seu melhor jogo

Você gosta de assistir partidas de voleibol, mas não entende o que acontece nos jogos? Ora, não se preocupe. Este guia vai tirar todas as suas dúvidas!

Reunimos, no conteúdo abaixo, as regras do vôlei atualizadas em 2024. Passaremos por tópicos como posicionamento, funções, dimensões da quadra, fundamentos, infrações, pontuação e outros elementos do esporte.

Confira 👇

Regras do vôlei

  • Noções básicas
  • Quadra
  • Bola
  • Equipamentos
  • Formato da partida
  • Número de jogadores
  • Fundamentos
  • Pontuação
  • Posições
  • Rodízio
  • Funções

Noções básicas do vôlei

Antes de destrincharmos cada uma das regras do vôlei, vamos te apresentar as noções básicas da modalidade. A começar pelo tipo de esporte.

O voleibol de quadra é um esporte coletivo disputado por duas equipes de seis pessoas cada. O principal objetivo é marcar pontos. Para isso, os atletas utilizam as mãos para conduzirem a bola até o lado adversário.

Cada time pode dar até três toques na bola antes de passá-la para o oponente. Normalmente funciona assim: o primeiro toque é a recepção da bola vinda do adversário, o segundo é o levantamento e o terceiro é o ataque (cortada).

As partidas acontecem em quadras de superfície dura, com uma rede localizada bem no meio do perímetro. A bola, portanto, precisa atravessar a rede para que uma ação seja considerada válida.

Os jogos são disputados no formato melhor de cinco sets. Para vencer um set, o time precisa alcançar a quantidade de 25 pontos. A equipe que vence três sets primeiro é declarada a vencedora do confronto.

Como é a quadra de vôlei?

quadra de volei
Regras do vôlei – Quadra

A quadra de vôlei é um retângulo de 18 metros de comprimento por 9 metros de largura. No meio dela, há uma linha central que divide a área em duas partes. Cada equipe fica posicionada em uma metade.



seu melhor jogo

Além da linha central, existem duas linhas laterais e duas linhas de fundo, que delimitam os limites da quadra. São elas que determinam os pontos do vôlei.

Há também duas linhas posicionadas a três metros da linha central. Elas se chamam linhas de ataque (ou linhas de três) e definem a zona de ataque.

A outra parte, que fica atrás das linha de ataque, se chama zona de defesa. É nela que os atletas normalmente recepcionam as jogadas adversárias.

Fora da demarcação da quadra, há um perímetro especial chamado zona livre, que deve existir sem nenhum tipo de obstáculo.

A zona livre é pintada de cor diferente e possui 5 metros a partir das linhas laterais e 6,5 metros a partir das linhas de fundo da quadra.

As bolas que caem na zona livre sem nenhuma interferência adversária são consideradas “fora”. Apesar disso, os jogadores podem usá-la à vontade para se movimentarem, realizarem toques e efetuarem ataques.

A rede fica bem em cima da linha central. Ela tem 2,43 metros de altura nos jogos masculinos e 2,24 metros de altura nos jogos femininos.

Por fim, existem duas antenas que ficam posicionadas em cima da rede. Elas medem 1,8 metros de altura e são importantíssimas para o jogo.

Bola de vôlei

A bola oficial de vôlei é normalmente feita de couro ou material sintético. Ela precisa ter circunferência de 65 a 67 centímetros, peso total de 260 a 280 gramas e pressão interna de 0,30 a 0,325 kg/cm².

Equipamentos de vôlei

Os equipamentos obrigatórios do vôlei incluem camiseta de manga curta ou regata devidamente numerada, shorts, tênis de solado liso e meias.

Os atletas, entretanto, podem utilizar outros equipamentos opcionais, como joelheiras, cotoveleiras, óculos, manguitos e esparadrapos nos dedos.

Formato da partida de vôlei

as regras do vôlei
Regras do vôlei – Formato da partida

Segundo as regras do vôlei, as partidas são disputadas no sistema melhor de cinco sets. Para vencer um set, uma equipe deve fazer 25 pontos antes do adversário, com uma diferença mínima de dois pontos.

Ou seja: caso o set chegue ao placar de 24×24, as equipes jogam infinitamente até que alguém consiga emplacar dois pontos de diferença.

O quinto e último set é mais enxuto. Ele se chama tie-break (desempate) e dura apenas 15 pontos, em vez dos 25 tradicionais. Também vale pra ele a regra dos dois pontos de diferença para que a vitória no set seja declarada.

Cada time tem direito a pedir dois tempos de descanso em cada set. Ele dura 30 segundos e precisa ser solicitado pelo técnico, ou, na ausência dele, pelo capitão da equipe – sempre com a bola fora de jogo.

Quantos jogadores têm no vôlei?

Uma equipe de vôlei é formada por seis jogadores titulares. Já o banco de reservas pode ser composto por até seis suplentes.

Cada atleta titular pode ser substituído apenas uma vez por set. Caso precise voltar para a quadra, ele entrará no lugar de quem o substituiu.

Uma vez que ele volte para a quadra no mesmo set, ele não pode ser substituído uma segunda vez, apenas em caso de lesão.

Essa regra não se aplica ao líbero, que pode ser substituído ou entrar em quadra sempre que quiser, sem a necessidade de aviso prévio.

Movimentos e fundamentos do vôlei

  • Saque
  • Recepção
  • Levantamento
  • Ataque
  • Bloqueio

O que é saque no vôlei?

o que é saque volei
Regras do vôlei – Saque

O saque é o movimento que dá inicio ao ponto, sendo realizado atrás da linha de fundo da quadra. O jogador precisa jogar a bola para o lado adversário sem pisar na linha ou invadir o seu próprio campo.

Durante a viagem, é obrigatório que a bola ultrapasse a rede. Se ela bater na rede e não cair no lado oposto, é ponto para os adversários.

A equipe atacante continua sacando com o mesmo atleta até que o time adversário faça um ponto. Se isso ocorrer, o saque muda de lado.

O saque pode ser realizado de várias formas. A maneira mais utilizada nas partidas profissionais é jogar a bola para cima, saltar e acertá-la de mão aberta. É o que chamamos de saque viagem.

O que é recepção no vôlei?

manchete voleibol
Regras do vôlei – Manchete

Recepção é o ato de receber uma bola adversária na própria quadra, seja de um saque, de um ataque ou a volta de um bloqueio.

Essa execução defensiva é normalmente feita com a manchete – procedimento em que o jogador une as mãos para frente mantendo os braços retos.

A recepção, no entanto, pode ser feita de outras maneiras: com as duas mãos erguidas pra cima, usando apenas uma mão (fechada ou aberta) ou, em caso excepcionais, até com os pés (sim, é permitido segundo as regras do vôlei).

Vale ressaltar que, caso a bola pegue na rede, a jogada ainda sim pode ser continuada, desde que a equipe não estoure o limite de três toques.

O que é levantamento no vôlei?

regras do volei levantamento
Regras do vôlei – Levantamento

Quando um time recepciona uma bola adversária com sucesso (primeiro toque), o segundo toque geralmente é um levantamento.

O levantamento é a preparação do ataque. Esse movimento é feito, na grande maioria dos casos, com as duas mãos empurrando a bola para cima.

Desta forma, a bola fica em uma altura boa para um companheiro cortá-la e, consequentemente, marcar um ponto na quadra adversária.

Essa é a forma ideal, mas o levantamento também pode ser feito de manchete ou utilizando apenas uma mão aberta.

O que é ataque no vôlei?

regras do vôlei cortada
Regras do vôlei – Ataque

O ataque é geralmente o terceiro e último toque da jogada, feito para colocar a bola no chão adversário e pontuar.

A forma de ataque mais comum é a cortada, isto é, quando um atleta utilizada a palma da mão para jogá-la no solo com força e velocidade.

Há também a deixadinha. O movimento é mais sutil que a cortada. A bola pega menos velocidade e vai caindo de mansinho no chão. Essa jogada é perfeita para enganar bloqueios bem posicionados na rede.

Por fim, temos o “ataque de segunda”, executado ocasionalmente por levantadores. Em vez de levantar a bola (terceiro toque), o levantador pode passá-la diretamente para o outro lado com o intuito de pontuar.

Os três atletas que estão nas posições da frente só podem atacar dentro da zona de ataque. Já os três atletas que estão nas posições de trás (com exceção do líbero, que jamais pode atacar), só podem cortar atrás da linha de três.

O que é bloqueio no vôlei?

bloqueio vôlei
Regras do vôlei – Bloqueio

Quando um time ataca, a outra equipe pode aparar a bola saltando com os braços abertos. Esse movimento é chamado de bloqueio.

O bloqueio pode ser feito por uma, duas ou até três pessoas saltando de uma vez. É um artifício tanto para amortecer cortadas quanto marcar pontos.

Como se faz pontos no vôlei?

A forma mais tradicional de se pontuar no vôlei é jogar a bola dentro dos limites da quadra adversária, de forma direta ou com toque de alguém no caminho. Isso pode ser feito atacando, sacando ou bloqueando.

Se durante um ataque, saque o bloqueio a bola for pra fora da quadra (zona livre) sem nenhuma interferência do adversário, o time não marca ponto. Nesse cenário, o ponto em questão vai para o time adversário.

No entanto, se uma bola for para fora da quadra, mas com o último toque sendo do jogador adversário, o ponto vai para a equipe atacante.

Há outras maneiras de se pontuar no vôlei:

  • Se um atleta adversário tocar na rede, atrapalhando a jogada;
  • Se um atleta adversário invadir a quadra do oponente, seja por cima ou por baixo da rede;
  • Se um atleta adversário de defesa atacar pisando na linha de ataque ou invadindo a zona ofensiva;
  • Se um atleta adversário der um toque mais longo na bola, ação que é conhecida como carregada ou condução;
  • Se um atleta adversário encostar ou atacar uma bola na antena da rede;
  • Se um atleta adversário sacar a bola e ela não passar da rede;
  • Se uma equipe adversária der mais do que três toques na jogada.

Quais são as posições do vôlei?

posições do vôlei
Regras do vôlei – Posições

Um dos pontos mais importantes das regras do vôlei é que os jogadores precisam respeitar um sistema de posições dentro de quadra.

Essas posições são numeradas de 1 a 6, ou seja, exatamente o número de atletas titulares de uma equipe em uma partida de voleibol.

A posição de número 1 é a de quem está sacando, ou seja, o jogador que fica no lado direito da defesa. A posição de número 2 fica situada logo à sua frente, porém dentro da linha de ataque, rente à rede.

A posição de número 3 fica no meio da rede, enquanto a de número 4 está localizada no lado esquerdo do ataque.

Por fim, temos as posições de número 5 e 6 completando a parte de trás da quadra. Elas ficam, respectivamente, na esquerda e no centro da defesa.

Os nomes oficiais são:

  • Posição 1 – Defesa direita (saque);
  • Posição 2 – Saída de rede;
  • Posição 3 – Meio de rede;
  • Posição 4 – Entrada de rede;
  • Posição 5 – Defesa esquerda;
  • Posição 6 – Defesa central.

Como funciona o sistema de rodízio no vôlei?

rodízio volei
Regras do vôlei – Rodízio

Os jogadores não ficam estáticos nas posições da quadra. Existe um sistema de rodízio, também conhecido como rotação. Dentro das regras do vôlei, talvez seja o elemento que mais gere dúvida. Mas não se preocupe. Vamos te explicar!

Sempre quando uma equipe for sacar, o time gira em quadra no sentido horário. Quem estava na posição 1, vai para a 6. Quem estava na posição 6, vai para a 5. E assim por diante. Colocamos uma imagem acima para ilustrar.

Se o time que sacar, pontuar, não há rodízio no próximo ponto. O mesmo jogador sacará até que sua equipe perca um ponto.

Vale ressaltar que os atletas não precisam seguir fielmente as posições do rodízio. Assim que o sacador acerta a bola, os jogadores podem ir para qualquer lugar da quadra. Existem, entretanto, algumas limitações.

Quem começa na zona de defesa, só pode atacar pulando de trás da linha de três. Já os líberos só podem começar nas posições defensivas. Quando ele chega na entrada rede (posição 4), precisa ser obrigatoriamente substituído.

As posições do vôlei são meramente geográficas, ou seja, delimitam a posição do atleta em relação à quadra. Já as funções dizem respeito às responsabilidades de cada atleta dentro de uma equipe. Veremos isso a seguir.

Funções dos jogadores no vôlei

funções do volei
Regras do vôlei – Funções
  • Levantador
  • Oposto
  • Ponteiro
  • Central
  • Líbero

O que é o levantador no vôlei?

O levantador é responsável por levantar as bolas para os atacantes, ou seja, o segundo toque da jogada. Ele atua no meio da quadra, sempre próximo à rede. O atleta desta posição precisa ser inteligente, criativo e bom de passe.

Exemplo de levantador: Bruninho.

O que é o oposto no vôlei?

O oposto é um especialista apenas em ataque. Ele recebe esse nome, pois fica na posição oposta a do levantador. Exemplo: se o levantador está na posição 2, o oposto sempre estará na posição 5.

O oposto gosta de atacar pelas pontas (quando está na zona de ataque) e no fundo, pulando antes da linha de três (quando está na zona de defesa), sempre dando prioridade para as posições 2, 4 e 1 (em ordem de importância).

Exemplo de oposto: Tandara.

O que é o ponteiro no vôlei?

O ponteiro é um jogador completo. Ele precisa ser bom tanto ofensiva quanto defensivamente, ou seja, nos ataques e nas recepções.

Os times normalmente jogam com dois ponteiros entre os titulares, sempre em posições opostas. Ou seja, se um ponteiro está na posição 1, o outro precisa estar na posição 4. Isso passa segurança para as duas zonas da quadra ao mesmo tempo.

Exemplo de ponteiro: Giba.

O que é o central no vôlei?

O central é o jogador que se posiciona no meio da rede. São normalmente os atletas mais altos da equipe, porém mais lentos.

O central é um bom atacante de bolas rápidas pelo meio e também excelente bloqueador. Ele não precisa atacar pelos lados, pois lá estão o ponteiro e o oposto. Outra caraterística do central é que ele não participa da defesa.

Quando o central chega na posição 1, ele saca e, no ponto seguinte, é imediatamente substituído pelo líbero, para só voltar na posição 4.

Exemplo de central: Thaísa.

O que é o líbero no vôlei?

O líbero foi uma função criada em 1998, ou seja, não existiu nos primórdios do voleibol. Trata-se de um jogador exclusivamente defensivo, que só pode atuar nas posições da zona de defesa, isto é, 1, 6 e 5.

Em outras palavras: o líbero não pode sacar, atacar, bloquear e nem participar das posições da zona de ataque, ou seja, 2, 3 e 4. Só é permitido a essa posição recepcionar saques, defender ataques, tocar a bola e levantar de machete.

Quando o líbero chega na entrada de rede, ele pode ser substituído por qualquer outro atleta sem a necessidade de avisar o árbitro.

Outra particularidade do líbero é que ele joga com uma camisa de cor diferente dos demais atletas, justamente para facilitar a visualização da sua movimentação em quadra.

Exemplo de líbero: Serginho.

Regras do vôlei – Duvidas frequentes

Regras do vôlei - Duvidas frequentes
Regras do vôlei – Duvidas frequentes
  • Pode passar a bola de primeira no vôlei?
  • Pode encostar na rede no vôlei?
  • Pode encostar o cabelo na rede de vôlei?
  • O que significa a palavra tie-break no voleibol?
  • Qual é a posição de quem realiza o saque no vôlei?
  • Quais são os 4 tipos de saque no vôlei?
  • Pode pegar a bola com o pé no vôlei?
  • Pode cortar a bola com a mão fechada no vôlei?
  • É obrigado a rodar no vôlei?

Pode passar a bola de primeira no vôlei?

Depende. Após o saque, se o jogador adversário estiver na zona de ataque e a altura da bola estiver acima do bordo superior da rede, ele não pode passar a bola de primeira usando a mecânica do passe (semelhante ao levantamento). Se isso acontecer, o juiz vai assinalar falta de ataque.

Se o jogador receber a bola acima do bordo superior da rede, mas na zona defesa, aí sim ele pode devolver a bola de primeira usando o toque.

Pode encostar na rede no vôlei?

Depende. Segundo as regras do vôlei, o toque na rede depois da antena é permitido desde que essa ação não atrapalhe a jogada. Outro toque permitido é quando a bola bate na rede e força o contato do atleta com a rede.

Quando o jogador toca na rede entre as antenas (ou na própria antena), o lance é considerado faltoso e o ponto vai para o adversário.

Pode encostar o cabelo na rede de vôlei?

Pode. Como o cabelo não é usado para jogar vôlei, os árbitros não costumam dar falta nesse lance. A não ser que o cabelo se enrosque na rede e interfira, de forma clara, a continuidade de uma jogada.

O que significa a palavra tie-break no voleibol?

No voleibol, tie-break é o nome que damos ao quinto e último set de uma partida, ou seja, o set de desempate. Ele dura apenas 15 pontos.

Qual é a posição de quem realiza o saque?

De acordo com as regras do vôlei, a posição de quem realiza o saque é a posição de número 1, também conhecida como defesa direita.

Quais são os 4 tipos de saque?

tipos de saque volei
Regras do vôlei – Saque viagem

Os quatro tipos de saque são: saque por baixo, saque viagem, saque por cima e saque jornada nas estrelas.

O saque por baixo é usado por iniciantes. Nele, o jogador fica parado no chão e usa a mão fechada para atacar a bola de baixo para cima.

O saque viagem é o mais utilizado nas partidas profissionais. Nele, o atleta joga a bola para cima, salta e ataca a bola com a mão aberta, de cima pra baixo. O saque por cima é a mesma coisa, mas sem pular.

O saque viagem nas estrelas fez sucesso no passado, mas caiu em desuso. Nele, o jogador fica parado no chão, joga a bola pra cima e ataca ela com a mão fechada, mas usando muita força. Isso faz com que a bola ganhe muito altitude e caia com bastante velocidade no campo adversário.

Pode pegar a bola com o pé no vôlei?

Sim. De acordo com as regras do vôlei, a bola pode ser tocada com qualquer parte do corpo, desde que não seja retida ou lançada, apenas rebatida.

Pode cortar a bola com a mão fechada no vôlei?

Sim. Segundo as regras do vôlei, é permitido cortar a bola com o punho fechado. Esse movimento, no entanto, não é muito utilizado, pois é pouco efetivo. As bolas cortadas com a mão aberta oferecem maior perigo.

É obrigado a rodar no vôlei?

Sim. É obrigado a rodar no vôlei. Essa, inclusive, é uma das regras mais importantes do esporte e precisa ser seguida à risca.

Só não há rotação no voleibol quando uma equipe acerta mais de um ponto seguido. Desta forma, o sacador continua sacando até que o time adversário marque um ponto. No próximo saque, aí sim a equipe precisa rotacionar.

É isto! Agora você conhece todas as regras do vôlei. Gostou deste conteúdo? Fala pra gente nos comentários! Seu feedback é sempre muito importante.

Acompanhe nosso site diariamente para mais conteúdos sobre futebol, basquete, voleibol, automobilismo, atletismo e games!



seu melhor jogo