seu melhor jogo

A principal modalidade brasileira nas Paralimpíadas é o atletismo, que soma 170 medalhas na história dos Jogos (48 ouros, 70 pratas e 52 bronzes). Entre os atletas que contribuíram e têm chances de contribuir ainda mais com essa marca, está Petrucio Ferreira.

Um dos maiores nomes do atletismo paralímpico mundial, com 5 medalhas em Paralimpíadas (sendo duas de ouro), detentor do recorde dos 100m e considerado o paratleta mais rápido do mundo, ele transformou adversidades em conquistas extraordinárias.

Neste artigo, vamos conhecer os títulos, a história e a carreira de Petrucio Ferreira dos Santos, desde o início no atletismo paralímpico até os recordes impressionantes que ele estabeleceu.

🤑 Aposte na Bet7k e GANHE até R$7.000 em bônus no seu primeiro depósito. 🚨

Faça seu primeiro depósito agora!

Quem é Petrucio Ferreira dos Santos?

Petrucio Ferreira dos Santos é o atleta paralímpico mais odioso da história dos Jogos. O velocista paralímpico brasileiro compete na categoria T47, destinada a atletas com deficiência nos membros superiores. É conhecido por sua velocidade fenomenal, o que lhe rendeu o apelido de “Relâmpago Paralímpico”. 

O brasileiro é tetracampeão mundial dos 100m rasos, e atual campeão e recordista mundial e paralímpico da modalidade. 

Foi duas vezes ouro olímpico, nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e Tóquio-2020, onde estabeleceu uma um novo recorde paralímpico.

Mesmo após anos no topo, em Paris 2024, Petrucio permanece como uma das maiores esperanças de medalha para o Brasil no atletismo. 



seu melhor jogo

Leia também: TOP 10 | Maiores nomes do Brasil no atletismo paralímpico da atualidade

Petrucio Ferreira
Petrucio Ferreira: Ouro nos 100m e 200m no Mundial Londres 2017

Qual é a história de Petrucio Ferreira?

Nascido em 18 de novembro de 1996, em São José do Brejo do Cruz, no sertão da Paraíba, Petrucio Ferreira enfrentou desafios desde o início da vida. Além da simplicidade do local em que ele e a família viviam, aos dois anos, Petrucio sofreu um acidente com uma máquina de moer capim e perdeu parte do braço esquerdo, abaixo do cotovelo. 

Mesmo com a amputação, o paraibano seguia praticando esportes com outras crianças, entre as modalidade preferidos estava o futebol, E foi justamente jogando bola que o atleta chamou a atenção de um treinador local por sua velocidade. O treinador então convidou Petrucio para treinar atletismo.

Anos depois, em 2019, Petrucio tornou-se o atleta paralímpico mais rápido do mundo com 10s42 nos 100m.

Antes disso, entretanto, em 2012, o para-atleta decidiu sair de sua cidade natal e se mudou para João Pessoa, capital do estado e onde ele teria mais condições de se dedicar totalmente ao para-atletismo. 

Apenas três anos depois, em 2015, Petrucio se tornaria medalhista de ouro nos 100 metros e nos 200 metros dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto.

Em 2016, nas Paralimpíadas do Rio, foi a vez da primeira medalha paralímpica de ouro.

Mas, além do ouro nos 100 metros, Petrucio Ferreira ainda conquistou duas medalhas de prata: nos 400 metros rasos e no revezamento 4×100 metros.

Já nos Jogos Paralímpicos de Tóquio se sagrou bicampeão paralímpico nos 100 metros rasos, além de acumular a medalha de bronze na prova dos 400 metros.

Principais títulos de Petrucio Ferreira dos Santos

São muitos os títulos e as conquistas de Petrucio Ferreira dos Santos, entre as principais estão: 

  • Ouro nos 100m no Mundial de Kobe 2024
  • Ouro nos 100m nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023
  • Prata no revezamento 4x100m nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023
  • Ouro nos 100m no Mundial Paris 2023
  • Ouro nos 100m nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020
  • Bronze nos 400m nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020
  • Ouro nos 100m no Mundial Dubai 2019
  • Ouro nos 400m no Mundial Dubai 2019
  • Ouro nos 100m nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019
  • Ouro nos 400m nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019
  • Prata no revezamento 4x100m nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019
  • Ouro nos 100m no Mundial Londres 2017
  • Ouro nos 200m no Mundial Londres 2017
  • Ouro nos 100m nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
  • Prata nos 400m nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
  • Prata no revezamento 4x100m nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Até o momento, foram seis ouros em Campeonatos Mundiais, em diversas modalidades do atletismo paralímpico: 400m, 200m e 100 m.

Em Paralimpíadas, o paraibano tem dois ouros (bicampeão dos 100m rasos), duas pratas e um bronze.

Petrucio Ferreira
Petrucio Ferreira: recordista e tetracampeão mundial nos 100m rasos

Quais os recordes de Petrucio Ferreira?

Petrucio Ferreira é um recordista nato. Em 2016, durante os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, ele quebrou o recorde mundial dos 100 metros na categoria T47, com o tempo de 10,57 segundos. Mais tarde, ele superou sua própria marca, estabelecendo um novo recorde mundial de 10,42 segundos no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, em Dubai, em 2019. 

Em quais provas ele compete no atletismo paralímpico?

Petrucio Ferreira compete principalmente nas provas de 100 metros e 200 metros na categoria T47. Ele também já competiu em revezamentos, como o 4×100 metros, onde sua velocidade ajuda a equipe brasileira a conquistar importantes resultados. 

Como foi o começo do atleta no atletismo paralímpico?

Antes de chegar ao topo, Petrucio teve que enfrentar desafios, como todo atleta paralímpico. 

Além de começar a vida em uma cidade com poucas opções de projetos paralímpicos e perder parte do braço, ainda com dois anos, o atleta não conhecia o atletismo.

Entretanto, com o suporte de treinadores que se encantaram com a velocidade dele no campo de futebol, o atleta começou a treinar e alçar voos. 

Foi em 2012, durante os Jogos Paralímpicos de Londres, que assistindo pela televisão aos atletas, ele decidiu que seria um dos grandes nomes do esporte.

Dessa forma, mudou para João Pessoa, onde impulsionou seu talento natural e a determinação, chegando entre os melhores do país. 

Em 2014, Petrucio fez sua estreia internacional no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, em Doha, onde conquistou medalhas e começou a consolidar seu nome como uma promessa do esporte.

Curiosidades de Petrucio Ferreira

  • Petrucio Ferreira cresceu em uma comunidade rural no interior da Paraíba e, antes de se tornar atleta, ajudava a família no campo. 
  • Além do atletismo, Petrucio é um grande fã de música, especialmente do forró.
  • Por sua história inspiradora, Petrucio Ferreira tornou-se uma figura importante na promoção do esporte paralímpico no Brasil, não apenas na pista, mas também participando de campanhas e palestras motivacionais, incentivando jovens com deficiência a buscarem seus sonhos no esporte.
  • Petrúcia não apenas quebrou o recorde mundial dos 100 metros na categoria T47 uma vez, mas conseguiu superar sua própria marca em várias ocasiões. Ele detém o recorde mundial com o tempo de 10,42 segundos, estabelecido em 2019.

Petrucio Ferreira é mais do que um atleta; ele é uma inspiração para todos que enfrentam adversidades. 

Com uma história de vida emocionante e uma carreira repleta de recordes e conquistas, Petrucio continua a quebrar barreiras e a elevar o nome do Brasil no cenário paralímpico internacional. 

Agora que você conhece mais sobre a história de Petrucio Ferreira, aproveite para saber tudo sobre a carreira de outros ídolos do esporte brasileiro:

🤑 Aposte na Bet7k e GANHE até R$7.000 em bônus no seu primeiro depósito. 🚨

Faça seu primeiro depósito agora!



seu melhor jogo