seu melhor jogo

O beisebol é um esporte que conta com várias posições, cada uma com funções essenciais para o andamento deste jogo tão rico em detalhes. O esporte conta com atletas nas posições de lançadores, que conseguem criar ritmo para o jogo, além de campistas, que dão tudo de si para pegar as bolas rebatidas.

Pensando em toda essa complexidade da modalidade esportiva, então, preparamos uma lista com todas as posições do beisebol para você conhecer e entender como o esporte funciona. Saiba o que fazem os jogadores de primeira, segunda e terceira bases, campistas esquerdos, direitos e centrais, receptores, lançadores e rebatedores.

Prepare-se para conhecer, então, as posições do beisebol!

posições do beisebol
Conheça as posições do beisebol

Participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

Posições do beisebol: lista completa

  • Lançador;
  • Receptor;
  • Rebatedor;
  • Primeira base;
  • Segunda base;
  • Terceira base;
  • Interbases;
  • Campista esquerdo;
  • Campista central;
  • Campista direito.

Posições do beisebol: saiba mais sobre cada uma

Lançador 

O jogador de beisebol que fica na posição de lançador é aquele responsável por arremessar a bola em direção ao rebatedor. Sendo assim, a sua principal função é evitar que os rebatedores atinjam a bola com força suficiente e acabem prejudicando o seu time. 

Basicamente, então, o lançador no beisebol precisa saber arremessar a bola como ninguém em direção ao rebatedor, sabendo controlar o ritmo do jogo, o acelerando ou desacelerando. Eles também acabam descobrindo as fraquezas dos rebatedores, sabendo explorar as melhores velocidades e tipos de arremesso para cada momento.

Além disso, os lançadores precisam saber trabalhar em conjunto com o restante do time e ter mentalidade de jogo estável para não prejudicar sua equipe.

Receptor 

O receptor é o jogador de beisebol que fica atrás do rebatedor e do lado oposto ao lançador. Portanto, ele recebe os arremessos do lançador e tem a responsabilidade de sinalizar os arremessos, além de tentar pegar os corredores que tentam roubar as bases.

Logo, o receptor precisa ter bastante habilidade na hora de receber os arremessos de forma rápida, além de sinalizá-los, geralmente de forma codificada, para evitar que seus adversários prejudiquem a estratégia de seu time.



seu melhor jogo

Os receptores também precisam ser os líderes da defesa, afinal contam com uma visão privilegiada do campo, e saber explorar essa mentalidade de defensor. Além disso, devem conseguir trabalhar bem em equipe, principalmente ao lado do lançador.

Rebatedor

O rebatedor é aquele jogador que conta com a importante responsabilidade de rebater a bola arremessada pelo lançador. Ele também deve saber controlar a zona de strike, fazendo decisões rápidas, e conseguir se adaptar aos diferentes tipos de arremessos que vai sofrer. 

Primeira base 

O jogador de primeira base é bastante importante para uma partida de beisebol. Então, o atleta que fica próximo à primeira base é aquele que conta com a responsabilidade de receber arremessos vindos do campo interno, além de também cobrir a base em jogadas defensivas.

Resumindo, a tarefa do jogador de primeira base é receber arremessos e cobrir a primeira base, participar de jogadas importantes de apanhar e bola com a luva, saber defender a linha de base, saber rebater muito bem e conseguir se comunicar com outros jogadores do lado interno do campo.

Segunda base 

Já o jogador de beisebol de segunda base vai ficar posicionado entre a primeira e a segunda base. Portanto, ele é responsável por cobrir essa área e também de participar em duplas jogadas, com o objetivo de usar uma única jogada para eliminar dois jogadores do time oponente de uma vez só.

Esses atletas também participam de jogadas de sacrifício, que significa se mover para uma base enquanto outros jogadores tentam avançar nos corredores. O jogador de segunda base precisa ainda ter habilidades de rebatida e saber se comunicar com o lado interno esquerdo do campo.

Terceira base

O jogador de terceira base, por sua vez, conta com a missão de defender a área que fica próxima a terceira base, sabendo reagir às bolas rebatidas e fazer jogadas de defesa importantes.

É essencial também participar de duplas jogadas e defender a linha de base, enquanto se comunicam com outros jogadores da parte interna do campo de beisebol.

Interbases

O interbases fica entre a segunda e a terceira base. Ele é um jogador ágil e versátil, responsável por cobrir o campo interno e participar em duplas jogadas.

O jogador de interbases, portanto, conhecido também como shortstop, é aquele que tem a responsabilidade de cobrir a maior parte do campo interno, preferencialmente entre a segunda e a terceira base. Eles devem ter habilidade para conseguir se mover entre as duas direções para conseguir apanhar as bolas.

Esses atletas devem ainda participar de jogadas defensivas, comandar a defesa da partida, conseguir fazer os melhores lançamentos e ter muita agilidade e velocidade dentro de campo.

posições do beisebol
Posições do beisebol

Campista esquerdo

O campista esquerdo tem a missão de pegar as bolas rebatidas, impedir as corridas dos rebatedores e corredores do time adversário, saber cobrir uma área ampla do campo, além de saber se comunicar muito bem com outros jogadores do campo externo. Sendo assim, sua principal tarefa é caprichar na defesa do campo externo.

Campista central

O campista central no beisebol, por sua vez, conta com a responsabilidade de cobrir a maior parte do campo externo, precisando de muita agilidade e rapidez. Entre suas tarefas estão pegar as bolas rebatidas, saber se comunicar como líder, evitar corridas adversárias e ser um suporte a outros jogadores da área externa.

Campista direito

Por fim, o campista direito também tem as responsabilidades de pegar as bolas rebatidas, prevenir corridas dos times adversários, saber se comunicar com outros jogadores externos e saber se posicionar na defesa.

Posições do beisebol: lista completa

  • Lançador;
  • Receptor;
  • Rebatedor;
  • Primeira base;
  • Segunda base;
  • Terceira base;
  • Interbases;
  • Campista esquerdo;
  • Campista central;
  • Campista direito.

Gostou de conhecer melhor todas as posições do beisebol? Então, aproveite que está por aqui para conferir nossos outros conteúdos sobre o assunto, além de outros diversos esportes. Não se esqueça que o seu comentário é muito bem-vindo!



seu melhor jogo