seu melhor jogo

Formações táticas. Estilos de jogo. Funções dentro de campo. As posições do futebol são diversas e traduzem a complexidade desse esporte tão amado.

Se você não conhece a modalidade a fundo, com certeza deve ficar confuso com o comportamento dos atletas no gramado, não é mesmo?

Sabemos que Rogério Ceni foi um grande goleiro. Que Ronaldo Fenômeno se destacou como atacante. Que Casemiro é um excelente volante. Mas a pergunta que fica é: o que significam todas essas nomenclaturas?

Produzimos este guia completo e atualizado justamente para te ajudar a esclarecer tudo isso. Abaixo, você conhecerá as posições do futebol moderno e suas respectivas responsabilidades, assim como exemplos de jogadores (brasileiros e estrangeiros) que se destacaram em cada uma delas.

Confira 👇

Setores do gramado

Antes de destrincharmos as posições do futebol, é bom entendermos que o gramado é basicamente dividido em três setores: defesa, meio-campo e ataque. As funções, então, são distribuídas dentro dessas zonas.

Na defesa se encontram os goleiros, zagueiros, laterais e alas. No meio-campo temos volantes, meias de contenção, meias abertos, meias de armação e meias atacantes. Por fim, no ataque, estão os pontas, segundos atacantes e centroavantes.

A defesa é responsável por frear as investidas ofensivas do time adversário, enquanto o ataque fica incumbido com a missão de marcar gols. O meio de campo é uma ponte que liga esses dois extremos.

Formações táticas

As posições do futebol se diluem em formações táticas. Elas são as disposições nas quais os 11 jogadores se estabelecem no gramado.



seu melhor jogo

O objetivo deste guia não é explorar as formações, mas vale a pena dar uma pincelada nesse assunto para esclarecermos alguns pontos importantes.

Existem diversos sistemas de jogo, como o tradicional 4-4-2 (quatro defensores, quatro meias e dois atacantes) e o mais moderno 4-3-2-1 (quatro defensores, três meias, dois pontas e um atacante).

Uma posição, portanto, não estará necessariamente presente em todas as formações. O ala, por exemplo, só vai a campo em esquemas de três zagueiros, como o 3-5-2 ou o 3-4-3.

Posições do futebol

  • Goleiro
  • Zagueiro
  • Lateral
  • Ala
  • Volante
  • Meia de contenção
  • Meia de armação
  • Meia aberto
  • Meia atacante
  • Ponta
  • Segundo atacante
  • Centroavante

Goleiro

funções do futebol
Posições do futebol – Goleiro (Dida)

O goleiro é o atleta que se posiciona entre as duas traves para defender – com as mãos ou com os pés – as finalizações do time adversário.

Antigamente, os arqueiros – como também são conhecidos – podiam agarrar com as mãos as bolas recuadas com os pés pelos jogadores de linha.

Essa regra foi alterada em 1992, pois promovia o antijogo. Desde então, os recuos só podem ser feitos com a cabeça, o peito, o ombro ou a coxa. Se for com os pés, o goleiro só pode dominá-la também com os pés.

Vale ressaltar que recuos deliberados, ainda que feitos com as partes do corpo permitidas, não podem ser realizados. Exemplo: um atleta levantar a bola com os pés e usar a cabeça para entregar a bola ao arqueiro.

Outra curiosidade sobre os goleiros é notar sua constante evolução ao longo dos anos. No passado, eles só precisavam saber defender com as mãos.

Hoje em dia, é cada vez mais necessário que um arqueiro saiba tocar e lançar com os pés, para que a saída de bola seja feita com qualidade. Alisson e Ederson, atuais arqueiros da Seleção Brasileira, possuem essa característica.

Cláudio Taffarel (Brasil), Lev Yashin (União Soviética), Iker Casillas (Espanha) Gianluigi Buffon (Itália), Oliver Kahn (Alemanha) e Gordon Banks (Inglaterra) são alguns exemplos de goleiros históricos.

Zagueiro

Posições do futebol - Goleiro (Dida)
Posições do futebol – Zagueiro (Thiago Silva)

O zagueiro é o atleta que se posiciona no centro da defesa. Eles atuam na primeira linha de atletas depois do goleiro, ou seja, são os primeiros jogadores a receber a bola para fazer a construção de jogadas do seu time.

A maioria das equipes vão a campo com dois zagueiros no sistema defensivo, um pelo lado direito e outro pelo lado esquerdo. Há, no entanto, alguns esquemas que utilizam três zagueiros.

De uma forma geral, zagueiros precisam ser altos e minimamente fortes, pois disputam bolas de cabeça e estão sempre participando de divididas.

O zagueiro também precisa ter timing para efetuar cortes, roubadas de bola e antecipações, além de sintonia com o restante da defesa.

Antigamente, os zagueiros eram mais brutos e quadradões. Hoje, no entanto, espera-se que eles sejam técnicos o suficiente para tratar bem a pelota.

Dentre os zagueiros que se destacaram na história do futebol, Franco Baresi (Itália), Bobby Moore (Inglaterra), Franz Beckenbauer (Alemanha), Sergio Ramos (Espanha) e Ronald Koeman (Holanda) são alguns dos mais conhecidos.

Lateral

quais os nomes das posições dos jogadores
Posições do futebol – Lateral (Cafu)

Ainda no sistema defensivo, temos a figura do lateral – uma das posições do futebol mais intensas e cansativas.

Eles se dividem em lateral-esquerdo e lateral-direito, ou seja, um em cada extremidade da defesa (caso o sistema tenha quatro defensores).

O lateral precisa ter fôlego e bastante resistência, pois eles atuam tanto na fase defensiva quanto na fase ofensiva do jogo.

Em outras palavras: ora o lateral está na defesa ajudando na marcação, ora está no ataque descolando cruzamentos na linha de fundo.

São eles que também cobram os laterais das partidas. Não foi à toa que essa ação foi batizada com o mesmo nome da posição aqui no Brasil.

No passado, os laterais eram extremamente defensivos. Proteger a zaga era a sua única missão. Hoje em dia, atletas dessa posição estão cada vez mais dinâmicos, sendo igualmente primordiais no ataque.

Cafu e Roberto Carlos são dois laterais conhecidíssimos. Foram eles que desempenharam essa função na Copa do Mundo de 2002, quando a Seleção Brasileira sagrou-se pentacampeã.

Ala

o que é ala no futebol
Posições do futebol – Ala (Spinazzola)

Os alas são laterais que atuam mais avançados no gramado. Isso acontece em esquemas com três zagueiros, como o 3-5-2 e o 3-4-3.

A função do ala é bem parecida com a do lateral. A diferença mais gritante é que ele não precisa voltar para a linha de zagueiros na fase defensiva.

Como consequência direta, alas acabam ganhando mais liberdade para construir jogadas e, sobretudo, apoiar o ataque.

Hans Hateboer (Atalanta), Leonardo Spinazzola (Roma), Jeremie Frimpong (Bayer Leverkusen) e Jonathan Clauss (Olympique de Marseille) são alguns laterais que costumam ser escalados como alas na atualidade.

Volante

melhores volantes do ea sports fc 24
Posições do futebol – Volante (Casemiro)

O volante é o jogador mais defensivo do meio-campo. Ele se posiciona entre a linha de defensores e os atletas mais ofensivos da equipe.

Suas duas maiores responsabilidades em campo são fazer a saída de bola com qualidade e proteger o sistema defensivo. Volantes, portanto, precisam ser fortes, resistentes, inteligentes e bons passadores.

Entre as posições do futebol, há quem diga que o volante seja a mais complexa, pois ele é uma ponte que conecta as duas extremidades do gramado.

Os volantes do passado eram mais grossos e trombadores. Com a chegada do futebol moderno, todavia, essa posição teve que se reinventar.

Hoje, temos volantes cada vez mais técnicos, como o brasileiro Casemiro (Manchester United) e o espanhol Rodri (Manchester City).

Meia de contenção

o que faz o meia no futebol
Posições do futebol – Meia de contenção (Xavi)

Os meias de contenção são mais ofensivos que os volantes, mas se projetam menos ao ataque quando comparado aos meias de armação. Trata-se de uma função literalmente intermediária, em todos os sentidos.

A função do meia de contenção é dar dinâmica às trocas de passe no centro do gramado. Sendo assim, eles precisam ser técnicos e absurdamente inteligentes, pois grande parte do volume de jogo passará pelos pés desse jogador.

Um time sem um meia de contenção minimamente decente sofrerá, sobretudo, na criação de jogas ofensivas, pois o ataque ficará desabastecido.

Xavi foi um dos principais nomes desta posição. Toni Kroos e Luka Modric, atualmente no Real Madrid, também desempenham a função com maestria.

Meia de armação

qual é a posição mais fácil do futebol
Posições do futebol – Meia de armação (Ronaldinho)

O meia de armação foi conhecido no passado como o famoso camisa 10. Como os números das camisas não refletem mais as posições do futebol, essa associação foi dada como obsoleta por especialistas do esporte.

Apesar disso, a função do meia de armação continua a mesma: abastecer o ataque com enfiadas de bola, lançamentos e passes para gol.

Em termos de posicionamento, eles atuam à frente dos meias mais defensivos e mais próximos aos atacantes, flutuando tanto pelo centro quanto pelos lados.

Meias de armação são criativos e inteligentes por natureza, pois precisam tirar coelhos da cartola para quebrar linhas defensivas e guarnecer o ataque.

Eles precisam ser tecnicamente habilidosos, dribladores e excelentes passadores, assim como Ronaldinho Gaúcho foi no Barcelona.

Nessa posição, a visão de jogo é algo primordial. Só assim os meias armadores conseguem construir jogadas que resultem em ações perigosas.

Diego Maradona (Argentina), Zinedine Zidane (França) e Johan Cruyff (Holanda) foram outros meias de armação simplesmente geniais.

Meia aberto

qual é a posição mais difícil do futebol
Posições do futebol – Meia aberto (Beckham)

O meia aberto é uma posição que ficou imortalizada no esquema 4-4-2, pois nesta formação existiam dois meias armadores coexistindo em campo. Para que não batessem cabeça, portanto, cada um atuava em uma extremidade.

Existiam, então, meias-direitos, como David Beckham, e meias-esquerdos, como Ryan Giggs. Ambos jogaram juntos no Manchester United.

Vale ressaltar que meias abertos não são pontas, apesar de jogarem espetados pelos lados do gramado. Pontas são mais atacantes do que meias.

A função do meia aberto é a mesma do meia armador: conectar o setor ofensivo com passes cerebrais, porém em um lado específico do campo.

Essa posição é bem rara nos tempos atuais, pois as formações com dois armadores foram praticamente abolidas.

Meia atacante

o que é meia no futebol
Posições do futebol – Meia atacante (Kaká)

No setor de meio-campo, o meia atacante é o mais ofensivo. Jogadores desta posição não só armam jogadas, como também finalizam-nas. Uma de suas características, portanto, é pisar na área para marcar gols.

Meias-atacantes são rápidos, habilidosos, verticais e dribladores. Eles precisam ser capazes de se movimentar entre as linhas de marcação para encontrar brechas e furar o sistema defensivo adversário.

Kaká foi um dos meias-atacantes mais letais que já vimos na história do futebol. É um exemplo perfeito para ilustrar as características dessa posição.

Ponta

melhores pontas direitos do EA Sports FC 24
Posições do futebol – Ponta (Salah)

Agora é hora de falar do ataque! A começar pelos pontas, que são atletas que atuam abertos nos lados do gramado. Existem, portanto, pontas-direitos, como Mohamed Salah (Liverpool), e pontas esquerdos, como Vini Júnior (Real Madrid).

Os pontas precisam ser ágeis, velozes e, sobretudo, explosivos, pois uma de suas funções é receber bolas em profundidade. Essas jogadas dão ritmo ao ataque e abrem espaços para possíveis finalizações.

Sempre tivemos pontas no futebol, mas essa posição está mais importante do que nunca. Praticamente todos os times do mundo jogam com eles.

Segundo atacante

o que é segundo atacante no futebol
Posições do futebol – Segundo atacante (Benzema)

O segundo atacante é um jogador que atua entre os meias ofensivos e os centroavantes. Eles funcionam como uma espécie de ponte, flutuando pelo campo, facilitando jogadas, abrindo espaços e criando chances perigosas.

Não é muito comum vermos segundos atacantes por aí, mas eles ainda aparecem com certa frequência, principalmente nas ligas europeias.

Atletas dessa posição mesclam o que há de melhor entre meias armadores (criatividade) e centroavantes (finalização). Karim Benzema, atualmente no Al-Ittihad, é um baita exemplo para entender essa função.

Centroavante

melhores atacantes do ultimate team ea fc 24
Posições do futebol – Centroavante (Jesus)

Finalizamos a lista de posições do futebol com o centroavante. Geograficamente falando, é o atacante mais próximo do goleiro adversário.

Geralmente, centroavantes são fortes fisicamente e bons nas disputas aéreas, pois eles precisam trombar com zagueiros para ganhar as jogadas.

Mas o negócio mesmo é saber empurrar a bola para o fundo das redes. Sendo assim, posicionamento na pequena área e movimentação são dois atributos que precisam estar presentes em atletas dessa posição.

Existem centroavantes mais brigadores, como Romelu Lukaku (Roma), e centroavantes mais técnicos, como Harry Kane (Bayern de Munique).

Na história do futebol, Ronaldo Fenômeno, Romário, Pelé, Ferenc Puskás, Eusébio e Gerd Müller são considerados os melhores de todos os tempos.

Quantas posições existem no futebol?

Existem 12 posições no futebol. São elas: goleiro, zagueiro, lateral, ala, volante, meia de contenção, meia armador, meia aberto, meia atacante, ponta, segundo atacante e centroavante.

Pronto! Agora você conhece todas as posições do futebol e suas respectivas responsabilidades dentro de campo. Gostou deste conteúdo? Registre sua opinião nos comentários! Seu feedback é importante para nós 🙏

Para mais textos interessantes sobre futebol, basquete, vôlei, atletismo, automobilismo, games e outras modalidades, visite nosso site diariamente!



seu melhor jogo