seu melhor jogo

Ao longo da história, os maiores nadadores de todos os tempos demonstraram habilidades excepcionais, quebraram recordes e inspiraram gerações. E eles continuam fazendo isso, mesmo após suas aposentadorias. 

Dos primeiros nadadores que desafiaram as correntes dos rios aos atletas modernos que cortam as piscinas olímpicas em velocidade impressionante, a natação evoluiu para se tornar um dos esportes mais emocionantes e populares do mundo. 

A jornada desses nadadores lendários não é apenas uma saga de vitórias e recordes, mas também histórias de determinação, superação e paixão.

Por isso, as braçadas destes atletas servem de inspiração para todos nós, principalmente para quem é fã ou atleta do esporte. 

E se você quer matar a saudade dos maiores nadadores de todos os tempos, chegou ao lugar certo, porque relembramos suas conquistas e histórias de vida.

Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

Maiores nadadores de todos os tempos: TOP 15 

1. Michael Phelps (Estados Unidos)

É quase impossível começar uma lista de maiores nadadores de todos os tempos, com outro atleta que não seja Michael Phelps. 

Afinal, o próprio portal oficial das Olimpíadas afirma que ele é o maior atleta olímpico de todos os tempos. Para isso, usam como grande argumento a contagem (impressionante) de medalhas que o nadador possui!

São 28 medalhas, incluindo 23 de ouro, mais que o dobro da contagem dos atletas olímpicos que estão mais próximos a ele!



seu melhor jogo

Mesmo na natação, apenas três atletas – Mark Spitz (EUA, nove medalhas de ouro), Matt Biondi (EUA, oito ouros) e Jenny Thompson (EUA, oito medalhas de ouro) – conquistaram mais de seis medalhas de ouro, tornando o total de 23 surpreendentes.

Phelps é o maior medalhista de ouro das Olimpíadas em uma única edição, com 8 ouros em Pequim 2008!

Qual matar um pouco da saudade de ver o nadador em ação? Então, reveja os8 ouros do atleta em 2008.

2. Ian Thorpe (Austrália)

Ian Thorpe é considerado o maior nadador da história da Austrália. Em sua carreira, conquistou 11 títulos mundiais e bateu 13 recordes. Além de 5 ouros olímpicos, conquistados nos Jogos de Sydney 2000 e Atenas 2004.  

Conhecido como “Thorpedo”, Thorpe foi uma figura dominante na natação nos anos 2000.

Nasceu em 1982 em Sydney, Austrália, e enfrentou batalhas pessoais com depressão e problemas de saúde mental, mas atualmente está em um momento mais leve de sua vida. 

Em 2012, Thorpe lançou sua biografia falando pela primeira vez sobre a depressão e uso abusivo de álcool.

Maiores nadadores de todos os tempos 1
Maiores nadadores de todos os tempos: Pieter van den Hoogenband (HOL), Michael Phelps (EUA) e Ian Thorpe — Foto: Corey Sipkin/NY Daily News Archive via Getty Images

3. Mark Spitz (Estados Unidos)

Um dos maiores nadadores de todos os tempos, Spitz conquistou 9 medalhas de ouro olímpicas, além de um ouro e um bronze, tendo apenas 5 anos como profissional. 

Mark Andrew Spitz é o segundo maior nadador olímpico e também o segundo maior nadador em medalhas de ouro numa mesma Olimpíada de todos os tempos, foram sete medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972. 

Com esse resultado, deteve o recorde de mais medalhas de ouro em uma única edição olímpica até ser superado por Phelps, apenas 36 anos depois, em 2008.

Se você não teve a oportunidade de ver Spitz na piscina, assista à vitória das 7 medalhas de ouro em Munique 1972.

4. Aleksandr Popov (Rússia)

Conhecido por vários apelidos, entre eles, “Sasha”, “The Russian Rocket”, “Ice Man” e “Big Dog”, Popov conquistou 4 medalhas de ouro olímpicas e se tornou um dos maiores velocistas da história da natação, conhecido por sua técnica nas modalidades da natação que exigem mais velocidade.

Quase imbatível na década de 1990, Popov ganhou medalhas de ouro nas provas de velocidade de 50 e 100 metros nas Olimpíadas de 1992 e 1996 e somou a prata no revezamento 4×100 estilo livre e no revezamento medley.

Popov foi eleito membro titular do COI em dezembro de 1999 e hoje é Secretário Honorário da Comissão de Atletas do COI.

Leia também: Tudo sobre natação: história, provas, regras e curiosidades

5. Matt Biondi (Estados Unidos)

Biondi conquistou 11 medalhas olímpicas (sendo 8 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze), tendo sido um atleta dominante nas décadas de 1980 e 1990, conhecido por sua versatilidade.

Nos Jogos Olímpicos de 1984 em Los Angeles, Biondi conquistou sua primeira medalha de ouro como parte do revezamento 4x100m nado livre dos Estados Unidos. Ele também ganhou duas medalhas de prata e uma de bronze nesses jogos. 

No entanto, foi nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988 que Biondi alcançou seu auge, conquistando cinco medalhas de ouro e uma de prata, estabelecendo-se como uma das principais estrelas do evento.

Além de suas conquistas olímpicas, Biondi deteve recordes mundiais em várias distâncias e estilos de nado ao longo de sua carreira.

6. Gary Hall Jr. (Estados Unidos)

Gary Hall Jr. nasceu em 1974 em Cincinnati, e cresceu em uma família de nadadores, seu pai, Gary Hall, também foi um nadador olímpico. 

Sua carreira decolou nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, onde conquistou sua primeira medalha de ouro como parte do revezamento 4x100m nado livre dos Estados Unidos. 

Ao longo de sua carreira olímpica, ele ganhou um total de 10 medalhas, incluindo 5 medalhas de ouro, 3 de prata e 2 de bronze.

Além de suas conquistas olímpicas, Hall Jr. teve uma carreira impressionante em campeonatos mundiais e pan-americanos, consolidando seu status como um dos maiores nadadores de todos os tempos.

7. Ryan Lochte (Estados Unidos)

Lochte conquistou 12 medalhas olímpicas, incluindo 6 ouros e sua carreira atingiu o auge nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, onde conquistou sua primeira medalha olímpica, um ouro, como parte do revezamento 4x200m nado livre dos Estados Unidos. 

Nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, ele teve um desempenho excepcional, conquistando quatro medalhas de ouro e duas de bronze, estabelecendo-se como uma das principais estrelas da natação.

Nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, Ryan Lochte se envolveu em uma polêmica quando denunciou um falso assalto após uma festa e depois admitiu ter mentido. Além disso, nos últimos períodos de sua carreira, também esteve envolvido em polêmicas sobre doping, descumprindo regras da natação.

8. Sun Yang (China)

Yang é um dos maiores nadadores da história da China, com 11 medalhas olímpicas.

Entretanto, em 2021, foi penalizado com 4 anos de suspensão por doping, o que o tirou das Olimpíadas do Japão e não voltará em Paris.

Entretanto, antes dos problemas, o atleta teve uma carreira incrível, com sua ascensão ao estrelato internacional acontecendo nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, onde conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata

Sun é especialista em provas de nado livre de longa distância, como os 400m, 800m e 1500m. Seu estilo de natação poderoso e resistente lhe rendeu o apelido de “Tubarão do Yangtze”.

9. Johnny Weissmuller (Estados Unidos)

Talvez você não imagine que um dos maiores nadadores de todos os tempos tenha também sido o ator que fez Tarzan, nos cinemas, mas esta é a história de Johnny Weissmuller.

Weissmuller foi um dos primeiros nadadores a se tornar uma celebridade internacional e isso está muito atrelado ao fato de que além de sua carreira na natação, Weissmuller também tenha ficado famoso por interpretar Tarzan no cinema.

Mas não apenas por isso, afinal, o atleta/ator foi um dos primeiros nadadores a quebrar a marca de um minuto nos 100 metros nado livre, o que o tornou uma sensação no mundo da natação. 

O esportista ainda conquistou cinco medalhas de ouro olímpicas e um bronze em duas edições dos Jogos Olímpicos (Paris 1924 e Amsterdã 1928), estabelecendo vários recordes mundiais. 

10. César Cielo (Brasil)

Cielo conquistou 3 medalhas olímpicas e foi o primeiro campeão olímpico da natação brasileira (Pequim, 2008) e foi um dos nadadores mais rápidos do mundo em sua época.

Chegou aos Jogos Olímpicos Pequim 2008 como candidato ao pódio. Nos 100m livre, conquistou o bronze e, já na semifinal dos 50m livre, sua especialidade, quebrou o recorde olímpico. 

Na decisão, ganhou o ouro e, no ano seguinte (2009), Cielo se tornaria recordista mundial das duas provas. 

O brasileiro conquistou, ainda, um bronze em Londres-2012 e sete medalhas em Campeonatos Mundiais em piscina longa (seis ouros e uma prata).

Todas essas conquistas não poderiam deixar Cielo fora de uma lista dos maiores nadadores de todos os tempos.

Quer viver a emoção da primeira medalha de ouro Olímpica do Brasil, com Cielo? Então,o play!

11. Pieter van den Hoogenband (Holanda)

Van den Hoogenband conquistou 7 medalhas olímpicas de ouro e foi um dos maiores velocistas da história da natação, conhecido por suas conquistas nos 100m e 200m nado livre.

Nasceu em 1978 em Maastricht, Países Baixos. Teve uma carreira marcada por sucessos olímpicos e recordes.

Sua carreira atingiu o ápice nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000, onde ele surpreendeu o mundo conquistando duas medalhas de ouro nas provas de 100 metros e 200 metros nado livre. Ele também conquistou a medalha de prata nos 100 metros nado livre nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004.

12. Grant Hackett (Austrália)

Hackett conquistou 5 medalhas olímpicas de ouro e foi um dos maiores nadadores de todos os tempos de meio-fundo, destacando-se em provas de nado livre.

Durante sua carreira, deteve recordes mundiais em provas de 800m e 1500m nado livre.

Sua ascensão ao estrelato ocorreu nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000, onde conquistou sua primeira medalha de ouro nos 1500 metros nado livre, estabelecendo-se como uma força dominante nas provas de meio-fundo. 

Ele repetiu esse feito nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, conquistando o ouro novamente nos 1500 metros nado livre e estabelecendo um recorde mundial que permaneceu intacto por quase uma década.

13. Michael Gross (Alemanha)

Gross conquistou 6 medalhas olímpicas. Conhecido como “Albatroz de Berlim”, Gross foi um dos maiores nadadores da Alemanha.

Nasceu em 1964 em Frankfurt, Alemanha Ocidental. Teve uma carreira marcada por sucessos olímpicos e recordes em provas de nado borboleta e nado livre.

Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984, conquistou duas medalhas de ouro, uma nos 200 metros nado livre e outra nos 200 metros nado borboleta, Já em 1988, em Seul, garantiu duas medalhas de prata.

Além de suas conquistas olímpicas, Gross também teve sucesso em campeonatos mundiais, conquistando múltiplas medalhas de ouro e estabelecendo recordes mundiais nas provas de nado borboleta.

14. Kieren Perkins (Austrália)

Perkins conquistou 4 medalhas olímpicas de ouro, sendo um dos maiores nadadores de todos os tempos, especialmente, quando o assunto é longa distância da história, destacando-se em provas de 1500m nado livre.

Sua primeira medalha de ouro veio nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, com a prova de 1500 metros nado livre. 

Em 1996, defendeu a primeira posição no pódio, conquistando, mais uma vez, a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta e firmando seu nome entre os maiores nadadores de todos os tempos.

Nasceu em 1973 em Brisbane, Austrália e, mesmo após sua aposentadoria, continua envolvido com o esporte.

15. Florent Manaudou (França)

Florent Manaudou é um nadador francês de renome mundial, nascido em 1990 em Villeurbanne, França. 

Manaudou ainda está em atuação, mas alcançou destaque internacional nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, onde conquistou a medalha de ouro nos 50 metros nado livre, estabelecendo um novo recorde olímpico no processo (e vencendo o então campeão, César Cielo).

Ele também ganhou uma medalha de prata nos 100 metros nado livre na mesma edição dos jogos.

Além de seus sucessos olímpicos, Manaudou também teve sucesso em campeonatos mundiais e europeus, conquistando múltiplas medalhas de ouro e estabelecendo recordes em várias provas.

Uma característica distintiva de Manaudou é sua versatilidade na natação; ele é conhecido por competir em uma variedade de eventos de estilo livre e costas.

15 Maiores Nadadores de Todos os Tempos

Na lista de maiores nadadores de todos os tempos estão:

  1. Michael Phelps (Estados Unidos)
  2. Ian Thorpe (Austrália)
  3. Mark Spitz (Estados Unidos)
  4. Aleksandr Popov (Rússia)
  5. Matt Biondi (Estados Unidos)
  6. Gary Hall Jr. (Estados Unidos)
  7. Ryan Lochte (Estados Unidos)
  8. Sun Yang (China)
  9. Johnny Weissmuller
  10. César Cielo
  11. Pieter van den Hoogenband (Holanda)
  12. Grant Hackett (Austrália)
  13. Michael Gross (Alemanha)
  14. Kieren Perkins (Austrália)
  15. Florent Manaudou (França)

Essa lista com os maiores nadadores de todos os tempos deu saudade de acompanhar o esporte? Por aqui, deu! Mas, sem dúvida este esporte ainda promete muitas emoções e para acompanhá-las participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.



seu melhor jogo