seu melhor jogo

No mundo do atletismo, poucos eventos despertam tanta emoção quanto as corridas de velocidade. Quem nunca ficou com o coração acelerado torcendo para os maiores velocistas homens de todos os tempos?

Entre os inúmeros atletas que competiram ao longo dos anos, alguns se destacaram de maneira extraordinária, estabelecendo recordes, conquistando medalhas olímpicas e deixando sua marca na história do esporte. 

E se você quer conhecer mais sobre os atletas mais rápidos do mundo, matar a saudade e se inspirar com a trajetória deles, chegou ao lugar certo! 

Aqui, contamos a história, lembramos os principais momentos da carreira e as realizações dos maiores velocistas homens de todos os tempos: Usain Bolt, Tyson Gay, Yohan Blake, Asafa Powell, Justin Gatlin e muito mais! Continue lendo para conhecer tudo sobre cada um deles. 

Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

15 maiores velocistas homens de todos os tempos: medalhas e recordes dos mais rápidos do mundo!

Na lista de maiores velocistas homens de todos os tempos temos as grandes lendas do atletismo:

  1. Usain Bolt
  2. Tyson Gay
  3. Yohan Blake
  4. Asafa Powell
  5. Justin Gatlin
  6. Christian Coleman
  7. Maurice Greene
  8. Donovan Bailey
  9. Bruny Surin
  10. Leroy Burrell
  11. Olusoji Fasuba
  12. Carl Lewis
  13. Jesse Owens
  14. Michael Johnson
  15. Fred Kerley

Conheça mais sobre a trajetória e as conquistas de cada atleta, incluindo os maiores medalhistas olímpicos de todos os tempos

1. Usain Bolt (Jamaica)

Quando falamos sobre os maiores velocistas homens de todos os tempos, Usain Bolt é o primeiro nome que vem na nossa cabeça, não é mesmo? 

Uma lenda do esporte, Usain Bolt é considerado o maior velocista de todos os tempos. 



seu melhor jogo

Sua estatura imponente, combinada com uma incrível explosão de velocidade, o tornou uma lenda viva do esporte. 

Ao longo de sua carreira, Bolt se tornou um dos maiores recordistas olímpicos.

Foram 8 medalhas de ouro olímpicas, além dos recordes mundiais dos 100m e 200m rasos.

Em 2008, o atleta bateu três recordes mundiais e assinou seu nome como um dos maiores atletas de todos os tempos.

Para matar a saudade de ver Bolt correndo, que tal assistir às finais olímpicas do mito? É só dar o play!

2. Carl Lewis (Estados Unidos)

Carl Lewis é uma lenda do atletismo, conhecido por sua versatilidade e domínio em várias modalidades, incluindo os 100m, 200m, salto em distância e revezamento 4x100m. Isso, sim, é versatilidade!

Lewis conquistou 9 medalhas de OURO olímpicas ao longo de sua carreira (além de uma de prata) e deteve o recorde mundial do salto em distância por mais de uma década.

Em uma primeira participação em Jogos Olímpicos, em Los Angeles, 1984, Lewis ganhou o ouro nos 100m, nos 200m, no salto em distância e no revezamento 4x100m. 

Nas edições seguintes, Lewis se manteve na posição mais alta do pódio, ganhando ouro em 1988, 1992 e 1996.

3. Tyson Gay (Estados Unidos)

Tyson Gay nasceu em 9 de agosto de 1982, em Lexington, Kentucky, EUA. Ele é conhecido por sua explosão inicial e por sua incrível força nas pistas. 

Gay conquistou medalhas olímpicas e mundiais, estabelecendo-se como um dos maiores velocistas homens de todos os tempos.

Gay detém o recorde americano dos 100m rasos e conquistou várias medalhas em campeonatos mundiais e pan-americanos.

Entretanto, um doping de Tyson Gay fez os EUA perderem a prata olímpica do 4x100m, afinal, o velocista americano estava no quarteto medalhista dos Jogos de Londres 2012 e teve o doping confirmado.

4. Yohan Blake (Jamaica)

Yohan Blake é conhecido como “The Beast” (ou “A Fera”) devido à sua força e velocidade impressionantes. 

O atleta conquistou quatro medalhas olímpicas (duas de ouro e duas de prata) e mundiais nos 100m e 200m rasos, duas das modalidades do atletismo mais importantes para os velocistas.

Segundo o site das Olimpíadas, é o segundo homem mais rápido de todos os tempos.

5. Asafa Powell (Jamaica)

Asafa Powell foi campeão olímpico no Rio 2016 como integrante do revezamento 4X100 metros jamaicano, que levou a medalha de ouro.

Além disso, está na lista de maiores velocistas homens do mundo por sua consistência e velocidade e por já ter sido o dono do recorde dos 100m rasos.

6. Justin Gatlin (Estados Unidos)

Com três participações em Olimpíadas, Gatlin acumula 5 medalhas (1 ouro, 2 prata e 2 bronze). 

Justin Gatlin é um dos velocistas mais condecorados da história, apesar de enfrentar suspensões por doping. Ele conquistou medalhas olímpicas e mundiais nos 100m e 200m rasos.

Em maio de 2006, o americano quebrou o recorde mundial dos 100m. No entanto, ele foi suspenso no final de julho por retornar um teste antidoping positivo em abril. 

Gatlin aceitou uma suspensão de oito anos, que mais tarde foi reduzida pela metade após recurso. O recorde mundial foi anulado e Gatlin só voltou ao atletismo em 2010.

Desde então, conquistou mais duas medalhas olímpicas, com o bronze em Londres 2012 e a prata no Rio 2016. Quer mais um título? O atleta foi campeão mundial dos 100m em 2017.

7. Christian Coleman (Estados Unidos)

Christian Coleman é especialista em corridas de curta distância, especialmente nos 60m rasos, onde detém o recorde mundial indoor

O recorde o coloca na lista de maiores velocistas homens de todos os tempos e é um dos homens mais rápidos da atualidade.

Com 28 anos, ainda não tem medalha olímpica, mas tudo indica que ele ainda terá muitas chances para marcar seu nome também nos Jogos Olímpicos. 

8. Maurice Greene (Estados Unidos)

Maurice Greene é um ex-recordista mundial da prova de 100 metros rasos, com a marca de 9,79s, obtida em 16 de junho de 1999.

Com quatro medalhas olimpíadas (2 ouro, 1 prata e 1 bronze), foi o grande nome do atletismo de 1997 a 2001. 

Durante esse período, Maurice Greene foi o maior velocista masculino do planeta, ganhando uma medalha de ouro nos 100m em Sydney 2000, além de três títulos mundiais consecutivos nos 100m

9. Donovan Bailey (Canadá)

Donovan Bailey nasceu na Jamaica, mas mudou-se para o Canadá em sua juventude e passou a competir pelo país.

É conhecido por sua vitória nos 100m rasos nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, onde estabeleceu um novo recorde mundial.

É dono de duas medalhas olimpíadas de ouro, conquistadas em Sidney (2000).

Sua primeira grande competição internacional aconteceu no Mundial de 1995, onde conquistou medalhas de ouro na prova de 100m e no revezamento 4×100

Em 1996, estabeleceu um novo recorde mundial de 5,56 nos 50 m.

10. Bruny Surin (Canadá)

Bruny Surin nasceu no Haiti, mas acima como Bailey se mudou para o Canadá em sua adolescência e passou a competir pelo país. 

Ele é conhecido por sua velocidade impressionante e conquistou uma medalha de ouro olímpica, além de mundiais nos 100m e 4x100m rasos.

11. Leroy Burrell (Estados Unidos)

Leroy Burrell foi um dos principais corredores da década de 1990, tendo sido dono do recorde mundial dos 100m rasos e conquistando uma medalha olímpica de ouro em 1992.

Surin ganhou medalhas de ouro no sprint nos 60 metros nos Campeonatos Mundiais Indoor de 1993 e 1995, além de medalhas de prata nos 100 metros nos Campeonatos Mundiais de 1995 e 1999. 

Com a equipe canadense de revezamento de velocidade, Surin ganhou medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1996, nos Jogos da Commonwealth de 1994, nos Jogos Goodwill de 1998 e nos Campeonatos Mundiais de 1995 e 1997, somando um bronze no Mundial de 1993. 

Ainda hoje, Burrell é reconhecido como um dos maiores velocistas homens de todos os tempos.

12. Olusoji Fasuba (Nigéria)

Olusoji Fasuba é amplamente considerado um dos maiores velocistas africanos de todos os tempos, tendo competido, principalmente, nos 100m rasos.

Deteve o recorde africano da modalidade e conquistou medalhas em campeonatos africanos, sendo lembrado por sua impressionante velocidade e técnica de corrida.

Participou de duas Olimpíadas e conquistou uma medalha de bronze, em Atenas, 2004.

Fasuba também já ocupou duas vezes lugar entre os top 8 atletas campeões mundiais.

13. Jesse Owens (Estados Unidos)

Jesse Owens nasceu em 12 de setembro de 1913, em Oakville, Alabama, EUA. Ele é mais conhecido por suas impressionantes performances nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, onde conquistou quatro medalhas de ouro, desafiando as noções de superioridade racial propagadas pelo regime nazista, bem dentro da Alemanha.

Mais do que um dos maiores velocistas homens de todos os tempos, Owens é lembrado como um dos maiores atletas de todos os tempos e um símbolo de resistência e coragem.

Essa é uma vitória que merece ser vista, não é mesmo? Então, assista abaixo e se emocione.

14. Michael Johnson (Estados Unidos)

Michael Johnson é amplamente considerado um dos maiores corredores de 400m da história, conhecido por seu estilo de corrida único e eficiente, entretanto, além do recorde mundial dos 400m, Johnson também possuiu o recorde nos 200m.

Nas Olimpíadas, foram três participações e quatro medalhas de ouro, colocando seu nome eternizado entre os maiores velocistas homens de todos os tempos. 

15. Fred Kerley (Estados Unidos)

Para fechar a nossa lista de maiores velocistas homens de todos os tempos, vamos a um  jovem atleta que ainda tem um grande caminho pela frente, mas já vem marcando seu nome no mundo do atletismo, inclusive batendo recordes de Bolt. 

Fred Kerley nasceu em 7 de maio de 1995, em Taylor, Texas, EUA. Ele é um dos velocistas mais promissores da atualidade, competindo principalmente nos 100m e 400m rasos.

Em 2021, o estreante Kerley levou a medalha de prata nos 100m nas Olimpíadas de Tóquio e em Paris 2024, vai buscar a posição mais alta do pódio.

Vale lembrar que em 2022, foi ouro no Campeonato Mundial de Atletismo de Eugene, vencendo a final dos 100 metros rasos, masculino. 

Sem dúvida, os 15 maiores velocistas homens de todos os tempos representam o melhor do atletismo mundial, inspirando gerações futuras de corredores a perseguir seus sonhos e desafiar os limites do possível.

Suas conquistas e legados continuarão a ser celebrados e admirados por muitos anos. E para acompanhar as novidades do mundo do atletismo, participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.



seu melhor jogo