 

Para ficar ligado e atualizado sobre todas as vitórias de nossos atletas, participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.



seu melhor jogo