seu melhor jogo

As regras do tiro com arco paralímpico são bem semelhantes ao esporte convencional, salvo algumas adaptações para as necessidades dos atletas. Este esporte envolvente não apenas desafia os arqueiros a atingirem alvos com maestria, mas também incorpora uma complexidade única de regras e regulamentos que moldam cada competição.

Desde a categorização dos arqueiros até os critérios de pontuação e os equipamentos permitidos, as regras do tiro com arco paralímpico refletem um compromisso com a equidade e a segurança dos envolvidos.

Neste guia abrangente, exploraremos detalhadamente as regras do tiro com arco paralímpico, oferecendo uma compreensão clara sobre a modalidade.

Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

Regras do tiro com arco paralímpico: objetivo

O objetivo do tiro com arco paralímpico é atingir alvos com precisão, visando o centro do alvo para marcar o maior número de pontos possível. Os competidores devem demonstrar habilidade, controle e concentração para disparar suas flechas com precisão e consistência.

A ideia é bem simples: o vencedor de uma partida de tiro com arco é o arqueiro ou equipe que acumula o maior número de pontos ao longo da competição, o que é determinado pela soma das pontuações de cada flecha disparada em direção aos alvos. A seguir, vamos abordar com mais detalhes essa pontuação do tiro com arco paralímpico.

Regras do tiro com arco paralímpico: alvos e pontuações

Os alvos são geralmente divididos em cores para indicar diferentes pontuações. Embora as cores possam variar dependendo das especificações da competição, geralmente seguem um padrão comum. O alvo fica colocado a uma distância de 70m e tem 1,22m de diâmetro, formado por dez círculos.

Veja a pontuação do tiro com arco paralímpico:

  1. Centro (10-Ring ou Anel X): amarelo. Pontuação máxima, geralmente 10 pontos.
  2. Primeiro Anel ao redor do Centro: amarelo. Pontuação de 9 pontos.
  3. Segundo Anel ao redor do Centro: vermelho. Pontuação de 8 pontos.
  4. Terceiro Anel ao redor do Centro: vermelho. Pontuação de 7 pontos.
  5. Quarto Anel ao redor do Centro: azul. Pontuação de 6 pontos.
  6. Quinto Anel ao redor do Centro: azul. Pontuação de 5 pontos.
  7. Sexto Anel ao redor do Centro: preto. Pontuação de 4 pontos.
  8. Sétimo Anel ao redor do Centro: preto. Pontuação de 3 pontos.
  9. Oitavo Anel ao redor do Centro: branco. Pontuação de 2 pontos.
  10. Anel Exterior (tamanho variável): branco. Pontuação de 1 ponto ou sem pontuação, dependendo das regras da competição.
pontuação-do-tiro-com arco-paralímpico
Regras de tiro com arco paralímpico: pontuação

Regras do tiro com arco paralímpico: classes

Além da pontuação do tiro com arco paralímpico, é preciso se atentar às categorias, que são determinada pelas habilidades do arqueiro em manter-se em pé e/ou movimentar-se utilizando os braços e o tronco:



seu melhor jogo

  • Arco W1
  • Arco W2
  • OPEN (arco recurvo)
  • OPEN (arco composto)
  • Arco V1
  • Arco V2
  • Arco V3

Arco Recurvo

Os arcos recurvos são caracterizados por membros curvos que criam um “recuo” quando a corda é puxada. Participam da categoria os atletas com deficiência em um ou dois membros (superiores ou inferiores).

Os arqueiros podem utilizar arcos recurvos e flechas que estejam em conformidade com as regulamentações da World Archery e do Comitê Paralímpico Internacional (IPC). O equipamento deve estar de acordo com as especificações estabelecidas para a categoria de Arco Recurvo paralímpico.

O comprimento total do arco recurvo, medido da extremidade da lâmina superior até a extremidade da lâmina inferior, geralmente não deve exceder 163 centímetros. Este limite de comprimento é projetado para garantir que todos os arqueiros tenham um equipamento comparável e para promover uma competição justa.

Arco Composto

De maneira bem semelhante, o arco composto no tiro com arco paralímpico também conta com a participação de atletas com deficiência em um ou dois membros, superior ou inferior.

Os arcos compostos possuem um sistema de polias que ajudam a reduzir a força necessária para segurar a corda puxada. O comprimento total do arco composto, medido da extremidade da empunhadura até a extremidade das lâminas, geralmente varia entre 76,2 e 101,6 centímetros.

Arco W1

A categoria de Arco W1 é destinada a arqueiros com limitações funcionais mais graves nos membros superiores ou inferiores, como paralisia severa ou amputações que exijam o uso de cadeiras de rodas.

Arqueiros na categoria Arco W1 são permitidos a usar equipamentos adicionais, como suportes ou apoios para garantir estabilidade durante o tiro.

Arco W2

Uma categoria bem parecida com a W1, o Arco W2 envolve os arqueiros com menos limitações funcionais nos membros superiores. Na prática, isso quer dizer que eles também podem usar cadeiras de rodas, mas têm maior funcionalidade nos membros superiores em comparação com os da outra categoria.

Arco Aberto V1, V2 e V3

Nas categorias de Arco Aberto V1, V2 e V3, participam os atletas com deficiências visuais. Para que isso seja possível, os arqueiros contam com a ajuda de uma marca tátil no arco.

Regras do tiro com arco paralímpico: equipes

As regras do tiro com arco paralímpico envolvem disputas de três maneiras:

  • Individual
  • Dupla
  • Equipe

No caso das disputas em equipe, cada uma conta com três arqueiros.

Regras do tiro com arco paralímpico: fases

No tiro com arco paralímpico, assim como no esporte convencional, o formato de competição envolve fases que determinam os vencedores ao longo do evento:

  1. Fase de Qualificação: arqueiros competem para obter uma pontuação inicial que determinará sua posição no ranking geral.
  2. Eliminatórias: com base nos resultados da fase de qualificação, os arqueiros são colocados em chaves de eliminação direta. O arqueiro com a maior pontuação em uma determinada rodada avança para a próxima fase.
  3. Fase Final: após as eliminatórias, os melhores arqueiros e equipes avançam para as fases finais da competição. Isso pode incluir quartas de final, semifinais e finais.
pontuação-do-tiro-com-arco-paralimpico
As regras do tiro com arco paralímpico são semelhantes ao esporte convencional

Regras do tiro com arco paralímpico: deficiências elegíveis

As deficiências elegíveis para que um atleta fique dentro das regras de tiro com arco paralímpico incluem:

  • Paraplegia
  • Tetraplegia e equivalente
  • Amputação e equivalente
  • Paralisia cerebral
  • Doenças disfuncionais (como atrofia muscular e esclerose)
  • Disfunções nas articulações
  • Problemas na coluna
  • Deficiências múltiplas
  • Deficiência visual (mas não entra nos Jogos Paralímpicos)

Agora que já está por dentro das regras do tiro com arco paralímpico, vale saber mais sobre os Jogos Paralímpicos e suas modalidades. Acompanhe o conteúdo disponível em nosso site:



seu melhor jogo