seu melhor jogo

O futebol de areia conta com bastante similaridades com o futebol tradicional, inclusive em relação às posições dos jogadores. Então, nesse esporte, assistimos a diferentes partidas que contam com goleiros, pivôs, alas e também meios de campo.

As posições do futebol de areia são essenciais para o andamento de um jogo do esporte, já que cada atleta consegue explorar suas principais habilidades, seja defendendo o gol, marcando os jogadores oponentes, ou fazendo os melhores ataques.

Pensando nisso, então, preparamos uma lista com todas as posições do futebol de areia para você entender como a modalidade funciona e tornar a sua experiência de assistir a uma partida do esporte muito mais divertida.

Confira quais são as posições do futebol de areia!

Participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

Posições do futebol de areia: lista completa

posições do futebol de areia
Conheça as posições do futebol de areia
  • Goleiro;
  • Fixo;
  • Ala;
  • Pivô;
  • Meio de campo.

Posições do futebol de areia: saiba mais sobre elas

Goleiro

No futebol de areia, o goleiro tem a principal missão de, claro, defender o gol, evitando que a bola entre em sua área. Sendo assim, ele pode fazer as defesas tanto com as mãos e braços, quanto com as pernas e o restante do corpo, bloqueando os chutes dos jogadores adversários.

Mas o goleiro também pode organizar a defesa, atuando como líder dentro de campo. Então, ele consegue organizar os seus companheiros de time, fornecendo instruções para garantir que a bola não do time oponente não chegue perto dele.

No futebol de areia, o goleiro pode ainda fazer a distribuição da bola logo após uma defesa, a chutando para um de seus companheiros de equipe que consiga fazer a melhor continuação de jogo. Ele pode rebater a bola por arremessos com a mão ou com chutes longos.

Fixo

Os jogadores fixos também contam com funções importantes dentro de campo, seja na defesa quanto no ataque. Portanto, eles ficam mais recuados do restante do time, na posição central, com a responsabilidade de interceptar os ataques dos times adversários, bloqueando os chutes e impedindo que os oponentes cheguem perto do gol de seu time.



seu melhor jogo

Os fixos podem ainda fazer as melhores marcações dentro de campo, marcando o jogador mais perigoso do time oponente e dificultando suas chances de avançar e conseguir marcar um gol. Os atletas que jogam na posição fixo também precisam saber distribuir bem a bola, sendo então essenciais para criar uma boa dinâmica de equipe.

O futebol de areia acontece em cima de uma superfície irregular e difícil de caminhar, portanto os jogadores devem apostar em chutes à longa distância para conseguir marcar os melhores gols, e os fixos são ideais para isso.

Os fixos também podem participar das jogadas de ataque de seu time, seja enquanto estão no meio de campo ou entrando na área do time adversário, criando as melhores oportunidades de gol.

Sendo assim, os fixos são jogadores que devem ser versáteis pois são muito importantes dentro de campo.

Ala

No futebol de areia, o ala é a posição responsável por fazer os ataques pelas laterais, criando as melhores oportunidades de passe de bola aos companheiros de time enquanto tenta entrar na defesa do time adversário.

Os alas também contam com a tarefa de fazer os melhores cruzamentos dentro de campo, auxiliando os seus companheiros de time nas melhores jogadas. Isso porque os cruzamentos criam oportunidades de gol, além de deixar a defesa oponente mais pressionada.

Esses atletas também precisam ter bastante velocidade e habilidade técnica para driblar os oponentes da melhor forma, evitando que os adversários consigam marcar gols e criando oportunidades para si próprio.

A marcação é uma das habilidades necessárias dos alas, que devem constantemente ajudar na defesa de seu time, fechando os espaços ou pressionando os adversários. Ele também pode contar com a tarefa crucial de interceptar os passes do time oponente.

No futebol de areia, os alas devem estar prontos para participar do ataque e voltar rapidamente à defesa, ajudando seu time a se proteger dos contra-ataques adversários. Eles podem ainda colaborar com os jogadores da posição fixo e goleiro, resultando em um trabalho em conjunto bastante organizado.

posições do futebol de areia
Posições do futebol de areia

Pivô

No futebol de areia, os pivôs contam com a importante função de recepção e retenção de bola, o que significa que ele vai receber os passes dos seus companheiros de time, mas precisando também segurar a bola o máximo de tempo possível. Isso, mesmo que esteja sentindo a pressão do time adversário.

Os pivôs também podem criar as melhores jogadas enquanto estão com a posse de bola, atraindo a defesa do time adversário para si mesmo. Assim, o campo fica com espaço suficiente para os jogadores do seu time se movimentarem e criarem novas oportunidades de jogada.

Os pivôs precisam ter uma ótima visão de jogo para conseguir fazer passes cruciais para marcar um gol, devendo ainda saber fazer as melhores finalizações, até mesmo fazendo gol por conta própria quando houver a melhor oportunidade para isso.

Portanto, os pivôs contam com a responsabilidade de proteger a bola a todo custo, mantendo a liderança em campo do seu time. Sendo assim, os pivôs precisam contar com bastante força física e resistência para conseguir fugir do outro time enquanto mantém a posse de bola.

Meio de campo

O jogador de futebol de areia que fica no meio de campo é aquele que conta com um papel crucial de conectar a defesa com o ataque durante uma partida. Sendo assim, ele precisa ser craque na distribuição de bola, fazendo isso de forma eficaz entre os atletas do seu time.

Isso pode ser feito por meio de passes curtos, longos ou lançamentos que façam ele avançar no jogo levando os jogadores mais perto do gol adversário. Os meio-campistas também são aqueles que possuem bastante controle de jogo, criando um melhor ritmo de partida enquanto controla a posse de bola e busca pela melhor hora de avançar ou recuar.

Os jogadores de meio de campo também precisam ser os melhores na criação de jogadas, contando com uma ótima visão de jogo para identificar os espaços do time adversário mais vulneráveis para invadir e criar novas oportunidades de marcar um gol.

Os meios de campo também contam com a responsabilidade Crucial de recuperar a bola quando o seu time perde a posse, pressionando os jogadores do time oponente. Isso pode ser feito também através de uma marcação pesada, sendo os jogadores dessa posição os melhores na função de marcar.

Portanto, os meio-campistas também precisam estar sempre disponíveis para receber os passes dos companheiros, mantendo a posse de bola, o que é mais importante em sua função.

Posições do futebol de areia: lista completa

  • Goleiro;
  • Fixo;
  • Ala;
  • Pivô;
  • Meio de campo.

E se você gostou de saber mais sobre as posições do futebol de areia, continue navegando pelo site para saber ainda mais sobre estes esporte e muitos outros.

Não deixe de também deixar o seu comentário contando o que achou da matéria e dizendo quais outros tipos de conteúdo você gostaria de ver por aqui!



seu melhor jogo