seu melhor jogo

Neste guia completinho, separamos tudo sobre levantamento de peso paralímpico (também chamado de halterofilismo paralímpico), modalidade em que os atletas devem mostrar uma união perfeita entre força e técnica.

A nível de comparação, o levantamento de peso paralímpico é bem parecido com o convencional, mas os atletas são classificados com base em suas deficiências, para garantir uma competição justa.

De maneira bem resumida, cada atleta deita em um banco e precisa levantar o peso em um movimento chamado supino. Ao todo, são três tentativas, e o maior peso levantado é considerado como resultado final. Abaixo, vamos abordar mais detalhes sobre o esporte em si.

Participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

Como funciona o levantamento de peso paralímpico?

O movimento do levantamento de peso paralímpico é igual o da modalidade tradicional: concentra principalmente nos músculos do peito, mas também envolve os ombros e tríceps.

O atleta agarra a barra com as mãos em uma largura um pouco mais ampla do que a largura dos ombros. Com os braços estendidos, o atleta precisa abaixar lentamente a barra em direção ao peito, mantendo os cotovelos ligeiramente inclinados para fora.

O movimento do levantamento de peso se torna completo quando os braços estão completamente estendidos e a barra está acima do peito, alinhada com os ombros. Você pode ver no vídeo abaixo como funciona o levantamento de peso paralímpico na prática:

Qual o objetivo do levantamento de peso paralímpico?

O objetivo do levantamento de peso, tanto na versão convencional quanto na paralímpica, é demonstrar força e técnica. O atleta precisa para garantir que os movimentos sejam realizados de forma eficiente e segura.

Tudo sobre levantamento de peso paralímpico: técnicas

Além da força, a modalidade exige mentalidade e estratégia. Por isso, os atletas precisam recorrer a técnicas para melhorar seu desempenho.



seu melhor jogo

Desenvolvimento da Força

Um dos pilares do sucesso no levantamento de peso é o desenvolvimento da força muscular. Os atletas passam por exercícios compostos como agachamentos, levantamentos terra e o próprio levantamento de peso para aumentar essa aptidão.

Estabilidade e Equilíbrio

Manter uma base estável e um bom equilíbrio é crucial para o sucesso no levantamento de peso, o que envolve uma postura sólida, uma pegada firme na barra e o controle do movimento em todas as fases do levantamento.

Mentalidade

O levantamento de peso requer uma alta concentração mental e foco para cada tentativa. Os atletas aprendem a bloquear distrações e se concentrar totalmente no levantamento, visualizando o movimento antes de executá-lo.

Consistência

O sucesso no levantamento de peso muitas vezes se resume à consistência ao longo do tempo.

Tudo sobre levantamento de peso paralímpico: classificações

As classificações no levantamento de peso paralímpico são baseadas nas classes de deficiência, que levam em consideração o tipo e o nível de deficiência de cada atleta.

Paralisia Cerebral

Atletas com paralisia cerebral podem ser classificados em diferentes classes, dependendo do tipo e do grau de comprometimento. As classificações variam de P1 a P5, com P1 representando o maior grau de deficiência e P5 representando o menor. Alguns atletas com paralisia cerebral podem competir em classes combinadas, como CP1-5.

Amputação

Enquanto isso, os atletas com amputações de membros ou deficiências semelhantes são classificados com base no tipo e no nível da amputação. As classificações variam de P1 a P4, com P1 representando o maior grau de deficiência.

Atletas com amputações podem competir em classes específicas para amputados ou em classes combinadas, dependendo do tipo de amputação.

Halterofilismo
Tudo sobre levantamenteo de peso paralímpico: classificações, técnicas e mais

Lesão Medular

Atletas com lesões medulares, como paraplegia ou tetraplegia, são classificados com base no nível da lesão e no grau de comprometimento. As classificações variam de P1 a P5, com P1 representando o maior grau de deficiência. Atletas com lesão medular podem competir em classes específicas para cadeirantes ou em classes combinadas, dependendo do nível da lesão.

O objetivo desse estilo de classificação é garantir uma competição equilibrada, onde atletas com diferentes tipos e níveis de deficiência possam competir entre si de maneira adequada.

Peso corporal

A competição também se divide por categorias de peso corporal. São disputadas dez categorias masculinas e dez femininas. A divisão por categorias de peso acontecem da seguinte maneira:

  • Masculino:  -49kg, -54kg, -59kg, -65kg, -72kg, -80kg, -88kg, -97kg, -107kg e +107kg
  • Feminino:  -41kg, -45kg, -50kg, -55kg, -61kg, -67kg, -73kg, -79kg, -86kg e +86kg

Tudo sobre levantamento de peso paralímpico: história

O movimento paralímpico em si começou por causa da Segunda Guerra Mundial. Os primeiros Jogos Paralímpicos foram realizados em 1948, em Stoke Mandeville, na Inglaterra, como um evento esportivo para veteranos de guerra com lesões.

O levantamento de peso foi uma das modalidades incluídas nos primeiros Jogos Paralímpicos e rapidamente se tornou uma parte importante do programa.

Ao longo das décadas seguintes, o levantamento de peso paralímpico conquistou popularidade. Mais países passaram a participar das competições .

Com o crescimento do movimento paralímpico, os próximos passos envolveram a padronização de regras e regulamentos em nível internacional.

O levantamento de peso paralímpico é agora uma parte integral dos Jogos Paralímpicos, realizados a cada quatro anos, juntamente com uma ampla gama de outras modalidades esportivas. Depois de todos esses anos, continua como uma oportunidade para atletas com deficiência demonstrarem suas habilidades físicas e competirem em um ambiente inclusivo e desafiador.

E agora que sabe tudo sobre levantamento de peso paralímpico, que tal continuar explorando o nosso site e ficar por dentro de outras modalidades? Confira:



seu melhor jogo