seu melhor jogo

Os Estados Unidos e o Canadá contam com esportes que não são muito comuns aqui na América do Sul, principalmente no Brasil, e um deles é o beisebol. Com regras que intercalam entre o ataque e a defesa, o esporte se torna interessante a partir do primeiro entendimento de como ele funciona.

As regras do beisebol são simples, mas cheias de detalhes que podem causar confusão. No entanto, basta entender o objetivo do esporte, quais são as jogadas, o estilo de campo, qual a função de cada jogador e suas posições para que a compreensão seja mais simples.

Tudo parece muito complexo, mas estamos aqui para te ajudar a entender as regras do beisebol e como o esporte funciona como um todo. Preparado?

Confira 👇

Regras do beisebol: o que é o jogo?

regras do beisebol 2
As regras do beisebol não são tão complicadas quanto parecem

O beisebol é um esporte que existe há quase 200 anos e é bastante popular nos Estados Unidos. Nele, nove jogadores de cada time percorrem um campo em formato de diamante para marcar pontos por meio de arremessos, rebatidas e defesa, passando por quatro bases.

As regras do beisebol vão desde a vestimenta dos jogadores, que precisam usar equipamentos de proteção, até a forma em que a bola é rebatida. O grande objetivo do esporte é marcar mais pontos que o adversário, obviamente, e essa pontuação é contada a partir das corridas feitas ao redor da base até retornar à inicial.

Regras do beisebol: posições

Nas regras do beisebol, cada time de conta com nove jogadores, e eles podem ter as seguintes funções:

  • Arremessador – o arremessador é o principal jogador de um time, sendo o responsável por jogar a bola com muita destreza para que a equipe adversária não consiga rebater;
  • Rebatedor – já o rebatedor é o jogador que vai encarar de frente o arremessador do outro time, contando com a função de rebater a bola jogada por ele;
  • Primeira-base – o jogador da primeira-base está na defesa e é responsável por cuidar de sua área, no caso a primeira base. A maior parte das jogadas passam por ele;
  • Segunda-base – o jogador segunda-base precisa cuidar da posição de mesmo nome, e também pode ajudar o jogador que fica na primeira base;
  • Terceira-base – protetor da terceira base, o jogador também pode se envolver em jogadas duplas com outros jogadores de base, auxiliando na defesa de seu time;
  • Interbases – também conhecido como shortstop, o jogador da interbase fica entre a segunda e terceira base. A tarefa desse jogador é considerada uma das mais desafiadores do beisebol;
  • Campo-esquerdo – defende a área ao lado esquerdo, na parte externa;
  • Campo-central – defende uma área ampla no campo, na parte externa;
  • Campo-direito – defende a área ao lado esquerdo, na parte externa.

Regras do beisebol: como pontuar no jogo?

Agora, chegou o momento de entender a parte mais complexa das regras do beisebol: como é feita a pontuação. Antes de descobrir o que é considerado na hora de marcar os pontos, precisamos compreender o que acontece em um jogo.

A partida de beisebol começa com uma equipe no ataque e outra na defesa. O arremessador lança a bola para o rebatedor, que precisa acertá-la. Se a rebatida funcionar, o jogador deve imediatamente percorrer as quatro bases no sentido horário.



seu melhor jogo

O rebatedor, então, passa pela primeira, segunda e terceira base, e volta para o ponto de partida inicial, que é chamado de home plate. Se o jogador conseguir completar esse percurso, ele marca um ponto para o seu time. Caso a bola voe para longe do estádio, também acontece a pontuação por Home Run.

regras do beisebol 3

Enquanto isso, a defesa do outro time precisa impedir que essas corridas sejam feitas, e isso pode acontecer de diversas formas. O jogador pode pegar a bola no ar ou ainda ocupar as bases antes que o rival o faça. Caso o receptor pegue a bola, temos um flyout.

Para vencer nas partidas, os jogadores podem não só se preocupar em pontuar, mas também eliminar os adversários. Isso pode ser feito acertando a bola três vezes seguidas, o que é conhecido como strikeout, sem que o rebatedor consiga cumprir sua tarefa.

O beisebol, então, acontece com nove entradas e a equipe com mais corridas realizadas é a grande vencedora. Uma partida não tem tempo definido e pode depender de cada jogo, podendo chegar a ter cerca de três horas de duração.

Regras do beisebol: equipamentos

É preciso estar muito bem equipado durante uma partida, o que garante a integridade física de cada jogador. Então, as regras do beisebol exigem o uso de luvas, capacetes, máscaras para os receptores, peitorais e protetores para as áreas genitais, além de protetor solar e óculos de sol. 

Para aprimorar a segurança do jogador de beisebol, os times podem disponibilizar itens como joelheiras e cotoveleiras, garantindo assim a proteção máxima aliada ao conforto. Além desses equipamentos, o esporte conta com o taco, e, claro, a bola. 

As bolas são feitas de cortiça, couro, algodão, borracha e lã, e podem pesar aproximadamente 140 gramas, medindo cerca de 23 centímetros. As luvas também são feitas de couro e são maiores que a mão, contando com bastante espaço para abrigar a bola.

Já os tacos de beisebol são feitos de madeira, têm formato cilíndrico e podem medir até 1,5 metro de comprimento, pesando cerca de um quilo.

Regras do beisebol: campo

Uma das peculiaridades mais interessantes das regras do beisebol é o formato que o campo deve ter. Parecendo um diamante, os estádios têm entre 90 e 109 metros de comprimento, com demarcação para cada posição.

Na ponta do campo temos o home plate, que forma um quadrado junto às três bases. No centro, vemos o espaço para o arremessador da defesa ficar posicionado. O campo ainda é composto pelo campo interno e externo, cercas e linhas, tudo bem delimitado para que a partida ocorra da melhor forma possível.

O que você achou das regras do beisebol? Ficou mais fácil de entender como o jogo funciona? Então, agora que você sabe as normas principais, já pode se aventurar no esporte conhecendo times, jogadores, campeonatos e, por que não, conhecer equipes brasileiras.



seu melhor jogo