seu melhor jogo

O futebol é um dos esportes mais populares e praticados do mundo, com milhões de fãs e atletas espalhados por todos os continentes.

Mas como surgiu essa paixão coletiva por um jogo que envolve uma bola e duas traves? Quais são as regras básicas e os principais fundamentos?

Neste guia completo e atualizado, vamos responder a essas e outras perguntas, apresentando tudo o que você precisa saber sobre futebol, como história, posições, dimensões do campo, infrações e mais.

Confira 👇

O que é futebol?

O futebol é um esporte coletivo jogado entre duas equipes de onze jogadores cada, no qual o objetivo principal é marcar gols no adversário.

O jogo é disputado em um campo retangular com balizas nas extremidades. Os times, portanto, competem para controlar a bola usando os pés, a cabeça e, ocasionalmente, outras partes do corpo, exceto as mãos (com exceção do goleiro, que pode usar as mãos dentro da sua área).

O futebol é conhecido por sua simplicidade e acessibilidade, podendo ser jogado em qualquer lugar com um espaço aberto. Basta ter uma bola.

Como surgiu o futebol?

posições do futebol
Como surgiu o futebol?

O futebol é um esporte que não tem uma origem bem definida, pois existem registros de jogos parecidos praticados por diferentes povos da Antiguidade, como chineses, gregos e romanos.

No entanto, o futebol moderno, com as regras que conhecemos hoje, surgiu na Inglaterra em 1863, quando foi fundada a Football Association, em Londres.



seu melhor jogo

Essa entidade estabeleceu as primeiras normas do esporte, baseadas em um código comum elaborado por diretores de várias escolas inglesas.

A prática, portanto, se popularizou no Reino Unido. Com o tempo, se profissionalizou e ganhou diversos campeonatos, como a Copa da Inglaterra, a competição de futebol mais antiga do mundo.

Não demorou para que o esporte expandisse a sua popularidade para fora da Inglaterra. A partir do século XX, o futebol tornou-se febre em todo o planeta.

Regras do futebol

As partidas de futebol são disputadas em um gramado retangular dividido ao meio. Cada equipe, formada por 11 atletas, fica em uma parte.

O objetivo central é fazer gols no adversário. Isso acontece quando a bola atravessa a linha da baliza. Os gols podem ser marcados com os pés, com qualquer parte da perna e do quadril, de cabeça e de ombro. Só não vale usar os braços e as mãos (com exceção do goleiro).

Diferentemente dos jogadores de linha, os goleiros são incumbidos com a missão de afastar as bolas de sua meta.

Os jogos são divididos em dois tempos de 45 minutos cada. No meio deles, há um intervalo de 15 minutos para hidratação e ajustes táticos.

Ao fim do tempo regulamentar, vence a partida quem tiver marcado mais gols. Em caso de empate, pode ser que haja prorrogação ou disputa de pênaltis, caso o campeonato tenha caráter eliminatório.

Fundamentos do futebol

futebol
Fundamentos do futebol
  • Movimentação
  • Passe
  • Chute
  • Drible
  • Marcação
  • Posicionamento

O que é movimentação no futebol?

Nas partidas, os jogadores não podem ficar parados. Eles precisam se movimentar o tempo inteiro, ora caminhando, ora correndo. Com isso, é possível realizar jogadas tanto ofensivas quanto defensivas.

O que é passe no futebol?

O passe é o ato de tocar a bola para algum companheiro. Esse movimento pode ser feito de diversas formas: rasteiro, à meia altura, por cima, com o lado do pé, de trivela, forte, fraco – e assim por diante.

É graças ao passe que as equipes conseguem construir jogadas e se portarem de forma organizada no gramado.

O que é chute no futebol?

O chute é o ato de finalizar uma jogada, ou seja, com o objetivo de marcar um gol. Esse fundamento pode ser executado com os pés ou com a cabeça. Existem chutes de fora da área, chutes rasteiros, chutes com curva, etc.

O que é drible no futebol?

Dribles são movimentos rápidos, coordenados e habilidosos para enganar o adversário e criar oportunidades de ataque.

O que é marcação no futebol?

A marcação consiste em seguir adversários pelo campo, de modo a encurtar seus espaços. O objetivo, portanto, é evitar que eles cheguem ao gol aliado.

O que é posicionamento no futebol?

Se posicionar no futebol é saber onde estar no gramado, tanto defensiva quanto ofensivamente, para maximizar a eficácia individual e coletiva.

Posições do futebol

posiçoes futebol
Posições do futebol
  • Goleiro
  • Zagueiro
  • Lateral
  • Volante
  • Meia
  • Ponta
  • Centroavante

O que é goleiro no futebol?

O goleiro é o único jogador autorizado a usar as mãos dentro da área. Sua principal responsabilidade é evitar que a bola entre no gol.

O que é zagueiro no futebol?

O zagueiro é um jogador defensivo. Ele é geralmente alto e forte, justamente para dividir bolas com os adversários, realizar desarmes e afastar o perigo. Atua no centro da defesa.

O que é lateral no futebol?

O lateral é um defensor que atua nos lados da defesa. Além de proteger a zaga, ele também deve apoiar o ataque com passes, lançamentos e cruzamentos.

O que é volante no futebol?

O volante é o jogador de meio-campo mais defensivo que uma equipe pode ter. Seu objetivo é trocar passes e proteger a zaga.

O que é meia no futebol?

O meia tem uma liberdade maior que o volante. Ele precisa ser especialista em passes para fazer o jogo chegar aos atacantes.

O que é ponta no futebol?

O ponta é um jogador ofensivo que atua nas beirada do campo. São, por natureza, velozes, habilidosos e incisivos.

O que é centroavante no futebol?

O centroavante é o jogador mais ofensivo que uma equipe pode ter. Sua missão é empurrar a bola para as redes. São geralmente os artilheiros dos times.

Equipamentos utilizados no futebol

A vestimenta oficial do futebol é composta por: camisetas (de manga curta ou longa), shorts, meiões, chuteiras e caneleiras. Esse é o material obrigatório.

Há também itens opcionais, como roupas térmicas que ficam debaixo do uniforme, protetores bucais, fitas de contenção de músculos, entre outros.

Como é o campo de futebol?

  • O comprimento deve ter entre 100 e 110 metros
  • A largura deve ter entre 64 e 75 metros
  • As linhas laterais e de fundo ficam localizadas nas extremidades do campo
  • A linha de meio-campo divide o gramado em duas metades
  • Cada extremidade do campo possui um gol (baliza). Eles são compostos por duas traves verticais, uma barra horizontal e redes

Agora você sabe tudo sobre futebol! Gostou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários! E não se esqueça de nos visitar diariamente, hein? Publicamos artigos fresquinhos sobre games e esportes sempre que possível 👊



seu melhor jogo