seu melhor jogo

Você já sabe tudo sobre levantamento de peso paralímpico? Então chegou a hora de levar esse conhecimento a outro nível ao ver cada regra que faz parte da modalidade. Confira nosso guia completo com todas as regras do levantamento de peso paralímpico.

Participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

Regras do levantamento de peso paralímpico: modalidades

Existem três modalidades do levantamento de peso paralímpico: supino, desenvolvimento e arranco. Cada modalidade tem suas próprias regras específicas de execução e pontuação.

Supino (Bench Press)

Nesta modalidade, o atleta deita em um banco horizontal e levanta uma barra carregada de pesos até que os braços estejam estendidos. O atleta deve manter os pés no chão durante todo o movimento e o corpo deve permanecer em contato com o banco.

Um árbitro irá dar o sinal para começar o levantamento. O atleta abaixa a barra até que esta toque o peito, mantendo-a sob controle, e então a levanta até que os braços estejam completamente estendidos.

Basicamente, nas regras do levantamento de peso paralímpico, o atleta tem três tentativas e o objetivo é levantar o maior peso possível. A pontuação é determinada pelo peso total levantado corretamente na competição.

Desenvolvimento (Powerlifting – Shoulder Press)

    No desenvolvimento, o atleta levanta uma barra carregada de pesos da posição dos ombros até que os braços estejam completamente estendidos acima da cabeça.

    O competidor fica sentado ou em pé, dependendo da categoria. Funciona assim: o árbitro dá o sinal para começar o levantamento. O atleta abaixa a barra até os ombros, mantendo-a sob controle, e então a levanta até que os braços estejam completamente estendidos acima da cabeça.

    halterofilismo paralímpico
    Regras do levantamento de peso paralímpico: modalidades

    Assim como no supino, o atleta tem três tentativas para levantar o maior peso possível. A pontuação é determinada pelo peso total levantado corretamente na competição.



    seu melhor jogo

    Arranco (Powerlifting – Deadlift)

      Já no arranco, o atleta levanta uma barra carregada de pesos do chão até que esteja completamente de pé, segurando a barra na frente das coxas com as mãos.

      O competidor começa com a barra no chão, e quando estiver pronto, pega a barra e a levanta até ficar completamente de pé, estendendo os quadris e os joelhos.

      As mãos podem estar em diferentes posições na barra. O árbitro dá o sinal para começar o levantamento, e o atleta tem controle total sobre o movimento.

      Assim como nas outras regras do levantamento de peso paralímpico, o atleta tem três tentativas para levantar o maior peso possível, e a pontuação é determinada pelo peso total levantado corretamente na competição.

      Regras do levantamento de peso paralímpico: pontuação

      Se você questiona como é a pontuação do levantamento de peso paralímpico, tiramos suas dúvidas! Basicamente, é determinada pelo total de peso levantado corretamente pelo atleta durante a competição.

      Tentativas de levantamento

      Durante a competição, cada atleta tem a oportunidade de fazer três tentativas em cada um dos levantamentos (supino, desenvolvimento e arranco). O objetivo é levantar o maior peso possível em cada uma dessas tentativas.

      Pesagem dos levantamentos

      O peso levantado em cada uma das tentativas é registrado pelos árbitros responsáveis. Isso inclui não apenas o peso dos discos da barra, mas também o peso da própria barra.

      Tentativas válidas

      Para que um levantamento seja considerado válido, o atleta deve tocar o peito no supino, estender completamente os braços no desenvolvimento e levantar a barra até ficar completamente de pé no arranco.

      Total de peso levantado

      Ao final da competição, o total de peso levantado corretamente em todas as tentativas válidas é somado para determinar a pontuação final do atleta. Isso inclui o peso levantado em cada um dos levantamentos.

      Regras do levantamento de peso paralímpico: deficiências elegíveis

      Existem deficiências elegíveis ao levantamento de peso paralímpico, como: paralisia cerebral, amputação e lesão medular. Cada categoria é projetada para garantir uma competição justa e segura para os competidores. Abaixo, vamos entrar em mais detalhes sobre cada uma delas.

      Paralisia cerebral

      No caso da paralisia cerebral, a classificação acontece de acordo com o tipo e do grau de comprometimento. Assim, os atletas são classificados de P1 a P5 (P1 representa o maior grau de deficiência e P5 representa o menor). Alguns atletas com paralisia cerebral podem competir em classes combinadas, como CP1-5.

      Amputação

      A amputação também gera uma classificação com base no tipo e no nível. Dessa forma, as classificações variam de P1 a P4. A lógica é igual a paralisia cerebral: P1 representa o maior grau de deficiência, e P4 o menor. Também tem a possibilidade de classes combinadas.

      Lesão Medular

      Dentro das lesões medulares estão a paraplegia ou tetraplegia. Esse tipo de deficiência elegível ao levantamento de peso paralímpico também é classificado com base no nível da lesão e no grau de comprometimento, de P1 a P5. Nesse caso, os competidores também podem competir em classes específicas para cadeirantes ou em classes combinadas.

      Classes combinadas

      As classes combinadas no levantamento de peso paralímpico agrupam atletas com diferentes tipos de deficiências, mas com níveis semelhantes de funcionalidade em relação ao esporte.

      Então o que acontece: em vez de dividir os atletas estritamente com base no tipo específico de deficiência, as classes combinadas consideram a funcionalidade geral do atleta em relação ao levantamento de peso. Isso pode incluir fatores como a capacidade de realizar os movimentos de levantamento de peso com segurança, a força muscular e a estabilidade corporal.

      As classes combinadas dentro das regras do levantamento de peso paralímpico são designadas por letras e números, como por exemplo, “K44” ou “F55”, em que a letra representa o tipo geral de deficiência (por exemplo, “K” para amputações) e o número indica o nível de funcionalidade do atleta dentro dessa categoria. Quanto menor o número, maior a funcionalidade do atleta dentro da classe.

      Agora que já sabe todas as regras do levantamento de peso paralímpico, está pronto para conhecer outros esportes. Confira nosso conteúdo:



      seu melhor jogo